Saiba a importancia do design para atrair visitantes para o site reconhecimento posicionamento desejo credibilidade o que e importancia grafico ux

Saiba a importancia do design para atrair visitantes para o site reconhecimento posicionamento desejo credibilidade o que e importancia grafico ux

post

Saiba a importância do design para atrair visitantes para o site

Publicado em: 20/10/2022 / Atualizado em: 20/10/2022

Categorias: BlogConteúdo

Em um mercado permeado pela alta competitividade que as dinâmicas digitais demandam, a possibilidade de chamar a atenção se torna uma necessidade. Nesse sentido, é imprescindível entender qual a importância do design para consolidar uma marca.

É muito comum encontrar em supermercados aquelas gôndolas super chamativas que destacam algum produto ou marca.

Essa tendência foi replicada quase que mecanicamente para o ambiente digital e isso tem um porquê.

Quando um cliente está passando por um ponto de venda chamativo, isso pode significar a fixação daquela marca em seu imaginário.

Além disso, em grande parte dos casos, esse pressuposto pode, ainda, ser convertido em uma compra por impulso.

Tudo isso vai depender de uma série de fatores pertencentes àquele ambiente e à lógica de consumo daquele público.

No entanto, o design vai servir como a porta de entrada para o universo de consumo daquela marca.

A partir de cores e formas que se relacionam com aquele produto é que a mensagem será efetivada ou não na mente daquela pessoa.

Outro exemplo que pode deixar isso claro é o de uma firma de jardinagem que disponibiliza o seu letreiro chamativo em alguma grande via de uma cidade.

Se bem consolidados os elementos da marca, é bem provável que qualquer motorista que tenha a pretensão de efetuar esse tipo de consumo para ali.

Portanto, um design bem elaborado pode significar o chamariz necessário que vai conectar uma marca com um mercado.

Nesse sentido, o ambiente digital trouxe, dentre as suas novidades mais latentes, a mesma perspectiva desses elementos chamativos.

Por isso, a fixação de uma marca nesse ambiente tem de estar intimamente conectada com a capacidade de se criar elementos que impactarão o público.

É muito comum, por exemplo, que uma empresa que confecciona uniforme para cozinheira de restaurante esteja buscando se consolidar através de links patrocinados no Google.

No entanto, não basta apenas estar presente para os usuários daquela plataforma, é preciso retê-los em seu site.

Logicamente, o mix de produto e as condições são fatores preponderantes nessa decisão, mas há um ponto que jamais pode ser ignorado: o design.

É a partir dele que o cliente vai perceber a empresa e, portanto, considerá-la ou não para a sua compra.

Por essa razão, é importante deixar claro alguns pontos positivos que podem ser percebidos por uma empresa que está buscando consolidar uma boa prática de design:

  • Reconhecimento;
  • Posicionamento;
  • Desejo;
  • Credibilidade.

Essas são algumas vantagens obtidas a partir de um bom trabalho de design para o ambiente digital de uma empresa.

O reconhecimento, portanto, é um dos pontos nevrálgicos dessa questão, uma vez que a originalidade pode fazer as conexões do cliente com a marca.

Um site que dá dicas e presta consultoria para pilates para artrose no joelho pode fixar alguns elementos chaves no imaginário do paciente.

Esse ponto pode, inclusive, posicionar a marca de forma mais proeminente diante de seu mercado.

Todos esses aspectos acabam convergindo em um mix de desejos que podem ser supridos a partir da contratação daquele serviço.

Por isso mesmo, todos esses pontos também deságuam na possibilidade exata de se garantir credibilidade no mercado.

Afinal de contas, ninguém está disposto a pagar por algo que não consiga passar confiança nem mesmo no seu site principal.

O que é design?

É muito comum encontrar a palavra design empregada em diversos momentos do dia a dia das pessoas.

No entanto, é necessário refletir o porquê dessa palavras estar tão impregnada no vocabulário cotidiano.

Primeiro de tudo, todas as possibilidades de inovações para facilitar a vida das pessoas tiveram um profissional de design para elaborar.

Pode até ser que na época em que determinado material foi inventado não havia o conceito dessa profissão.

Contudo, tudo que está ao alcance para facilitar a vida no dia a dia tem uma relação íntima com esse setor.

Desde a cadeira que se senta para trabalhar até o talher utilizado no almoço, há uma série de pensamentos de design de produto ali.

Do ponto de vista empresarial, é muito comum se deparar com totem fachada de uma empresa chamando a atenção. Essa também é uma façanha do designer. 

Nesse sentido, o design corresponde a um conjunto de etapas de um processo de produção que visa responder a alguma demanda.

Em outras palavras, o designer vai planejar e, por vezes, executar a formulação de uma resolução de algo.

Em termos digitais, supondo que uma escola de recreação infantil está passando por uma reestruturação de seu site e contratou um designer para resolver alguns problemas.

Esse é o momento em que aquele profissional buscará entender quais são as principais demandas daquele público a fim de resolvê-las.

Em parceria com um programador, ele vai criar alguns mecanismos que vão facilitar a experiência do usuário naquele ambiente.

Além disso, ele possibilita que os elementos gráficos principais daquela identidade visual estejam em destaque no site da empresa.

A importância de um design

Diante das denominações principais sobre a importância do design na vida cotidiana, é importante entender a sua importância para a atração de novos visitantes para um site.

Se um estúdio para ensaio musical estiver apostando em um marketing de conteúdo específico, ele pode avançar a alguns pontos que seus textos não irão.

Supondo que os conteúdos estejam versando sobre softwares musicais e outros detalhes da produção, é preciso que ele esteja integrado a um ambiente agradável.

É nesse momento que a dobradinha clássica da publicidade em toda a sua história se faz presente: redator e direção de arte.

Ou seja, enquanto um ficará responsável pela consolidação de um conteúdo textual que entretenha o usuário, o outro estará respondendo aos critérios de estímulos visuais.

Nesse sentido, é importante dizer, não pode haver todo um esforço para a empresa se destacar nos mecanismos de busca ou através de links patrocinados sem que se aposte em elementos que retenham esses leads em um site.

Design gráfico

Por essas razões, é preciso avançar sobre duas categorias muito importantes dentro dessa lógica.

O design gráfico está relacionado à produção imagética de todos os elementos que vão compor a identidade visual da empresa.

Ou seja, por meio de tipografias, formas e cores, ele conseguirá simbolizar, por exemplo, uma empresa que fabrica revestimento de parede em acm.

A partir da identificação dos elementos visuais daquela empresa, um público conseguirá lembrar dela.

Portanto, o design gráfico é responsável pela consolidação de elementos visuais de uma empresa no imaginário de um mercado específico.

UX Design

Em relação ao UX Design, há uma complexidade um pouco mais delineada, uma vez que ele depende de uma integração a outra área.

Ou seja, a partir de intercâmbios com a parte de programação de sites, o profissional de UX precisará encontrar alguns elementos que facilitem a vida dos usuários.

Essa perspectiva, portanto, diz respeito ao design voltado para a experiência do usuário no ambiente digital da empresa.

Tal como um design de produto pode conceber uma cadeira que detenha uma ergonomia que não vá prejudicar a coluna daquela pessoa, o UX precisa estar atento ao aspecto “ergonômico”, ou seja, de uso daquele site.

Por exemplo, uma empresa de sinalização de rodovias que está buscando se consolidar no ambiente digital precisa, sobretudo, criar gatilhos que mantenham o usuário em seu ambiente.

Esses assuntos burocráticos podem gerar algum tipo de irritabilidade no cliente e, por isso mesmo, é hora do UX designer agir. 

Criar uma plataforma amigável e com a navegabilidade simples e intuitiva pode significar uma retenção daquele lead e, até mesmo, a sua conversão.

Por isso mesmo, é fundamental que um designer seja contratado para compor a equipe de desenvolvimento daquela plataforma.

Considerações finais

A partir de um mercado cada vez mais dinâmico, é que surgem algumas novas necessidades para responder às suas demandas.

O design tem sido cada vez mais uma realidade daquelas empresas que querem se consolidar de forma ampla em um determinado mercado.

É certo, no entanto, que essa não é uma perspectiva nova ou que surgiu com a consolidação do ambiente digital.

É fato que toda empresa que se consolidou de forma intensa para um determinado tipo de público já fez um uso do ferramental dessa área.

No entanto, para que uma empresa consiga se manter dentro do ambiente digital de forma salutar, é necessário que esses aspectos sejam adotados na usabilidade de um site, por exemplo.

Afinal, se aquele é um mecanismo importante para que a empresa consiga se conectar com o seu público, é importante que ele esteja direcionado para manter uma boa experiência do usuário.

Por isso, fixar a marca a partir de um design gráfico bem elaborado e reter leads a partir da consolidação de uma perspectiva de UX é fundamental.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2083

ID de Referência: 2083

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários