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Saiba como a presença digital pode alavancar seu negócio
Publicado em: 28/02/2023
Atualmente a sociedade se encontra quase 100% do tempo conectada na internet por dispositivos como celular ou notebook. Assim, a presença digital das pessoas é constante. Logo, a da sua empresa também deve ser para expandir o potencial do negócio.
Se o público está online, por qual motivo não aparecer no ambiente digital?
A ausência indica a perda de oportunidades e, quanto mais você se mostra presente digitalmente, mais chance de alcançar novas vendas ocorre.
Para ajudar o seu negócio a se transformar e evoluir, é necessário começar a participar de outros meios que não o tradicional, inserindo sites, e-commerces e até mesmo as redes sociais em suas rotinas de trabalho e planejamento de marketing.
Nos tópicos a seguir, você vai entender do que se trata a presença digital, a sua importância e como construir uma de forma qualificada.
Saiba o que é presença digital
Quando se fala de presença fora do digital, o endereço físico é destacado, assim como a arquitetura do local, a decoração e estratégias de divulgação como panfletos, outdoors e até comerciais em rádio.
Com a presença digital não é diferente: é o espaço da sua marca no meio online, ou seja, o posicionamento e os canais em que estará presente.
Há também a questão dos conteúdos produzidos pela equipe para divulgação no meio online. É aí que entram os blogs e as redes sociais como meios de trabalhar as estratégias de inbound marketing.
No meio online, não há balcão de atendimento, mas a ideia é a mesma. O relacionamento que a sua marca tem com os clientes também faz parte da presença digital por meio de sites, redes sociais e espaços de chat.
Entenda a importância de investir no ambiente digital
Como foi mencionado no começo do texto, as pessoas estão usando cada vez mais o meio digital. Mesmo com o marketing tradicional presente nos comerciais televisivos ou rádios, esse não é mais o foco.
O marketing digital é o principal ator da mudança no meio de divulgação e fortalecimento da marca nos dias de hoje.
Por meio dele é possível qualificar o site e a marca nos mecanismos de busca, sites e redes sociais, fazendo com que o seu futuro cliente conheça a empresa e compre com ela.
Dados da pesquisa feita pela We Are Social e Hubspot ressaltam a importância de ter a presença digital: são mais de 139 milhões de pessoas fazendo uso da internet no Brasil. São números que representam oportunidades de contato e venda.
Com essas pessoas, você constrói a sua marca, aumenta a visibilidade da sua empresa e consegue alcançar mais vendas e contatos qualificados, muitas vezes maior do que a presença física alcançaria.
Além disso, ter um endereço virtual garante credibilidade para o seu negócio, e os investimentos saem bem mais em conta do que contratar uma empresa para desenhar um outdoor, por exemplo.
Saiba como construir sua presença digital
Mas como é possível construir uma presença digital? Abaixo, selecionamos alguns passos importantes nessa trajetória. Confira os principais itens para construir o seu terreno digital.
- Persona
A primeira e mais importante pergunta para fazer ao iniciar a atividade é: quem é a sua persona? Ou seja, quem é o seu público ideal?
Nessa etapa, é feito um desenho de um perfil semi-fictício, com nome, idade, hobbies, profissão, localização e interesses.
A partir dos principais elementos da persona, você começa a alinhar a comunicação, os principais canais de acesso e toda a sua identidade digital.
- Site
O site é o endereço no qual o cliente da sua marca vai encontrar as principais informações da sua empresa. É como se fosse o local físico da sua loja, mas na internet.
Um site se aplica para diversos contextos. De uma agência de moda para um e-commerce com foco em venda de marmitas.
É com o site que a pessoa consegue visualizar os produtos, conhecer mais sobre a empresa, obter informações de contato e tirar as dúvidas.
- Redes sociais
Outro local cada vez mais urgente de estar presente hoje em dia é a rede social.
Nesse caso, são várias opções, e você não precisa se restringir nem a uma só nem escolher todas. Ou seja, é fundamental identificar aquelas mais interessantes para o negócio.
Atualmente, as principais plataformas são:
- Linkedin;
- Instagram;
- Facebook;
- Tik Tok;
- Twitter.
No geral, são plataformas de relacionamento e publicação de conteúdos, entre vídeos, imagens e textos.
Os usuários se comunicam uns com os outros e acompanham as novidades das empresas que mais gostam, sendo também uma maneira de solucionar algumas dúvidas.
- Produção de conteúdo
A produção de conteúdo é o nome que se dá para a confecção, publicação e envio de materiais ricos para a persona – seja por e-mail ou em um blog.
São e-books, artigos, vídeos especiais, webinars e outros modelos de conteúdo que informam sobre um determinado assunto ou solucionam alguma dor da pessoa.
Eles também fazem parte da sua presença digital, pois carregam o nome da sua marca, além das suas ideias e identidade visual, além de reforçar a autoridade na área de atuação.
Invista já na presença digital!
Entender a presença digital, a sua importância e os principais elementos garante o sucesso ao permitir aumentar as vendas e popularizar o nome da sua empresa online. Comece já esse processo e perceba a diferença nos resultados.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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