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Saiba como ter resultados lucrativos na sua empresa
Publicado em: 31/05/2022 / Atualizado em: 31/05/2022
Resultados lucrativos nos negócios dependem muito de uma boa gestão, dedicação e paciência. A rotina de trabalho nas empresas costuma ser desafiadora, mas com estratégias inteligentes é possível potencializar os ganhos.
Como aumentar a lucratividade da empresa?
O aumento dos lucros é algo que está relacionado a todas as áreas da empresa, pois quanto maior a dedicação e empenho na execução das atividades e quanto mais uma gestão financeira é eficiente, melhores são os resultados.
A lucratividade consiste em um retorno positivo dos investimentos feitos para o trabalho. Quando as estratégias para aumentar os lucros dão errado, é considerado um prejuízo para a empresa.
Assim, para aumentar os lucros, os profissionais de gestão precisam entender bem o conceito de lucratividade, pois, com conhecimento será mais fácil pensar nas melhores estratégias e soluções para investir no negócio, para identificar tendências e saber quais gastos podem ser realocados, melhorando a lucratividade da companhia.
O que é lucro?
Os lucros estão ligados ao faturamento e aos valores recebidos, além daqueles necessários para fluxo de caixa e manter o negócio. Ou seja, faturar é simplesmente ganhar dinheiro.
Considerando esta definição, o faturamento de uma empresa é sempre associado ao número de vendas realizadas.
É neste cenário que entra o lucro, que representa todo o faturamento do período, retirados os custos e despesas para realizar as vendas.
Sendo assim, é necessário considerar algumas despesas como:
- Salário dos funcionários;
- Eletricidade;
- Marketing;
- Matéria-prima.
Estes são apenas alguns exemplos de despesas comuns em empresas de diferentes segmentos.
Basicamente, o faturamento é o valor obtido com as vendas e o lucro é o valor líquido que resta depois de ser contabilizado todos os gastos.
Compreender essas diferenças é fundamental para cuidar da saúde financeira, tornando o controle mais simples e, assim, fazer com que os bons resultados possam surgir, proporcionando sucesso para a companhia.
Durante o processo para melhorar a lucratividade da empresa, é muito comum surgirem dúvidas sobre como ampliar o rendimento, e até mesmo acontecerem alguns erros, como não identificar quais são as reais prioridades do negócio.
Dito isso, é preciso direcionar uma atenção especial para evitar a aspectos como:
- Não priorizar o atendimento;
- Não desenvolver a estrutura;
- Não adequar o estoque.
Estes e outros erros devem ser evitados, pois podem comprometer os resultados e gerar mais problemas para a empresa, impactando no orçamento e nos lucros, visto que reduzem a qualidade do relacionamento com o cliente e a devida entrega de novas demandas.
Dicas para ter resultados lucrativos nos negócios
O modo de aumentar os lucros das empresas é criando e implementando ações estratégicas e que minimizem as despesas e maximizem o faturamento.
Algumas dicas que podem ajudar no processo são:
- Aumente a carteira de clientes
Quanto mais clientes a empresa tem, maiores são as oportunidades de venda, e isso contribui para a lucratividade do negócio.
Para alcançar este objetivo é necessário pensar em estratégias de divulgação eficientes e que ajudem a conquistar novos públicos.
O marketing é uma das principais ferramentas para atrair novos clientes, graças às estratégias que ajudam a sua empresa a se tornar uma referência de nicho, reforçando a marca e divulgando/ampliando o alcance frente a novos públicos.
Além disso, é essa ação que possibilita reter os clientes com qualidade, sempre mantendo uma base de contatos para novos negócios.
Por isso, estar atento às ações de marketing e utilizar novos canais para divulgação e vendas são formas de obter ganhos positivos.
- Utilize estratégias para fidelização
A captação de novos clientes é um passo importante, mas, como trazido no tópico anterior, fidelizar os já existentes é fundamental também, ajudando a manter um fluxo constante, já que vender novamente para um cliente é mais fácil (e menos custoso) do que conquistar novos.
Deste modo, um excelente atendimento pós-venda e desenvolver programas e estratégias de fidelização e descontos para consumidores fiéis é crucial para gerar receita e serviço.
Com a fidelização é possível aumentar os lucros, economizar com ações de marketing e deixar os clientes mais felizes.
- Faça uma boa gestão de fornecedores
Criar parcerias sólidas e gerenciar bem os fornecedores são formas de aumentar os lucros e fazer com que a empresa mantenha sempre a qualidade de produtos e entregas.
Além disso, ter excelentes relações de parcerias permite mais facilidade nas negociações de valores e prazos dos pedidos recorrentes e, com isso, minimiza custos.
- Invista em tecnologia
Os recursos tecnológicos podem ser um grande aliado na otimização de processos e aumento dos lucros.
Deste modo, escolher um bom sistema de gestão é uma maneira de tornar a organização das atividades mais simples, ter uma visão completa de todos os setores, otimizar tarefas repetitivas e economizar tempo.
Ao automatizar processos, a empresa pode ter uma gestão eficiente, estratégica e que ajuda a conquistar ótimos resultados no quesito lucrativo, já que é possível direcionar a atenção para outros aspectos do negócio.
- Aumentar o ticket médio dos clientes
A fidelização ajuda nos ganhos, mas há outras estratégias que podem ajudar, por exemplo, a aumentar o ticket médio dos clientes.
Fazer com que os consumidores comprem um valor maior do que costumavam comprar, sem aumentar o valor dos produtos é um diferencial que ajuda positivamente nos lucros.
Isso pode acontecer oferecendo frete grátis acima de determinado valor de compra.
Pensar em kits de produtos é outra possibilidade dos clientes conhecerem mais itens que a empresa tem a oferecer e aumentar as compras em conjunto.
Portanto, criar estratégias e executar uma gestão que visa aumentar os lucros são formas das empresas ganharem espaço no mercado, credibilidade e se tornarem uma referência para os seus clientes e investidores, desenvolvendo cada vez mais o negócio.
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