UX Writing entenda o que e e como aplicalo no seu negocio do que se trata o UX Writing qual a sua importancia como fazer sua aplicacao em um negocio

UX Writing entenda o que e e como aplicalo no seu negocio do que se trata o UX Writing qual a sua importancia como fazer sua aplicacao em um negocio

post

UX Writing: entenda o que é e como aplicá-lo no seu negócio

Publicado em: 08/02/2023 / Atualizado em: 08/02/2023

Categorias: BlogConteúdo

Nos últimos anos, alguns termos tecnológicos passaram a ser comentados, e um que vem ganhando notoriedade ao ir atrás de certas informações sobre aprimoramento de negócios na Internet é o UX Writing.

O que muitas dessas pessoas acabam não sabendo é que UX Writing na verdade se refere a User Experience ou em português, a experiência do usuário.

Essa experiência do usuário pode ser aplicada em muitas interfaces para o cliente, e uma delas envolve a produção de conteúdos em textos.

A estratégia é aplicada por empresas que vendem exaustor axial industrial 30 cm que tem o objetivo principal de fazer com que a leitura de seus conteúdos se torne mais informativa e também dinâmica.

Esse tipo de metodologia é focada em melhorar em vários níveis a experiência do usuário com a ajuda de textos objetivos e claros.

Desse modo, o conteúdo a seguir explicará mais sobre o assunto, desenvolvendo do que se trata o UX Writing, a sua real importância e, por fim, apresentando dicas de como aplicar a estratégia em um negócio.

Do que se trata o UX Writing?

Como já mencionado, UX Writing nada mais é do que a sigla para o termo user experience, uma metodologia que passou a ser usada por empresas diversas, até mesmo uma loja de consertar celular.

Essa metodologia que se refere a produção de textos mais voltados para a melhora da experiência dos usuários ganhou muita força nos últimos anos.

Isso porque a prática de planejar de maneira estratégica como e onde colocar os elementos que formam um texto ajuda e facilita cada dia mais a jornada dos leitores.

Esse tipo de estratégia leva o nome de microcopy e pode ser aplicada em qualquer conteúdo desenvolvido para uma plataforma digital assim como as redes sociais como:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • WhatsApp.

Esses pequenos textos elaborados sobre os preceitos do UX Writing também tem o objetivo de passar um tipo de mensagem para os usuários da marca que faz tratamento de concreto a vista, por exemplo. 

E isso pode acabar sendo algo importante que estimulará o engajamento do público e os levará para o objetivo central da estratégia que é a conversão.

Sendo assim, o profissional que é diretamente responsável pela produção desses pequenos textos também pode levar o nome de UX writer.

Essa pessoa deve se atentar a uma série de aspectos como a correção da escrita, além disso, a semântica e os termos que são mais relevantes para a persona, que é o foco de todos os esforços.

Qual a sua importância?

Muitas pessoas procurando por algo em sites de busca já entraram em uma página de resposta que não tinha nenhuma relação com o que estavam procurando.

Ou até mesmo, buscou saber mais sobre um produto em uma página e sentiu que faltou alguma coisa, algum tipo de informação que não tinha sido apresentada.

Ambos os casos são mais comuns do que aparentam e eles podem acontecer pelo uso incorreto da estratégia do UX Writing.

Ou seja, são causadas pela falta de um texto que seja mais claro, coeso e também objetivo em relação ao assunto que quer tratar.

O uso dessa estratégia deve na verdade favorecer a escalabilidade online do negócio que vende forro de drywall com sanca, por exemplo. 

Sendo, no caso, uma das melhores técnicas para se otimizar os conteúdos que acabam sendo produzidos graças ao marketing digital.

Esses conteúdos criados para facilitar a experiência do usuário devem proporcionar uma leitura muito mais tranquila e fluida para os visitantes.

O que mostra na verdade a real importância da estratégia, pois assim que ela é bem aplicada a organização que fabrica rastreador portátil de longa duração alcança uma série de vantagens.

Quando um usuário tem uma boa experiência, além das chances de conversão, ele pode acabar indicando o conteúdo para seus conhecidos, familiares ou amigos.

Esse tipo de marketing chamado de “marketing de indicação” é muito popular e se mostra um dos mais eficientes para empresas de diversos segmentos a muitos e muitos anos.

Como fazer sua aplicação em um negócio?

Além de entender sua importância, se torna necessário conhecer algumas dicas que podem ajudar qualquer negócio, como um que vende uniforme de cozinha profissional, a aplicar o UX em suas estratégias online. Sendo as principais delas: 

  1. Buscar conhecer o público-alvo

Usar a estratégia de UX Writing só se torna possível quando a empresa e as pessoas que nela trabalham entendem e conhecem exatamente o público que desejam alcançar.

Isso significa que a estratégia só dá certo se o negócio for capaz de entender as dores, as necessidades, as características e até mesmo o comportamento das personas.

Isso facilita, por exemplo, o uso de expressões que façam sentido com o estilo do tipo de público ideal, levando mais alinhamento e proximidade com eles.

  1. Não enrolar

Outro ponto muito importante ao aplicar o UX Writing na escrita dos textos e que já foi muito abordado é que ele precisa ter uma escrita objetiva e clara.

Portanto, o foco deve ser no desenvolvimento de textos que possuam frases que sejam mais curtas, porém mais sucintas ao falar sobre instalação de sacada de vidro fumê.

É necessário tomar cuidado para não criar frases redundantes para não prejudicar o leitor no entendimento das informações que são importantes e acabam desviando seu foco.

Essa prática ajuda muito também na produtividade que o leitor tem nos momentos em que se dedica para ler e entender sobre o texto em questão.

É fundamental que esse leitor sinta que não está perdendo tempo ao ler conteúdos inúteis e que o texto trará dados importantes em relação ao que ele busca.

  1. Criar estratégia que envolvam tipografia e cores

Ao pensar na consolidação e também na criação do branding, o UX Writer deve, com certeza, pensar sobre tipografia (tipos de letras usadas) e as cores usadas no texto, assim como outros pontos que tenham relação com o seu design.

Essas preocupações são o que podem diferenciar um texto e fazer com que ele se torne mais atrativo do ponto de vista visual.

Toda a sua arquitetura deve ser bem pensada e elaborada juntamente com o texto, ou seja, antes que o processo de escrita seja finalizado.

  1. Criar conteúdos em camadas 

Em qualquer estratégia aplicada no marketing digital, o SEO (Search Engine Optimization) pode ser aplicado com o uso de metodologias e o UX Writing segue essa mesma linha de aplicação.

Com isso em mente, é ideal dar sempre espaço para a inclusão de links que levem a outros conteúdos da empresa que vende rede de proteção para janela de banheiro ou de outras que sejam autoridades no assunto abordado.

Porém, é essencial tomar muito cuidado e fazer a revisão dessas conexões com o máximo de frequência possível e garantir que nenhuma das mensagens levem a um erro.

Até porque links podem acabar se alterando e causando o efeito contrário ao usuário, que deveria se entreter no site e não se frustrar com uma falha.

  1. Fazer uma revisão antes da publicação

Antes mesmo de pensar em fazer a publicação dos textos criados com o intuito de melhorar a experiência do usuário é fundamental fazer a revisão deles.

Além de revisar os links, a revisão dos conteúdos em UX Writing ajuda a garantir que o conteúdo não tenha nenhum tipo de erro, falha ou problema.

Até porque, a publicação de textos que contenham erros tanto de concordância quanto de gramática podem levar uma imagem muito ruim para a companhia.

Portanto, o ideal é que após a finalização da criação do texto, duas ou até mais pessoas sejam as responsáveis pela revisão completa de cada aspecto do material.

É indicado ainda que essa revisão seja feita por especialistas que não fizeram a elaboração do texto, assim a coleta de percepções diferentes permite que nenhum erro passe despercebido.

Considerações finais

O UX Writing se tornou desde a sua criação uma das ferramentas mais valiosas para que uma empresa melhorasse a experiência dos seus usuários nas mais diversas plataformas digitais.

Ele se difere do copywriting pois a modalidade usada para a sua escrita nunca deve sair do seu objetivo principal que é a clareza e a objetividade.

E claro que sempre deve-se usar termos que sejam mais simples para que a mensagem possa ser algo direto e entendido por todos os leitores.

O sucesso dessas aplicações então sempre dependerá de um ambiente focado na colaboração e na compreensão total sobre a persona do negócio.

Além disso, muitos outros elementos estratégicos devem ser levados em conta na hora de aplicar a metodologia com o intuito de melhorar resultados de conversão.

Sendo assim, o UX Writing se mostra um aliado fundamental para todo tipo de negócio, independentemente do seu segmento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2419

ID de Referência: 2419

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários