problema
Recebido diferente do descrito prejudicando vendas no Mercado Livre
Publicado em: 31/03/2021 / Atualizado em: 31/03/2021
Vender no mercado livre ou na maioria dos marketplace, sempre tem algum probleminha.
Mas acho que o mais comum é a devolução.
Isso realmente acontece, e mesmo que seja chato receber essa noticia, ainda faz parte do cotidiano das empresas.
É normal o cliente devolver o produto, e nos marketplace você é tecnicamente obrigado a aceitar.
Até ai tudo bem, devoluções acontecem.
Porem, no caso do mercado livre, a uma opção que prejudica demais as vendas e os vendedores que usam a ferramenta.
Quando o cliente quer fazer a devolução, ele deve selecionar o motivo, ai que esta o problema.
Se o comprador seleciona que se arrependeu, não da problema para ninguém, nem para o comprador nem para o vendedor, e tudo acontece nas “mil maravilhas”.
O problema esta quando o comprador seleciona a opção “recebi diferente do descrito”. Ai meu amigo, senta e chora. Mas porque?
Porque o mercado livre vai atender esse pedido de devolução, mas vai abrir uma reclamação em sua conta, isso vai prejudicar a exposição dos seus anúncios, vai prejudicar a reputação da sua empresa, e muitas outras coisas ruins com sua conta pode acontecer.
Além do mercado livre não ter um bom canal de atendimento ou suporte ao vendedor, imediatamente sua conta fica prejudicada.
Mesmo que você tenha enviado o produto corretamente como mostra no seu anuncio, o mercado livre não quer saber, ele vai colocar como se o erro foi seu, mesmo que o cliente tenha se enganado na compra.
Como mostra esse caso abaixo.
A cliente comprou o produto no anuncio da imagem abaixo:
![](https://bruno.art.br/wp-content/uploads/2021/03/anuncio-1024x481.png)
Na foto mostra “muito mais” do que nítido o produto que será enviado, concordam?
Porem a cliente alegou que foi enviado diferente, pois a peça não encaixou no produto dela.
Foi questionado o motivo da devolução, e a cliente enviou a foto abaixo, comparando o produto que ela tinha, que ela queria igual, e o que foi enviado pelo lojista.
![](https://bruno.art.br/wp-content/uploads/2021/03/P-1024x1024.png)
Como é possível constatar, a cliente comprou errado, e o vendedor não errou ao enviar o produto, foi enviado o produto correto como consta no anuncio, exatamente como consta na foto.
Porem a cliente, mesmo estando de posse do item correto, comprou o modelo errado.
Até ai normal, poderia devolver e alegar que se arrependeu e etc.
Porem a cliente devolveu alegando ao mercado livre, que o vendedor enviou o produto diferente do descrito no anuncio.
Isso imediatamente, entrou como reclamação, e houve prejuízos a conta deste vendedor.
Conclusão, tivemos que recorrer muito para poder resolver, e mesmo assim ainda estão colhendo os frutos do problema.
Publicações recomendadas:
Inscreva-se em Nossa News:
Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.
![Bruno Devs News](https://pages.bruno.art.br/wp-content/uploads/sites/2/2023/12/BRUNO-ALBIM-2.png)
Link Curto para Compartilhamento
Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.
bruno.art.br/pb/758
ID de Referência: 758
Sugira uma publicação
Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.