Saiba a importancia de dominar a linguagem de programacao SQL importancia do dominio de programacao SQL o que e quais os propositos aplicacao beneficios essenciais

Saiba a importancia de dominar a linguagem de programacao SQL importancia do dominio de programacao SQL o que e quais os propositos aplicacao beneficios essenciais

post

Saiba a importância de dominar a linguagem de programação SQL

Publicado em: 05/01/2023 / Atualizado em: 18/09/2023

Categorias: BlogConteúdo

A programação SQL (Structured Query Language) é a linguagem utilizada para a criação, acesso, manipulação, consultoria e gerenciamento de banco de dados.

Desenvolvida na década de 1970, a programação SQL é a mais popular linguagem, tornando-se padrão para comunicação com diversos sistemas de gestão de banco de dados relacional, entre os quais:

  • Microsoft SQL Server;
  • MySQL;
  • Oracle;
  • PostgreSQL, Informix;
  • Sybase.

Seja um analista de dados, um programador ou um usuário final de BI (Business Intelligence), ou inteligência de negócios, conhecer a programação SQL é imprescindível para qualquer pessoa que lida ou manuseia dados digitais.

A programação SQL tem muitas aplicações, que servem para pessoas além de administradores de banco de dados de uma empresa de montagem industrial que possuem uma lista de clientes. 

Importância do domínio de programação SQL

Aprender e dominar a programação SQL é útil para consultar banco de dados, operar ferramentas online de Business Intelligence e alavancar os recursos mais complexos das plataformas de inteligência de negócios. 

Quanto mais se domina a programação SQL, mais benefícios são alcançados, mesmo para quem não trabalha diretamente com um banco de dados. 

Os softwares dedicados a Business Intelligence oferecem interfaces intuitivas para arrastar e soltar, permitindo uma consulta de dados superior, sem qualquer necessidade de conhecimento sobre a programação SQL.

Dessa forma, é preciso conhecer melhor os fundamentos da programação SQL, e como ela ajuda a entender os dados de uma organização de logística que trabalha com transporte de maquinas pesadas e, assim, gerar insights acionáveis ainda melhor. 

O que é a programação SQL?

A programação SQL, que em português significa “Linguagem de Consulta Estruturada”, é definida como a linguagem padrão quando se trata de bancos de dados relacionais. 

Tem um papel crucial na recuperação de dados relevantes de bancos de dados, que podem ser aplicados, de maneira posterior, em várias plataformas, como Python ou R, para fins de análise. 

Outra característica relevante da programação SQL é o poder de gerenciamento sobre várias transações de dados de forma simultânea para distribuição de serviços de contabilidade preços, onde grandes volumes de dados, ou Big Data, são gravados ao mesmo tempo.

Quais os propósitos da programação SQL?

Com a compreensão sobre a programação SQL, e como se dá o funcionamento sobre a responsabilidade direcionada aos bancos de dados, é preciso apresentar os propósitos e como tudo pode ser feito. 

Essa linguagem de programação SQL tem vários usos para analistas de dados e profissionais de ciência de dados que trabalham nos mais distintos setores produtivos, como uma empresa de movimentação de cargas suspensas ou um restaurante que faz reservas de clientes. 

A utilidade, em particular, está na gestão de banco de dados para:

  • Atualizar registros; 
  • Criar novos bancos de dados ou novas tabelas;
  • Criar procedimentos armazenados e exibições;
  • Definir permissões em tabelas, procedimentos e exibições;
  • Excluir registros;
  • Executar consultas;
  • Inserir registros;
  • Recuperar dados.

Em um mundo sem a programação SQL, seria muito difícil controlar o banco de dados no formato que esse tipo de linguagem permite. 

Após o entendimento sobre o uso da programação SQL, vale entender os benefícios que recaem sobre o controle do banco de dados. 

Aplicação da programação SQL em geral

De fato, a programação SQL é uma linguagem específica de domínio popular, sendo aplicada em transações principais que remetem aos bancos de dados. 

Com a utilização da programação SQL, é possível realizar diversas operações que envolvem tabelas e bancos de dados de uma empresa produtora de estante em aço inox, como armazenar, extrair e modificar dados, entre muitas outras funções que envolvem o setor de tecnologia. 

Para entender melhor a aplicação da programação SQL, é preciso dividir em partes específicas e, assim, proporcionar melhor compreensão. 

  1. Gerenciamento de bancos de dados relacionais

É importante contextualizar com a história a programação SQL, que remonta a 1969, quando o cientista Edgar F. Codd a definiu pela primeira vez como bancos de dados relacionais. 

No ano seguinte, em 1970, foi desenvolvido um código, sendo referido como RDBMS (Relational Database Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional, tudo para manter um modelo usando a linguagem da programação SQL.

Em bancos de dados relacionais, os dados são armazenados em linha, denominados “tuplas”, e agrupados com base em relações comuns.

Portanto, o uso fundamental da programação SQL é manter os dados no RDBMS e executar operações neles usando consultas SQL.

  1. Controle de transações de banco de dados

A consistência nas transações do banco de dados é mantido pela programação SQL, que segue as regras ACID básicas, que se refere à atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade. 

O processamento da transação é realizado enquanto obedece a todas as propriedades fundamentais. 

A atomicidade implica que cada transação é uma unidade atômica, e todas as instruções acontecem com sucesso, ou nenhuma delas é executada. 

A consistência significa que um bando de dados deve ser consistente antes e depois de cada transação. 

O isolamento implica que várias transações executadas simultaneamente não podem afetar umas às outras, de nenhuma forma. 

Por fim, a durabilidade sugere que, caso ocorra uma falha de software ou sistema, as alterações feitas nos dados devem persistir após a conclusão da transação. 

Aqui, os comandos de controle comuns incluem COMMIT e ROLLBACK.

  1. Programação SQL para sites

Cada site tem um banco de dados de back-end que pode ser definido como Big Data, pois pode conter informações sobre a empresa, os usuários, os produtos e serviços, e assim por diante, e que precisam ser recuperados sempre que necessário. 

Atualmente, a maioria dos sites que permitem a interatividade tende a aplicar a linguagem de consulta da programação SQL para extrair e armazenar dados.

Sites de grandes corporações e fabricante de portas de alumínio, por exemplo, usam MySQL para gerenciamento de dados que suporta a programação SQL padrão. 

Além disso, os sites de streaming de filmes e séries também dependem da linguagem de consulta para realizar operações nos dados, conforme a necessidade, 

  1. Execução dos comandos SQL UNION e JOIN

A programação SQL usa os comandos UNION e JOIN para mesclar duas tabelas em um banco de dados para fornecer um único resultado ou saída. 

Deve-se considerar um cenário em que se deseja visualizar as informações de um cliente que adquiriu determinados produtos em um shopping. 

Os detalhes do clientes existem na tabela “Cliente”, enquanto os dados do produto estão em uma tabela de mesmo nome, que se divide em 4 tipos:

  • Junção interna;
  • Esquerda (exterior) Juntar;
  • Junção direita (exterior);
  • Full (Exterior) Join.

Dessa forma, para visualizar as informações do cliente sobre quem comprou determinado produto, pode realizar a operação JOIN acima. 

Benefícios essenciais da programação SQL

A programação SQL oferece vários benefícios para programadores, administradores e usuários, pois é uma linguagem acessível e amigável em todas as plataformas. 

Para entender melhor sobre os benefícios da programação SQL, vale destacar pontos principais.

  1. Linguagem portátil

A programação SQL, sendo uma linguagem portátil, pode ser transferida de um dispositivo para outro, onde os dispositivos podem variar de computadores pessoais e servidores a notebooks e até mesmo alguns dispositivos móveis. 

A linguagem é capaz de rodar em sistemas locais de internet e intranet.

  1. Processamento rápido de consultas 

Independente do volume de dados, a programação SQL é capaz de inserir, excluir, recuperar e manipular dados de forma rápida e eficiente, garantindo a precisão dos dados.

Isso permite o compartilhamento rápido de dados entre os usuários. 

  1. Nenhuma habilidade de codificação necessária 

Pessoas que não possuem habilidades de codificação podem trabalhar com a programação SQL, por causa da característica amigável, que torna acessível a todos os usuários. 

  1. Plataforma uniforme com linguagem padronizada 

O idioma padrão da programação SQL é o inglês, o que torna mais fácil para que os usuários possam entender, escrever, interpretar e aprender, sem muita dificuldade, desde que compreenda a língua anglo-saxã. 

As declarações e palavras em inglês tornam a programação SQL acessível, até mesmo para pessoas com pouca ou nenhuma habilidade tecnológica.

  1. Oferece várias exibições de dados 

A programação SQL fornece um recurso para criar várias exibições de dados, onde diferentes usuários podem visualizar a estrutura do banco de dados sobre quem quer comprar divisória de ambiente e todo o conteúdo de maneira diferente.

  1. Código-fonte aberto 

As soluções de programação SQL de software livre, como MySQL, MariaDB e PostGresQL, fornecem bancos de dados SQL acessíveis. 

Isso atrai a participação de comunidades maiores a um custo menor.

  1. Linguagem interativa

A programação SQL é uma linguagem interativa e interpretativa. Como tal, reduz as chances de falta de comunicação ou mal-entendidos entre os usuários e permite que uma empresa de valor de vistoria veicular possa agendar os clientes com precisão.

Conclusão

Os bancos de dados são construídos utilizando modelos relacionais que empregam tabelas para armazenamento de dados. 

Por ser uma linguagem amplamente conhecida, a programação SQL ajuda a recuperar e manipular dados que residem nos bancos de dados relacionais.

Por fim, é preciso lembrar que determinados componentes fundamentais utilizados em uma consulta de programação sql incluem SELECT, FROM e WHERE, em conjunto com algumas funções e cláusulas, de acordo com as operações de banco de dados pretendidas. 

Assim, é possível afirmar que a programação SQL é imprescindível para todos que precisam da tecnologia, e ainda será muito aplicada para fins diversos. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2271

ID de Referência: 2271

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários