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Saiba como melhorar a performance de seus colaboradores por meio do endomarketing

Publicado em: 13/05/2022

Categorias: BlogConteúdoMarketing

Em qualquer cenário corporativo, é importante destacar que os funcionários fazem uma grande diferença competitiva, seja qual for o setor ou finalidade de um negócio empresarial. O endomarketing desempenha um papel crucial nesse processo.

Por isso, é preciso mantê-los engajados, informados e comprometidos com os resultados da empresa. 

Aliás, o endomarketing permite mensurar a satisfação dos funcionários em relação ao trabalho, na cultura organizacional, e tudo que envolve a produtividade, a motivação e outros elementos importantes para uma empresa se manter relevante em um mercado competitivo. 

Os funcionários que se envolvem de maneira orgânica com a empresa, entendendo as finalidades e que se sentem estimulados, de uma maneira positiva, se mostram mais entusiasmados com a organização, mantendo um sentimento de pertencimento ao ambiente profissional. 

Mais do que nunca, o envolvimento dos funcionários é um objetivo estratégico de negócios, pois os funcionários engajados apresentam uma melhor performance produtiva.

Além disso, o endomarketing bem aplicado leva à retenção de funcionários a longo prazo, níveis mais altos de participação em decisões importantes e até mesmo a melhor qualidade de trabalho. 

O que é endomarketing?

O marketing sempre foi sinônimo de atividades focadas no cliente final, sempre em busca de engajamento quanto à decisões de compra e fidelização.

No entanto, isso mudou, e é cada vez mais comum ver empresas implementando o marketing com foco no público interno, ou seja, os funcionários. Mais ainda, em muitos negócios as ações também abrangem colaboradores terceirizados, fornecedores e parceiros comerciais. 

É nesse ponto que o endomarketing é aplicado. Em linhas gerais, trata-se de um conjunto de estratégias de marketing que focam no ambiente interno de uma empresa, especialmente os próprios funcionários, de modo a reforçar os valores e manter a equipe engajada.

O objetivo é fazer com que as pessoas gerem resultados dentro do campo profissional, e isso se reflita em questões externas, como:

  • Atenção aos detalhes corporativos;
  • Competição saudável;
  • Melhor produtividade;
  • Qualidade no ambiente de trabalho.

Como aplicar o endomarketing na empresa?

Nem sempre é fácil criar uma atividade de endomarketing, e é por isso que muitas pessoas procuram ajuda de especialistas, ou mesmo empresas especializadas nesta área de atuação. 

Ainda assim, existem determinadas etapas que podem ser tomadas para facilitar esse processo, como apresentado a seguir. 

  1. Conheça os funcionários

Primeiro, é importante conhecer os funcionários que estão presentes no dia a dia de uma empresa que promove a gestão condominial, por exemplo.

É preciso procurar entender as necessidades, por meio de conversas pontuais, e também ficar atento às principais queixas. 

Dessa maneira, é possível criar uma rotina de atividades criativas que oferecerão resultados reais para a organização. 

  1. Defina os principais objetivos

Como tudo na vida, a estratégia de endomarketing deve ser desenvolvida com um objetivo claro em mente. Para isso acontecer, é preciso canalizar a criatividade e, com isso, atingir os objetivos. 

Entre os principais objetivos, vale destacar:

  • Aumento de sinergia da equipe
  • Conscientização quanto às determinações necessárias;
  • Fidelização dos funcionários;
  • Melhoria do processo de comunicação interna;
  • Motivação para alcançar melhores resultados.

Dentro de um planejamento amplo, pode ser que outros objetivos sejam inseridos, de acordo com o contexto e a realidade em que a empresa se encontra. 

  1. Planeje tudo passo a passo

A terceira etapa é o momento em que a empresa estrutura o plano que vai nortear toda a estratégia de endomarketing. 

Para fazer isso, é preciso responder a 3 perguntas principais: 

  1. O que será feito? 
  2. Por que está sendo implementado? 
  3. Como será a estrutura do endomarketing?

As respostas podem ser variadas, também de acordo com as finalidades e a realidade em que a empresa se encontra. 

Pode ser por meio de incentivos e benefícios diretos, como bonificação salarial, atendimento de plano de saúde que cobre cirurgia de catarata preço, comissões acima da média de mercado e viagens corporativas. 

Também podem ser realizadas campanhas de conscientização, incorporando as equipes de trabalho em atividades que sejam aplicadas às habilidades profissionais de cada funcionário ou colaborador. 

Dentro do planejamento de endomarketing, é importante focar na implementação de novos canais de comunicação, como intranet, TV corporativa e softwares personalizados para a rotina empresarial. 

  1. Acompanhe e avalie os resultados

Seguindo a etapa anterior de maneira correta, é preciso acompanhar e avaliar os resultados, por meio de métricas, e verificar se, dentre as metas e objetivos traçados, o que foi efetivamente alcançado. 

É por isso que precisa ser estabelecido alguns KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores-chave de desempenho.

Esses indicadores funcionam como um termômetro, medindo os resultados de cada atividade estabelecida.

Dentre os indicadores principais estão:

  • Índice de abstenção;
  • Nível de produtividade;
  • Nível de satisfação dos funcionários;
  • Quantidade de desperdício de material;
  • ROI (Return Over Investiment).

Ao aplicar essas etapas, é possível programar toda a estratégia de endomarketing e obter resultados satisfatórios, mantendo os funcionários e colaboradores felizes e motivados. 

Endomarketing visa desenvolvimento de funcionários

O endomarketing pode ser projetado a partir de observações de setores distintos, como: RH (Recursos Humanos) e Marketing.

Por parte dos profissionais de RH, os funcionários estão entre os ativos mais preciosos com os quais uma empresa precisa lidar. 

Esse setor toma as decisões sobre entrevistar, contratar, avaliar e identificar as qualidades, atributos e habilidades de cada um, focando em maneiras de desenvolver ainda mais esses ativos. 

Embora possa parecer um desafio bastante simples de resolver, como apenas fornecer algum treinamento sobre venda e distribuição de brindes personalizados, na realidade, é preciso refletir que o desenvolvimento profissional se aplica a ativos humanos de uma empresa. 

Sejam eles tão bons ou melhores que os da concorrência, podem muito bem determinar o nível de competitividade de uma organização. 

Mesmo que o endomarketing faça parte da realidade da empresa há tempos, o desenvolvimento de funcionários exige diferentes investimentos, como tempo, esforço e financiamento da empresa, e que serão recompensados a longo prazo.

Benefícios do endomarketing no mundo corporativo

De qualquer maneira, quando uma estratégia de endomarketing se soma ao desenvolvimento de funcionários, sendo cuidadosamente pensada, ela se torna importante em vários níveis. 

Quando bem executado, pode acumular vários benefícios para todas as partes envolvidas, incluindo os próprios funcionários, gestores e líderes, ou seja, a organização em geral. 

  1. Comunicação interna eficaz

Incentivar a comunicação adequada dos funcionários pode criar um forte vínculo entre a empresa e os profissionais que atuam em diferentes setores na rotina produtiva, mesmo que seja necessário a implementação de chaves de segurança em programas digitais específicos.

Com a comunicação adequada, os funcionários começam a se identificar com a visão, os valores e os objetivos da empresa.

Eles ficam entusiasmados em fazer o melhor e se tornar mais engajados em todos os aspectos que circundam as atividades profissionais, de uma maneira geral. E isso afeta quem está ao redor. 

  1. Produtividade de funcionários

Os profissionais que estão engajados no ambiente de trabalho, seja ele um espaço que atende o setor de aluguel de empilhadeira ou um comércio de eletrônicos, são mais propensos a serem mais produtivos e apresentar melhor performance de forma consistente, o que leva a mais receita para a empresa. 

Consequentemente, organizações com alto nível de engajamento dos funcionários são mais lucrativas, com mais chances de ter produtividade acima da média e se destacarem. 

  1. Retenção de banco de talentos

Os líderes de RH estão focados em melhorar o engajamento dos funcionários em uma organização por meio do endomarketing, e a retenção de talentos é um dos principais motivos. 

Assim, organizações que trabalham com projeto elétrico residencial e apresentam um alto engajamento por parte dos funcionários, por exemplo, tendem a reduzir a rotatividade de empregados, bem como os custos de contratação e treinamento de profissionais. 

O papel do endomarketing, em parte, está em envolver os funcionários e, com isso, reter talentos profissionais valiosos, pois eles se tornam uma peça importante do quebra-cabeças quanto à satisfação no ambiente de trabalho. 

  1. Valor da experiência do funcionário

Um último ponto, mas tão importante quanto os apresentados acima, é que, quando uma empresa que produz elevador residencial decide pela implementação de endomarketing, tendo como foco o engajamento e a comunicação eficaz, é preciso mostrar o valor da experiência do funcionário.

A experiência de cada colaborador com a marca afeta todos os demais processos, desde o engajamento e a produtividade dos pares, até a experiência com o cliente, quando aplicado de maneira externa. 

Conclusão

A decisão pela implementação de um planejamento de endomarketing se mostra uma escolha certeira para qualquer empresa, seja qual for a área de atuação, ou mesmo o número de funcionários. 

Ainda assim, desde um escritório contábil até uma planta fabril, deve ser capaz de identificar quais áreas precisam, de maneira específica, dessa atuação de forma preponderante. 

Tendo essa compreensão de forma mais abrangente, é possível desenvolver um plano de endomarketing focado, com objetivo central no desenvolvimento de funcionários com ações mais eficazes e coesas, tornando-os participativos. 

Cada área pode incluir muitos tipos diferentes de funcionários e colaboradores, dentre os quais muitos possuem habilidades específicas e que tendem a influenciar desde a gestão de conflitos até a construção de relacionamentos. 

Por fim, é preciso reforçar a ideia de que o endomarketing ajudará os funcionários a se tornarem mais eficazes e, finalmente, levarão a melhores resultados de negócios. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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