Saiba a importancia da escaneabilidade para o seu blog o que e escaneabilidade como tornar o conteudo escaneavel importancia da escaneabilidade para o blog

Saiba a importancia da escaneabilidade para o seu blog o que e escaneabilidade como tornar o conteudo escaneavel importancia da escaneabilidade para o blog

post

Saiba a importância da escaneabilidade para o seu blog!

Publicado em: 03/02/2023 / Atualizado em: 03/02/2023

Categorias: BlogConteúdo

A escaneabilidade é um conceito importante porque torna as postagens mais amigáveis para os leitores, além de otimizar a qualidade dos textos.

As empresas precisam investir em estratégias que possam chamar a atenção da persona, pois só assim o blog terá potencial para conquistar leitores e os próprios buscadores.

É fundamental pensar sobre isso porque existe muito conteúdo online e os criadores precisam adotar as ferramentas certas para se destacar, ganhar a confiança do usuário e transmitir credibilidade.

Um dos conceitos mais importantes nesse processo é garantir que o texto seja escaneável, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto e não sabem como fazer isso do jeito certo.

O blog é um canal muito relevante porque faz parte das estratégias de marketing de conteúdo, uma das principais ações para construir a imagem da marca na internet e conquistar a confiança dos consumidores.

Com base nisso, é essencial desvendar o que existe por trás da escaneabilidade de conteúdos e é exatamente sobre isso que o artigo vai falar.

Compreenda o que é escaneabilidade, como tornar um conteúdo escaneável e qual é a importância dessa estratégia para o blog.

O que é escaneabilidade?

Existe um hábito muito comum entre os usuários da internet que é parar para ler um conteúdo de interesse, mas antes de efetivamente ler esses materiais, as pessoas também costumam rolar a página para ver o tamanho do texto.

Elas também costumam observar intertítulos, imagens e outros elementos que ajudam a chamar a atenção do leitor. Esse comportamento nada mais é do que escanear visualmente um conteúdo antes de consumi-lo.

Tendo em vista que isso é muito comum entre os usuários, uma loja de móveis para sala de estar planejada moderna precisa investir na escaneabilidade de seus conteúdos.

Trata-se de uma técnica que organiza o material para que sua compreensão seja mais simples, rápida e dinâmica. Mas existem algumas estratégias que ajudam a alcançar esse propósito.

Como tornar o conteúdo escaneável?

Para que o conteúdo seja escaneável, é necessário investir em algumas práticas específicas. São elas:

Usar comprimento adequado

Não é interessante para o visitante precisar mover os olhos e o pescoço para ler as palavras que estão em uma linha. Quando isso acontece, é sinal de que ela está muito longa.

O criador de conteúdo precisa analisar a largura do blog para compreender se está oferecendo uma boa leitura. É um item que depende muito da fonte e do espaçamento, sendo preciso testar o layout para uma leitura confortável.

Criar cabeçalho e subtítulo

Cabeçalhos e subtítulos melhoram a experiência do usuário porque é muito comum escanear o texto do início ao fim, antes de começar a leitura.

É algo que as pessoas fazem tanto para verificar o tamanho do material quanto para saber qual é o assunto abordado no texto.

Por exemplo, se ele fala sobre lavadora de vidro, o leitor consegue ter uma ideia e consegue facilitar a leitura, caso queira começar a ler, adiantar o texto ou voltar em alguma parte específica.

Usar negrito e itálico

O uso de negrito e itálico traz mais clareza para o material. Assim sendo, deve-se usar negrito em palavras que serão destacadas e que trazem alguma mensagem importante.

O Itálico, por sua vez, ajuda a destacar livros, palavras estrangeiras, publicações, entre outros elementos. Essas recomendações podem variar de uma empresa para outra, mas é interessante manter um padrão e documentar em um manual de redação.

Trabalhar com pirâmide invertida

A pirâmide invertida é uma técnica do jornalismo que coloca as informações em ordem decrescente de relevância durante o texto, ou seja, o que é mais importante é escrito no primeiro parágrafo e assim por diante.

Usar os primeiros parágrafos para contextualizar, apresentar o problema e inserir todas as informações importantes é uma técnica que traz boa legibilidade, mesmo que as informações sejam aprofundadas ao longo do conteúdo.

Ao usar essa técnica em seu blog ou até mesmo em seus materiais de estudo, uma escola de curso de pilotagem de avião poupa o tempo do leitor com artigos que não são de seu interesse.

No entanto, é muito importante despertar a curiosidade do usuário, por meio de uma introdução que mostra o que o material vai abordar, mas sem resumir o assunto.

Usar diversos parágrafos

Não é fácil para o leitor processar as informações de um parágrafo muito extenso, principalmente na internet, onde tudo acontece rapidamente.

Dividir um bloco muito grande em diferentes parágrafos melhora o fluxo do texto e adiciona um pouco mais de espaço em branco, o que agrada os olhos do leitor.

Não existe uma fórmula para isso, mas recomenda-se usar três linhas em cada parágrafo para transmitir as ideias sobre o assunto.

Uma loja de materiais para forro de gesso também pode fazer parágrafos de uma única frase para destacar ideias mais importantes.

Usar bullet points

Bullet points são itens classificados por meio de listas curtas e eles são muito interessantes porque trazem vantagens para o material, como:

  • Transmite ideias concisas;
  • Destaque informações importantes;
  • Facilita a leitura;
  • Organiza informações.

Mas é crucial ter em mente que essa estratégia deve ser usada para frases e ideias curtas, visto que frases muito longas podem prejudicar a leitura e tornar desconfortável.

Investir em imagens

As imagens são excelentes recursos para atrair a atenção do leitor e complementam algo que está no texto. Também podem ser usadas para separar o conteúdo.

Usar imagens é algo tão importante para a parte estética do blog quanto para melhorar as estratégias de otimização. Existe uma grande quantidade de sites e bancos de imagens pagos gratuitos.

Uma companhia de construção de muro de vidro com inox pode usá-la em seus materiais, mas deve sempre incluir a palavra-chave trabalhada na publicação no atributo alto da imagem.

Investir em diferentes tipos de mídia

Além das imagens, existem outros tipos de mídia que valorizam ainda mais as publicações, como no caso de vídeos no YouTube, publicações do Facebook, entre outros recursos.

Um dos elementos mais interessantes para o blog é o GIF, principalmente quando o conteúdo produzido é mais descontraído.

Importância da escaneabilidade para o blog

Existem alguns motivos que estão transformando a experiência de leitura das pessoas, por exemplo, é muito comum que o usuário tenha várias abas abertas no navegador ao mesmo tempo.

Ele vai de uma leitura para outra de maneira dinâmica para consumir o conteúdo presente em cada página e isso acontece tanto nas redes sociais quanto em outras plataformas da internet.

Uma empresa de limpeza de estofados a vapor precisa se lembrar que as pessoas estão sem tempo e que fazem várias atividades simultaneamente ao longo do dia, por isso, é necessário otimizar o rendimento.

Isso também transformou os hábitos de leitura e ninguém quer perder tempo com algo irrelevante, por isso, é muito comum que as pessoas leiam por meio do padrão de leitura em F.

A maneira como uma pessoa lê um conteúdo em material expresso é totalmente diferente de sua leitura online.

No material físico, o olho do leitor é direcionado para o canto superior esquerdo da página, depois para o inferior direito, voltando para o superior esquerdo

Agora, quando uma pessoa está lendo um conteúdo digital, como um blog post sobre terceirização de serviços de copeira, seu modo de apreciação é diferente e isso acontece por conta da proximidade com a tela do dispositivo.

Primeiro acontece uma leitura dinâmica para avaliar o que está presente no material e se certificar de que aquilo é realmente valioso para o usuário.

Se a pessoa tiver a impressão de que o conteúdo não é relevante ou não conseguir identificar o que é abordado, é bem provável que feche a aba e faça outra pesquisa.

Quando o conteúdo passa na primeira avaliação, é bem provável que a pessoa continue sua leitura. Mas antes vai fazer uma leitura horizontal para ler o primeiro parágrafo e depois fazer um escaneamento vertical.

Tudo isso é realizado em alguns segundos, de maneira automática e natural. Pensar sobre isso é indispensável e faz a diferença na experiência do visitante.

Para não errar nesse processo, um prestador de serviço de paletização pode usar o método pirâmide invertida e colocar as informações mais importantes primeiro.

Considerações finais

As primeiras posições dos resultados de pesquisas são espaços muito disputados entre os criadores de conteúdo e uma das formas de alcançá-las é por meio da escaneabilidade de textos.

Depois de compreender seu conceito e sua importância, fica muito mais fácil colocar essa ação em prática. Com as dicas mostradas ao longo do conteúdo, o blog da empresa será mais escaneável e trará excelentes resultados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2401

ID de Referência: 2401

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários