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Saiba como funciona Web Analytics

Publicado em: 21/09/2022

Categorias: BlogConteúdo

O uso de dados é cada vez mais importante dentro das empresas em suas estratégias de marketing, para que a tomada de decisões profissionais melhorem os resultados dentro do mercado em que ela atua. O web analytics auxilia muito nesse sentido.

Conceito de web analytics

O web analytics é uma forma de analisar os dados digitais, focando na otimização dos resultados de qualquer negócio.

A análise desses dados traz para os profissionais no campo digital um direcionamento para identificar o comportamento preciso do consumidor de fachada em ACM com LED, afastando o “achismo” na rotina dos analistas de dados.

Portanto, o web analytics é uma estratégia essencial para que uma empresa possa atingir resultados considerações no seu processo de crescimento.  

Ele é um auxiliador para que possa ser identificado a maneira de se comportar da audiência, com o objetivo de tomar decisões mais assertivas e concretas, estruturando e coletando informações no ambiente online.

Durante as navegações dos internautas, uma grande quantidade de informações são geradas, seja no site de placa em acrílico transparente com logo, na plataforma utilizada pela empresa ou no uso das ferramentas externas de Big Data, por exemplo.

O web analytics se baseia nesses resultados gerados e otimiza o negócio, melhorando o produto e o time de vendas, produzindo consequências positivas, quando é adotado na organização.

Ferramentas de Web analytics

Existem várias ferramentas que os analistas de dados podem usar para acompanhar as informações coletadas dos clientes que navegam na internet.

Essas ferramentas são plataformas que unem um grande volume de informações sobre um produto, como toldo para frente de loja e que permite análises profundas, para que sejam desenvolvidas estratégias baseadas nesses dados.

As que dão mais resultados são aquelas que entregam as métricas que eles precisam acompanhar, potencializando seus trabalhos e algumas delas constam na lista abaixo, consideradas as mais importantes do mercado: 

Excel

É uma ferramenta em forma de planilha, que facilita a visualização das informações sobre limpeza colchão mofo, que precisam ser analisadas, onde pode ser realizado cálculos mais rápidos, colocados de forma organizada para que todos acompanhem. 

Google Sheets

É uma ferramenta bem parecida com o Excel, oferecida pelo Google, cujo trabalho é feito em nuvem. 

Ela compartilha os dados com outras pessoas, permitindo o trabalho simultâneo e como as informações são registradas na nuvem, pode ser aberta em qualquer lugar, mas é preciso ter uma conta do Google.

Tableau

É a ferramenta mais completa e que gera várias informações sobre a fabricação de dutos para ar condicionado, permitindo integração com o Salesforce e o Hadoop, que são programas que ajudam na coleta de dados.

É uma ferramenta mais atrativa, que cria gráficos e tabelas com um visual mais interessante.

Google Analytics

É a ferramenta mais usada pelos analistas de resultados em sites e nas campanhas digitais, sendo de fácil manuseio e que entrega informações completas sobre um negócio virtual de cristalização para carros importados.

Essas informações são o número de visitantes, novos usuários e o tempo gasto por eles na página que fornece o serviço.

Adobe Analytics

A ferramenta é bem similar ao Google Analytics, e também oferece soluções para comércios varejistas que necessitam integrar seus negócios com as respectivas informações digitais.

Essa ferramenta fornece um conhecimento completo do consumidor, auxiliando o analista a ter ideias objetivas, influenciando positivamente nos resultados dos negócios sobre aplicação de epóxi, por exemplo.

Google Attribution

A sua grande vantagem é unir todas as informações conseguidas por meio de outras plataformas de dados do Google, facilitando a visualização dos dados e também permite a segmentação das informações por meio do funil de vendas.

A importância do Web Analytics

O uso correto da estratégia de web analytics, quando todas as informações digitais são analisadas, é importante para uma empresa por várias razões e dentre elas destacamos algumas, tais como:

  • Direcionamento das verbas utilizadas para Marketing;
  • Pode criar campanhas assertivas;
  • Ajuda na tomada de decisões referente às ações adotadas;
  • As campanhas poder se orientar por meio dos dados coletados;
  • Permite conhecer o consumidor com mais profundidade;
  • Auxilia na produtividade do time de Marketing;
  • As ações podem ser previstas pela equipe.

As métricas fornecidas para análise das informações variam de empresa para empresa e elas são utilizadas de acordo com a necessidade de cada uma delas. Portanto, as métricas sempre são diferentes.

As duas principais métricas de análise são o CAC, Custo de Aquisição por cliente, e o LTV, Lifetime Value. 

Em uma explicação rápida o CAC é o resultado da somatória dos investimentos feitos na área de marketing e vendas dividida pela quantidade de clientes conquistados em um período específico.

E o LTV é a métrica que mostra qual é o valor de um cliente de CNH especial para motos durante todo seu relacionamento com a empresa que fornece esse produto exemplificado.

Como funciona a Web Analytics? 

A análise de dados é feita em três etapas distintas:

Início do processo

Criar uma pergunta ou ter uma dúvida é o início da primeira etapa, por exemplo, “Quais são os melhores despachantes que trabalham com cnh para motos? Por meio dessa pergunta, a ferramenta de análise é acessada.

Meio do processo

Após criada a pergunta, a ferramenta deve respondê-la e as análises de relatórios fornecidas pelo Google Analytics vão realizar essa tarefa.

O meio do processo é a parte mais demorada, porque mesmo que se tenha conhecimento da ferramenta, a pergunta ou a dúvida podem não ser respondidas pelos relatórios fornecidos.

Se isso ocorrer é preciso criar um relatório personalizado para essa pergunta ou dúvida, ou fazer a somatória com informações de outros relatórios.

Ainda que demorado, quando a dúvida ou a pergunta é solucionada por meio dos relatórios fornecidos ou criados, chega-se à próxima etapa.

O fim do processo

Na verdade, não existe o fim nesse processo de análise web analytics, mas sim o final do ciclo, porque se na conclusão da análise a resposta for ruim, volta-se ao início do processo de análise.

Agora, se a resposta for boa é preciso documentar todas as informações, para que elas possam servir de base para um próximo processo de análise.

Benefícios Web analytics

A análise de dados pelo Web analytics fornece várias vantagens para as empresas, das quais são listadas algumas, tai como:

  • Identificar a localização geográfica dos clientes;
  • Descobrir o tempo médio gasto dos usuários no site;
  • Receber informações para o cálculo das taxas de conversão;
  • Identificar quais os canais tendem a gerar mais leads para os negócios.

Além de acessar a jornada do consumidor, conhecer quais são as páginas mais visitadas, e mensurar os resultados de campanhas nas redes sociais.

Considerações finais

A análise de dados é a forma mais efetiva para angariar novos clientes e manter um bom relacionamento, além de converter os clientes já existentes dentro de uma empresa.

Coletando informações dos clientes, o primeiro passo já é dado, para depois utilizar essas informações de forma que elas possam ser úteis tanto para a empresa, como para o cliente.

Dessa forma, ele pode receber anúncios e muitos conteúdos mais direcionados às suas preferências de produtos e serviços.

Por meio de uma estratégia correta de análise das informações, a empresa pode direcionar seus recursos para campanhas mais assertivas e toda boa campanha obviamente vai alavancar as vendas e aumentar os lucros.

O Web analytics também favorece um bom relacionamento entre empresa e o consumidor, já que essas informações acabam definindo exatamente quem ele é e a forma como é conduzido em sua jornada de compra.

Os dados coletados nas análises precisam ser bem utilizados, para que se construa um plano de marketing bem estruturado e efetivo pelas equipes da área e os analistas têm papel importante nesse processo.

As métricas aqui apontadas facilitam esse processo, quando são seguidas adequadamente, trazendo grandes benefícios para a empresa, desde o recebimento de dados para realizar conversões, até o acesso à jornada do consumidor.

Passando também pela identificação da localização geográfica do consumidor e pela descoberta do tempo médio que ele gasta quando visita o site da empresa, por exemplo.

Portanto, o Web analytics é capaz de analisar informações de maneira organizada, para que o comportamento do consumidor seja identificado, melhorando o produto e as estratégias de Marketing utilizadas.

Os resultados podem melhorar as conversões de visitantes no site de um e-commerce ou em um blog, por exemplo.

Isso sem contar com as equipes de vendas que podem contatar os clientes já possuindo as informações de cada um deles, pois esses dados podem ser compartilhados por meio de planilhas, que permitem o trabalho simultâneo entre todos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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ID de Referência: 1981

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