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Problema de reativação de anúncios e envio por agencias Mercado livre

Publicado em: 01/12/2021 / Atualizado em: 01/12/2021

Esta conta possui CNPJ ativo, e estava anunciando e vendendo normalmente no Mercado Livre.

Como toda conta iniciante na plataforma, os envios eram feitos via contrato do mercado envios pelos correios.

Porem, após um tempo vendendo e entregando corretamente seus produtos, a conta foi submetida a uma politica interna do Mercado Livre, que disse que a partir deste ponto, o vendedor deve ativar os envios pelas agencias do mercado livre.

Até este momento, tudo bem, porem, para ativar o envio pelas agencias, o mercado livre exigi que o CNPJ tenha I.E ativa, e deu um prazo de alguns dias para obter a I.E para que os anúncios não fossem pausados.

Como este CNPJ não tinha I.E, rapidamente os responsáveis pelo CNPJ entraram em contato com a contabilidade para dar entrada no que precisava para emissão deste numero de registro.

Foi pago uma quantia significativa de taxa para a alteração, e deram entrada nos papeis.

Porem a quantidade de dias dado pelo mercado livre se mostrou pouco tempo, visto que o SINTEGRA (órgão que regulariza este tipo de documentação) demorou muito para emitir. Neste caso, os prazos não bateram e os anúncios foram pausados pelo mercado livre.

Tudo bem, anúncios pausados, porem depois que a I.E for emitida, teríamos o numero para enviar para o mercado livre e ativar os anúncios novamente, como estava “combinado” (descrito) no painel do Mercado livre.

Quem pensou que seria fácil, não conhece o mercado livre ou seu time de suporte direito.

Ainda depois de mais de 10 dias com a I.E emitida e ativa, o mercado livre ainda não ativa os anúncios, e não é possível fazer isso pelo painel deles.

Entramos em contato com o suporte do Mercado livre, para tentar resolver o problema, e como sempre, o atendimento despreparado e pouco colaborativo do ML, enviou a mensagem “pronta” abaixo:

Mensagem enviada pelo suporte do mercado livre no caso em questão

A cima é possível ver na mensagem que o suporte do ML envia um link para acessar e resolver o problema.

Você deve estar pensando, “nossa que magico, o suporte já resolveu tudo. É só clicar no link e estará resolvido”. Não é bem assim.

O link direciona para uma tela que mostra que meus anúncios estão desativados, e que preciso concluir as tarefas
abaixo para reativar
. A tarefa é informar o CNPJ (que já esta na conta informado) novamente.

Na próxima tela mostra apenas 3 opções (De uma pessoa jurídica para uma pessoa física, Para outra pessoa jurídica, De um Microempreendedor Individual (MEI) para uma pessoa física). Nenhuma dessas opções serve para a conta, que já tem CNPJ e I.E ativos, mas o mercado livre, não da a opção para continuar com o mesmo CNPJ.

A única opção que seria mais aproximado (que seria manter minha conta como PJ e não PF) seria a “Para outra pessoa jurídica”. Porem, depois de selecionar e acessar a pagina para informar os dados do CNPJ, não posso colocar o mesmo CNPJ que esta na minha conta, o mercado livre, este caso, esta me obrigando pagar para abrir um novo CNPJ, sendo que já paguei para abrir e alterar este. Temos que gastar fortunas com ativação e alteração de CNPJ para “talvez” o mercado livre deixar você anunciar.

Infelizmente, o uso do mercado livre, esta cada dia mais se tornando insustentável. Muitos clientes migram para outras plataformas, e tem sucesso, mas infelizmente como ainda tem usuários que compram nesse tipo de plataforma, o comerciante se vê preso a ela.

Até o momento, o mercado livre não resolveu o problema, e acredito por experiência própria, que não iram resolver tão cedo, ou até mesmo, não vão resolver nunca.

Muitas contas acabam sendo abandonadas, e nunca mais usadas pelos clientes, pois não tem solução por parte do mercado livre.

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Bruno Devs News


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