Qual e a diferenca entre marketing e branding por que investir em ambos na pratica aumento do reconhecimento e visibilidade atribuicao de valor fortalecimento experiencia reflete

Qual e a diferenca entre marketing e branding por que investir em ambos na pratica aumento do reconhecimento e visibilidade atribuicao de valor fortalecimento experiencia reflete

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Qual é a diferença entre marketing e branding?

Publicado em: 08/12/2022 / Atualizado em: 13/12/2022

Categorias: BlogConteúdo

Mesmo cada um tendo seu significado e importância de forma individual, é comum ver os dois termos sendo usados juntos, e ter uma estratégia de marketing e branding é importantíssimo quando o objetivo é promover produtos e serviços ao mesmo tempo em que se gera valor e credibilidade a eles.

Falando de marketing de forma isolada, é possível definir como um conjunto de técnicas e ações focadas em atender as necessidades de um determinado público-alvo, onde são trabalhadas estratégias segmentadas para atingir possíveis clientes.

Já o branding consiste na gestão da marca ou da empresa, envolvendo seu nome, ideias associadas, identidade visual e outros elementos que componham sua imagem. 

Sendo então, fundamental na hora de tornar a marca ou empresa mais atrativa, e consequentemente, mais reconhecida em relação às demais, destacando seu diferencial e pontos fortes.

Portanto, a diferença entre os dois termos se encontra enquanto um (marketing) visa a venda de produtos e serviços para os clientes, e o outro (branding), cuida da associação e reconhecimento dos consumidores em relação à marca.

Assim como a área da tecnologia da informação, que vem crescendo cada vez mais e fazendo parte do cotidiano das empresas que se interessam por curso registro de marca, a área de marketing e vendas é fundamental para a ampliação de resultados e aumento de lucros.

Por que investir em ambos?

Existe uma série de vantagens ao investir nessas duas estratégias, sendo algumas delas:

  • Aumento do reconhecimento e visibilidade da marca;
  • Atribuição de valor;
  • Fortalecimento da marca em relação a concorrência;
  • Gera experiências positivas para o cliente;
  • Reflete positivamente na equipe.

O último tópico é um ponto interessante e merece um adendo: trabalhar estratégias de marketing e branding gera impactos positivos dentro da empresa. 

Isso porque, com os membros entendendo o propósito e o diferencial da marca, e se sentindo parte dessa construção, eles se tornam muito mais engajados.

Além das estratégias, é fundamental investir também em capacitações como cursos para area comercial para os membros, para que possam adquirir técnicas de atendimento ao cliente, melhorar a entrega comercial e eficiência nas vendas, etc.

Outro ponto importante sobre investir em branding e marketing é que essa aplicação pode ser feita por marcas e empresas de pequeno porte, sendo uma maneira de fortalecer negócios menores e contribuir para o desenvolvimento de grandes companhias. 

Branding e marketing na prática

Uma instituição que trabalhe com curso ead marketing digital, por exemplo, para alcançar seu público-alvo, irá focar em estratégias de marketing atingindo alunos que tenham interesse pelo curso, que estejam fazendo pesquisas pelo modelo de ensino à distância, pessoas que recém fizeram o vestibular, etc, pois esses podem se tornar seus clientes.

Diferente de um profissional autônomo que faça mentorias e disponibilize curso de oratoria, que poderá trabalhar estratégias para maior visibilidade de seus serviços e projetos. 

Assim, eles movimentam as redes sociais com o objetivo de obter reconhecimento do público, por exemplo.

Existem diversas estratégias de marketing, cada uma com seu objetivo, e é interessante para a empresa estruturar um planejamento antes de iniciar as ações. 

Para isso, é preciso definir metas e objetivos a serem alcançados, lembrando que nem sempre a mesma estratégia que funcionou em um determinado negócio pode funcionar em outro.

Já no branding, são trabalhadas diversas ações para estreitar o relacionamento com o consumidor, mostrar presença de forma online e offline, e construir uma imagem que faça com que os consumidores consigam identificá-la e distingui-la facilmente das concorrentes.

Na prática, existem várias ferramentas disponíveis para auxiliar na construção do branding de uma empresa, possibilitando melhorias na identidade visual com opções de ajustes no logotipo e adição de elementos de design para compor a imagem da marca.

Também é importante para as empresas que contem com profissionais capacitados com curso online gestão de pessoas

Pois como a experiência positiva do cliente é o foco de todas as estratégias, o atendimento feito durante esse processo fará toda a diferença no momento de compra.

Entender sobre branding e marketing e aplicar estratégias de ambos no negócio, seja ele de grande ou pequeno porte e do mais variado setor, é essencial para que seja implementado um trabalho de marca que gere bons resultados e retornos para a empresa, tanto interna quanto externamente.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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Bruno Devs News


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