Saiba como a presenca digital pode alavancar seu negocio o que e a importancia de investir no ambiente digital como construir sua presenca digital invista ja

Saiba como a presenca digital pode alavancar seu negocio o que e a importancia de investir no ambiente digital como construir sua presenca digital invista ja

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Saiba como a presença digital pode alavancar seu negócio

Publicado em: 28/02/2023

Categorias: BlogConteúdoMarketing

Atualmente a sociedade se encontra quase 100% do tempo conectada na internet por dispositivos como celular ou notebook. Assim, a presença digital das pessoas é constante. Logo, a da sua empresa também deve ser para expandir o potencial do negócio.

Se o público está online, por qual motivo não aparecer no ambiente digital? 

A ausência indica a perda de oportunidades e, quanto mais você se mostra presente digitalmente, mais chance de alcançar novas vendas ocorre.

Para ajudar o seu negócio a se transformar e evoluir, é necessário começar a participar de outros meios que não o tradicional, inserindo sites, e-commerces e até mesmo as redes sociais em suas rotinas de trabalho e planejamento de marketing.

Nos tópicos a seguir, você vai entender do que se trata a presença digital, a sua importância e como construir uma de forma qualificada.

Saiba o que é presença digital 

Quando se fala de presença fora do digital, o endereço físico é destacado, assim como a arquitetura do local, a decoração e estratégias de divulgação como panfletos, outdoors e até comerciais em rádio.

Com a presença digital não é diferente: é o espaço da sua marca no meio online, ou seja, o posicionamento e os canais em que estará presente.

Há também a questão dos conteúdos produzidos pela equipe para divulgação no meio online. É aí que entram os blogs e as redes sociais como meios de trabalhar as estratégias de inbound marketing. 

No meio online, não há balcão de atendimento, mas a ideia é a mesma. O relacionamento que a sua marca tem com os clientes também faz parte da presença digital por meio de sites, redes sociais e espaços de chat.

Entenda a importância de investir no ambiente digital

Como foi mencionado no começo do texto, as pessoas estão usando cada vez mais o meio digital. Mesmo com o marketing tradicional presente nos comerciais televisivos ou rádios, esse não é mais o foco.

O marketing digital é o principal ator da mudança no meio de divulgação e fortalecimento da marca nos dias de hoje.

Por meio dele é possível qualificar o site e a marca nos mecanismos de busca, sites e redes sociais, fazendo com que o seu futuro cliente conheça a empresa e compre com ela.

Dados da pesquisa feita pela We Are Social e Hubspot ressaltam a importância de ter a presença digital: são mais de 139 milhões de pessoas fazendo uso da internet no Brasil. São números que representam oportunidades de contato e venda.

Com essas pessoas, você constrói a sua marca, aumenta a visibilidade da sua empresa e consegue alcançar mais vendas e contatos qualificados, muitas vezes maior do que a presença física alcançaria.

Além disso, ter um endereço virtual garante credibilidade para o seu negócio, e os investimentos saem bem mais em conta do que contratar uma empresa para desenhar um outdoor, por exemplo.

Saiba como construir sua presença digital 

Mas como é possível construir uma presença digital? Abaixo, selecionamos alguns passos importantes nessa trajetória. Confira os principais itens para construir o seu terreno digital.

  1. Persona

A primeira e mais importante pergunta para fazer ao iniciar a atividade é: quem é a sua persona? Ou seja, quem é o seu público ideal?

Nessa etapa, é feito um desenho de um perfil semi-fictício, com nome, idade, hobbies, profissão, localização e interesses.

A partir dos principais elementos da persona, você começa a alinhar a comunicação, os principais canais de acesso e toda a sua identidade digital.

  1. Site

O site é o endereço no qual o cliente da sua marca vai encontrar as principais informações da sua empresa. É como se fosse o local físico da sua loja, mas na internet.

Um site se aplica para diversos contextos. De uma agência de moda para um e-commerce com foco em venda de marmitas.

É com o site que a pessoa consegue visualizar os produtos, conhecer mais sobre a empresa, obter informações de contato e tirar as dúvidas.

  1. Redes sociais

Outro local cada vez mais urgente de estar presente hoje em dia é a rede social. 

Nesse caso, são várias opções, e você não precisa se restringir nem a uma só nem escolher todas. Ou seja, é fundamental identificar aquelas mais interessantes para o negócio.

Atualmente, as principais plataformas são:

  • Linkedin;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Tik Tok;
  • Twitter.

No geral, são plataformas de relacionamento e publicação de conteúdos, entre vídeos, imagens e textos. 

Os usuários se comunicam uns com os outros e acompanham as novidades das empresas que mais gostam, sendo também uma maneira de solucionar algumas dúvidas.

  1. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é o nome que se dá para a confecção, publicação e envio de materiais ricos para a persona – seja por e-mail ou em um blog. 

São e-books, artigos, vídeos especiais, webinars e outros modelos de conteúdo que informam sobre um determinado assunto ou solucionam alguma dor da pessoa.

Eles também fazem parte da sua presença digital, pois carregam o nome da sua marca, além das suas ideias e identidade visual, além de reforçar a autoridade na área de atuação.

Invista já na presença digital!

Entender a presença digital, a sua importância e os principais elementos garante o sucesso ao permitir aumentar as vendas e popularizar o nome da sua empresa online. Comece já esse processo e perceba a diferença nos resultados.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.


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