Saiba 4 vantagens do mobile first conceito importancia como implementar ter um layout acelerar o carregamento desenvolver conteudo

Saiba 4 vantagens do mobile first conceito importancia como implementar ter um layout acelerar o carregamento desenvolver conteudo

post

Saiba 4 vantagens do mobile first

Publicado em: 12/12/2022 / Atualizado em: 12/12/2022

Categorias: BlogConteúdo

Mobile first é um tipo de prática que vem sendo muito adotada, e essa prática consta na criação, sobretudo, de projetos da web, em que a prioridade são os aparelhos móveis.

As empresas têm buscado essa adaptação, dado o aumento no número de usuários em todo o mundo que utilizam um dispositivo móvel.

As empresas não deixam de aproveitar as oportunidades. Uma empresa que faz plano de manutenção preventiva ar condicionado, por exemplo, entende que fazer investimentos para que o site seja adaptado para aparelhos móveis é muito mais promissor.

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem cerca de 220 milhões de celulares ativos. Os dados ainda mostram que 92% da população usa o dispositivo móvel para fazer compras on-line, um número significativo de usuários.

Então, essa é a tendência de consumo mais forte da transformação digital. Já faz alguns anos que a experiência de tecnologia deixou de ser voltada para os computadores e passou a ser mais focalizada em outros tipos de dispositivos, como os celulares.

É evidente que os tablets e smartphones estão em praticamente todo o lugar. Sabendo disso, ao entrar no mercado digital, pensar em mobile first deve se tornar a prioridade na lista de tarefas de uma empresa que vende painel propaganda digital.

Os dispositivos móveis ficaram famosos, porque eles garantem praticidade e agilidade e porque é possível usá-los em todos os lugares, basta ter o celular disponível. 

Se o usuário viaja, por exemplo, ele não necessita mais ficar refém de desktops para ler os seus e-mails e ajustar as suas redes sociais. 

Com todas essas vantagens, de fato seria muito difícil que esses apetrechos não tivessem o sucesso que estão tendo na atualidade. Nada hoje no digital é fora do Mobile first, uma vez que todas as empresas utilizam essa regra em suas aplicações tecnológicas.

Assim, as empresas não estão só investindo na melhor usabilidade dos clientes; estão investindo no aumento da taxa de vendas. Afinal, os consumidores podem adquirir algum produto da empresa com apenas alguns cliques, não importando onde ele esteja no mundo.

Ao decorrer do artigo, serão apresentados diversos aspectos sobre o Mobile first, desde o conceito até as vantagens que essa estrateǵia pode proporcionar para uma empresa; tanto uma que já está consolidada no mercado quanto para uma empresa que está iniciando.

Uma gráfica rápida cartão de visita, por exemplo, se planeja aumentar as vendas, deve investir para que todas as suas aplicações, como o site, aplicativo e todas as outras estejam dentro do mobile first. Com isso, o número de consumidores comprando tende a crescer.

Conceito de mobile first

O mobile first, que, em português, seria algo como “móvel em primeiro lugar”, é um tipo de prática do marketing digital que tem como objetivo alcançar dispositivos móveis na criação de produtos e de serviços digitais.

De modo básico, o criador ou desenvolvedor começa o projeto com foco na usabilidade dos smartphones, tablets e, caso deseje, depois, faz a adaptação para desktops.

Essa prática é feita pela conduta do usuário, que está cada vez mais usando os dispositivos móveis. E para as empresas que querem ganhar visibilidade na internet, pensar em mobile first vai fazer toda a diferença.

Importância do mobile first

Uma empresa que trabalha com tele entrega baterias pela internet, certamente já entende da importância do posicionamento da página nos resultados de pesquisa. Todavia, quando se pensa em e-commerce, o mobile first vai muito além disso.

O primeiro ponto a se levar em conta é que metade das aquisições online ocorrem por meio de dispositivos móveis. A pesquisa da Webshoppers 43, feita pela Nielsen, mostrou que 55% das movimentações feitas no e-commerce ocorrem por meio de smartphones.

Por isso, implementar o mobile first vai além de auxiliar o alcance da empresa. Essa prática vai impactar de modo direto a experiência do cliente e, como consequência, também vai causar efeitos no ticket médio.

Como implementar o mobile first

Se a empresa ainda não começou o processo de desenvolver uma experiência de navegação móvel de qualidade para o público, é importante que não demore a começar. E com o foco na implementação, foram separadas algumas dicas que podem lhe servir:

1. Ter um layout responsivo

Já tem algum tempo que se fala sobre a necessidade de ter um site responsivo para dar uma ótima experiência de uso para a persona, levando em conta que os usuários navegam cada vez mais no digital, a partir de aparelhos móveis.

O design responsivo, ele, se adapta à tela de todos os dispositivos, mas pode ser feito primeiro para dispositivos de mesa. O mobile first também se adapta, mas, a experiência primária é pensada para dispositivos móveis e depois adaptada para os computadores.

2. Acelerar o carregamento das páginas

Além de ter um site mobile first, existem diversas outras medidas que uma empresa pode adotar para acelerar o carregamento das páginas. 

Uma delas é a denominada de AMP ou de Páginas Móveis Aceleradas. Isto é a criação de sites que carregam mais rápido nos dispositivos móveis.

A necessidade de acelerar os sites está provada em números. De acordo com o Google, 53% das pessoas costumam abandonar um site móvel se ele demora mais do que três segundos para carregar.

3. Desenvolver conteúdo para todos os dispositivos

Diversos sites responsivos desenvolvem um conteúdo incrível para as telas grandes, mas, para solucionar as limitações dos dispositivos menores, facilitam e reduzem o material, o que pode prejudicar a qualidade da mensagem.

Ao implementar o mobile first, o conteúdo vai ser feito, primeiro, para as telas menores, e só depois disso que vai ser adaptado para as maiores. Isso é o que vai garantir a qualidade e unidade entre todos os materiais mostrados em qualquer aparelho.

4. Escolher por plataformas mobile first

Por fim, é essencial sempre buscar por plataformas mobile first, uma vez que, com elas, se pode criar ou hospedar a página em um sistema já feito com essa tecnologia, as preocupações com relação a esse tema podem ser descartadas.

Isso porque uma empresa vai desenvolver a loja virtual em uma plataforma que já foi desenvolvida para dispositivos móveis. Com isso, a página de vendas vai estar totalmente alinhada às exigências de indexação do Google.

Mobile first: 4 vantagens

Há muitas vantagens que o Mobile first proporciona para as empresas, e cada uma dessas vantagens têm características mais profundas. E estas vantagens são:

  1. Maior tráfego orgânico;
  2. Mais qualidade das visitas;
  3. Oferece uma boa experiência do usuário;
  4. Otimizar o carregamento das páginas.

A seguir, serão apresentadas, especificamente, as vantagens mais profundamente. Elas servem para todos os negócios, e sobretudo para um negócio que trabalha com o programa de monitoramento remoto possa compreender bem:

1. Maior tráfego orgânico

O tráfego orgânico vai depender diretamente de uma estratégia mais estruturada de SEO, o que vai afetar a posição de ranqueamento de uma página. Isso quer dizer que o site vai ser o favorito dos mecanismos de busca e obter mais visitas caso implemente o mobile first.

2. Qualidade das visitas

Os usuários estão muito mais acostumados a terem experiências agradáveis e eficazes, o que os deixa extremamente exigentes. Por isso, uma empresa de serviço de locução tem como objetivo conseguir visitas qualificadas para prestar um serviço qualificado.

Ao escolher não dar uma navegação de qualidade em dispositivos móveis, o site tende a ter uma queda na qualidade das visitas, que, em um má navegação, costumam durar muito pouco tempo em razão dos usuários que não se conectam com o conteúdo.

3. Experiência do usuário

Todas as modificações no algoritmo do Google têm foco em aprimorar a experiência do usuário. Entretanto, há, ainda hoje, pessoas que acessam um site de um smartphone, mas que tem uma experiência que foi toda criada para telas grandes.

Nessa situação, vai ser muito difícil acompanhar o conteúdo, apertar em botões e preencher formulários. Por isso, o mobile first vem para proporcionar uma experiência de qualidade para os usuários.

4. Otimizar o carregamento das páginas

Diferente do computador, que, geralmente, é usado de modo mais tranquilo, com o usuário sentado e conectado com uma rede banda larga, nos dispositivos móveis tudo é feito de maneira mais rápida, imediata e, às vezes, apressada.

Por isso, a grande tendência é que os desenvolvedores busquem soluções para um carregamento de página cada vez mais acelerado e eficaz. 

Por isso, uma empresa que vende persiana vertical para sala, por exemplo, também deve buscar deixar o site mais rápido.

Considerações finais

O mobile first é, sem dúvidas, algo importante a que se deve ater um desenvolvedor que pretende tornar a navegação de um visitante em uma boa experiência.

Aliás, esse critério deve ser considerado quando um empresário for criar a sua empresa no digital.

Até um negócio que trabalha com a venda de uniformes profissionais para padaria que migra para fazer vendas na internet vai precisar fazer esse investimento para que o site se adapte ao mobile first.

Muito embora essa não seja uma tarefa tão simples, pensar a partir do mobile first é estar pronto para um futuro que se faz cada vez mais próximo. Afinal de contas, as novas gerações estão à procura de facilidade e usabilidade em todas as experiências on-line.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2185

ID de Referência: 2185

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários