problema
Problemas com as métricas de envio no mercado envios
Publicado em: 06/05/2021 / Atualizado em: 06/05/2021
Um grande problema que acontece com as contas de comerciantes que administramos, e pesquisando um pouco na internet da para ver que muitas outras pessoas e empresas sofrem com isso, é a métrica de “Envios no horário” do mercado envios do mercado livre.
Para começar a métrica levada em consideração é muito apertada, você deve expedir 97% das suas vendas no horário, porem não é no “dia”, e sim no horário que eles querem.
Levando essa porcentagem em consideração, se você tem 20 encomendas para despachar no dia, você tem direito de atrasar 0,6 encomendas, não é nem 1 encomenda.
Mas tudo bem, levando em consideração que isso força os comerciantes a entregarem seus produtos mais rápido, impulsionando as vendas pelo canal.
Porem ainda sim, acho uma taxa de 3% muito baixa, dependendo do seu volume de encomendas.
Uma empresa com volume de 100 encomendas por dia daria para entender, seriam 3 encomendas neste caso.
Porem o problema real, não esta na métrica ou na sua porcentagem, esta no calculo automático e na falha humana e tecnológica do mercado livre.
A explicação acima, seria mais uma introdução do que esta por vir, levando em consideração o calculo acima, de 20 encomendas, tecnicamente você não pode atrasar nenhuma encomenda.
1° Problema: Trocas de horário limite para o envio.
O mercado livre não tem um padrão em quase nada do que eles fazem, mas o padrão de horário de despacho muita com forme eles querem.
Em uma conta do mercado livre, já vimos trocar 3 vezes.
O primeiro horário para deixar as mercadorias eram até as 16hs do mesmo dia, depois trocou para as 17hs, agora atualmente, está para as 15h10.
Sem nenhuma logica ou aviso, a empresa deve trocar toda sua rotina de entregas para se adequar ao mercado livre.
Tudo isso gerando um grande transtorno para os vendedores da plataforma, pois sabemos que logística é uma coisa complicada, e quando se é pequeno ou médio empresário, as coisas ficam problemáticas naturalmente, e qual se tem uma plataforma como a do mercado livre que faz o que quiser, ai fica mais complicado.
2° Problema: Envios no horário que não são registrados corretamente.
Já tivemos casos de que o empresa entregou as encomendas no horário correto, dentro do limite estipulado pelo mercado livre no painel, porem mesmo assim contabilizou como atraso.
Se você por acaso entrega muito próximo ao horário limite, mesmo que esse espaço seja de 5 ou 10 minutos de antecedência, que para qualquer um é uma margem muito boa já, qualquer um entende que 10 minutos de antecedência é muito tempo, da pra literalmente fazer muitas coisas com 10 minutos, para o mercado livre é pouco.
Neste caso, o lojista foi penalizado como se tivesse entregue fora do horário, mesmo tendo entregue no horário correto, e dentro de uma agência própria do mercado livre (não em parceiros).
Na agência do mercado livre, muitas vezes, tem varias outras pessoas deixando mercadoria, isso as vezes atrapalha as coisas, mas mesmo assim é tempo suficiente para dar entrada.
Mesmo que o funcionário do mercado livre, tenha esquecido ou se atrapalhado na hora de dar entrada, ou que o sistema estava fora, ou que o leitor de código de barras tivesse com problemas, enfim, tenha passado 1 minuto ou 2, a empresa deveria ser tolerante a isso, jugar cada caso.
Entendo que a muitos envios por dia, e de forma automática, não de para analisar todos, sim, porem quando a esses casos, entramos sempre em contato com o chat do mercado livre, para que eles ajudem a resolver isso, e ajustem o problema gerado.
Ai que se encontra o problema, eles não fazem absolutamente nada, fingem abrir algum chamado, porem no final das contas que sai prejudicado é o lojista.
A métrica não é reajustada, o lojista fica ainda como sendo o errado da história, e para o mercado livre, tudo continua naturalmente.
Como já ouvi algumas empresas e especialistas no e-commerce, e é também minha opinião, o marketplace do futuro, é aquele que olha de forma correta para o lojista (seller). Neste caso, o mercado livre ainda esta um pouco longe desse objetivo, e acho que não esta na meta deles neste momento, e talvez não entre tão sedo.
Publicações recomendadas:
Inscreva-se em Nossa News:
Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.
Link Curto para Compartilhamento
Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.
bruno.art.br/pb/854
ID de Referência: 854
Sugira uma publicação
Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.