pexels pixabay 265667 scaled

pexels pixabay 265667 scaled

post

Saiba como potencializar seu WordPress e turbinar seus conteúdos

Publicado em: 25/04/2022 / Atualizado em: 15/09/2023

Categorias: BlogConteúdoWordpress

O WordPress é um sistema que permite o gerenciamento de conteúdo e publicação de conteúdos em diferentes formatos e sites. Dessa forma, a ação de potencializar seu wordpress, torna-se necessária para ter melhores resultados, principalmente em páginas de negócios.

Por meio do WordPress as empresas conseguem realizar ações como gerenciar um site, publicar conteúdos, administrar blogs, compartilhar informações, dentre outros. 

Dessa forma, a ferramenta facilita o processo de edição de conteúdo, seja na criação de textos, fotos ou vídeos, assim como a personalização do layout da página, para torná-la mais otimizada.

Com isso, podemos afirmar que o WordPress é um sistema de hospedagem muito vantajoso tanto para aqueles que estão iniciando a publicação como para aqueles que já conhecem mais sobre programação e publicação.

Cabe ressaltar, ainda, que é uma ferramenta gratuita.

Para funcionar corretamente, no entanto, é importante potencializar o seu uso e é possível recorrer a diferentes ferramentas e até plugins, por exemplo.

Por isso, confira os principais tópicos sobre potencialização do wordpress no decorrer deste artigo. 

Como potencializar o wordpress?

Com o entendimento básico sobre o que é o WordPress, é muito importante saber como esse sistema pode ser potencializado, com o objetivo de agregar benefícios ao seu negócio. Por isso, confira as nossas dicas a seguir!

  1. Utilize uma Rede de Entrega de Conteúdo (CDN)

Um dos aspectos importantes para quem deseja potencializar o wordpress, é buscar por uma rede de fornecimento de conteúdo (CDN). 

Existe uma rede de servidores que está distribuída em todo o globo e que trabalha para tornar a entrega de conteúdo dos sites mais rápida, a partir da busca dos usuários. 

Se você deseja que o seu WordPress seja um site global, inclusive, com o público-alvo a partir de outros países, é fundamental encontrar essa rede. 

Um dos benefícios dessa ação para letreiro em acm ou qualquer outro segmento – inclusive que atuam de forma internacionalizada – é aumentar a velocidade do carregamento da página na internet, melhorando a experiência dos usuários e o score para os algoritmos dos buscadores.

  1. Utilize um Cache Plugin

Na utilização do WordPress, é importante que sua empresa saiba que existem alguns plugins que podem ser instalados com o objetivo de melhorar o rendimento, assim como torná-lo mais rápido. 

Para se ter uma ideia, existem plugins que fazem com que o tempo de carregamento de uma página seja mais rápido. O cache, por exemplo, é uma ferramenta que armazena e otimiza os materiais. 

Com plugins, esse armazenamento pode ser otimizado e o gerenciamento mais fácil e ágil.

Um exemplo é o LiteSpeed, que ao armazenar arquivos de cache compactados, otimiza a velocidade das páginas de empresas de segmentos diversos, inclusive blogs e portais que informam sobre o preço metro quadrado galpão pré moldado, que podem demandar mais vídeos explicativos – materiais que tendem a ser mais pesados. O mesmo se dá em outros setores.

  1. Verifique a hospedagem do site

É muito importante buscar por um provedor de hospedagem que seja confiável e que atenda as necessidades do seu site. 

Neste aspecto, é crucial realizar uma pesquisa prévia com o objetivo de identificar qual é o melhor sistema de hospedagem, analisar custos e diferenciais, suporte prestado, assim como o que a empresa de hospedagem pode entregar para sua marca. 

Além das operadoras, existem alguns tipos de hospedagem a serem avaliados, conforme necessidade e até plano de desenvolvimento do negócio. 

Por exemplo, existe a hospedagem compartilhada, que realiza o armazenamento de diferentes sites em um mesmo servidor, a partir do compartilhamento de recursos. 

Essa forma tende a ser mais barata, mas o limite de armazenamento pode ser mais reduzido e as páginas podem se tornar mais pesadas se o tráfego ampliar de forma abrupta.

Outros modelos que merecem destaque é o de hospedagem em nuvem, por meio de uma rede que consegue conectar servidores múltiplos, assim como a Hospedagem de Servidor Virtual Privado (VPS), que exige conhecimento técnico para que sua configuração seja assertiva. 

É válido ressaltar que também existe um tipo de hospedagem exclusiva para o wordpress, que permite o desempenho da sua página de forma correta, assim como agrega segurança ao processo. 

  1. Otimize o banco de dados

Você sabe o que é o banco de dados em um site do WordPress e o que proporciona para empresas como de controle tecnológico de concreto e produção de metal? Não se preocupe que vamos lhe explicar. 

Basicamente, esse tipo de banco serve para armazenar diversas informações sobre o site, como:

  • Logins;
  • Spams;
  • Senhas;
  • Arquivos instalados. 

Como esse é um material muito grande e denso, é importante que esse banco de dados possa ser limpo e atualizado com certa periodicidade. 

Pode ser necessário apagar alguns elementos, desinstalar alguns plugins que não são mais necessários e atualizar ferramentas, bem como buscar a otimização de banco de dados. 

Isso é importante para que o sistema do seu site não fique sobrecarregado e as informações se mantenham atualizadas.

  1. Mantenha o site atualizado

As dicas que já trouxemos aqui são essenciais para manter o site funcionando adequadamente e atualizado, seja ele para a venda de forro drywall preço m2 ou voltado para informar o internauta sobre como criar uma nova fonte de renda.

A atualização também é fundamental, sobretudo, para evitar que seu site seja atingido por hackers e que sua empresa perca importantes informações sobre o negócio. 

Para isso, existem atualizações de software do sistema WordPress, que tornam o processo de gerenciamento do site melhor, além de reforçar sua segurança. 

Sem atualização, seu site fica lento e vulnerável, o que traz diversos prejuízos para a propagação de conteúdos da sua marca. 

Como melhorar a velocidade do site em dispositivos móveis?

Sabemos que o uso da internet não ocorre somente pelo notebook ou computador, mas – principalmente -, por dispositivos móveis, como celular. 

Sabemos também que o uso de um site é verificado pela velocidade de carregamento de suas páginas, sendo que uma página com pouco carregamento ou baixa velocidade acaba repelindo o cliente. 

Dessa forma, se sua empresa de oficina automotiva, por exemplo, deseja aumentar o número de clientes utilizando o site como uma ferramenta, é fundamental saber como melhorar a velocidade e otimizar o layout para dispositivos móveis.

Uma dica para isso é deixar seu site leve, ou seja, fazer uma limpeza para remover elementos que causam sobrecarga do sistema. 

Além disso, no caso do mobile, é importante considerar um formato voltado para esse tipo de tela, considerando as dimensões para um desenvolvimento próprio ou verificar ferramentas para a responsividade, também eliminando informações que possam dificultar o carregamento ou poluir o site para a visão em celular e tablet.

Também existem ferramentas que ajudam no processo de melhorar a velocidade da página e que podem ser instaladas em conjunto com o WordPress. 

Um exemplo é o PageSpeed Insights, que se trata de um recurso gratuito do Google e que permite avaliar e melhorar a velocidade de carregamento, identificando os aspectos que estão prejudicando o desempenho da página.

Outro aspecto importante é compactar as imagens, além de reduzir o peso desse formato de arquivo durante o processo de carregamento de um site. 

Como  turbinar os conteúdos usando métodos de SEO?

O WordPress, como já destacamos neste artigo, permite a publicação de vários conteúdos, como textos, imagens e vídeos.

Dessa forma, é preciso desenvolver algumas estratégias com o objetivo de aumentar a visibilidade da página e fazer com que mais pessoas tenham interesse pelo seu material. 

Isso é possível por meio de técnicas de SEO, que visam a otimização de palavras-chaves e de outros requisitos da página e de conteúdos para posicionar melhor em mecanismos de buscas no Google. 

Inclusive, uma vantagem do wordpress se dá exatamente nesse processo, pois ele permite a instalação de plugins que avaliam a qualidade textual e indicam melhorias para uma melhor adequação às normas de SEO. 

Por diversas empresas e programadores usarem o WordPress, mais melhorias são aplicadas e os próprios buscadores entendem que é uma plataforma com mais potencial de posicionamento.

Para entender como aliar o SEO e proporcionar um melhor desempenho aos conteúdos de WordPress, confira as dicas a seguir:

  • Pesquise as palavras-chave mais adequadas;
  • Instale um Plugin de SEO para criar conteúdo de qualidade;
  • Defina URLs amigáveis e personalizados para páginas e posts;
  • Use títulos otimizados, inclusive nas páginas;
  • Crie Tags de Título e Meta Descrições únicas e qualificadas.

Entenda que o cliente pode realizar várias pesquisas no Google, com palavras como “maquina de fazer velas preço” ou “preço de máquinas de fazer velas”. 

Dessa forma, cabe à empresa conhecer quais são as palavras que despertam a atenção do seu cliente. 

Inclusive, o uso de plugins e o SEMrush são importantes porque ajudam na otimização do site, assim como na escolha das palavras-chaves que devem estar presentes em seu conteúdo. 

Além disso, por meio dessa plataforma é possível verificar o que as pessoas pesquisam, assim como o que vem sendo publicado por sua audiência. 

As próximas 3 dicas podem ser explicadas em conjunto, já que a escolha de URLs, assim como o uso de títulos otimizados e a criação de tag para as imagens nada mais são que materiais e configurações para segmentar e especificar/ qualificar os conteúdos. 

Em todos esses aspectos é crucial que as descrições façam uso da palavra-chave, representem o conteúdo/imagem e sejam textos mais curtos.

Sua URL deve ser pequena e segura do ponto de vista técnico do Google. Além disso, seu título precisa ser chamativo e despertar a atenção do cliente sobre sua pauta, seja sobre o uso de uma junta de vedação ou sobre outro segmento.  

Já as imagens publicadas também devem contar com legendas, pois somente dessa forma é possível ranquear a imagem também, fazendo com que seu site tenha um bom posicionamento nas pesquisas do Google.

Por que em alguns casos o WordPress pode ser lento?

Existem alguns elementos que podem afetar a velocidade do seu site em WordPress. Por exemplo, pode ser por conta de uma hospedagem sobrecarregada, o servidor lento ou o fato do sistema estar sobrecarregado (ou ser antigo).

Todos esses elementos conseguem afetar diretamente a velocidade da plataforma. Por isso, conforme abordado no artigo, é necessário checar se o servidor é o ideal para o tipo de site que você tem e a proposta que deseja oferecer aos usuários.

Caso contrário, é importante fazer uma migração, com o objetivo de tornar o seu site sobre a venda de portão de alambrado ou mesmo sobre os serviços de contabilidade mais leve e efetivo para atender os internautas – promovendo o desenvolvimento da marca.

Com a revolução da era digital, sua empresa não pode ficar sem um site de qualidade, assim como sem publicar conteúdo acerca de seus produtos e serviços. 

Dessa forma, para criar presença online e ter conteúdos de valor, é possível investir no WordPress e desenvolver estratégias de conteúdo para manter o seu site saudável, funcionando e com materiais de nutrição de forma contínua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/1619

ID de Referência: 1619

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários