Saiba 3 vantagens em criar um site institucional caracteristicas de um site institucional por que empresas precisam de um site institucional como fazer vantagens site institucional vs site comercial

Saiba 3 vantagens em criar um site institucional caracteristicas de um site institucional por que empresas precisam de um site institucional como fazer vantagens site institucional vs site comercial

post

Saiba 3 vantagens em criar um site institucional

Publicado em: 24/04/2023 / Atualizado em: 24/04/2023

Categorias: BlogConteúdo

Seja para uma pequena empresa ou uma grande corporação, um site institucional é uma das ferramentas mais importantes para estabelecer e diferenciar sua marca no ambiente digital. 

Como o nome sugere, ele é um site que tem como objetivo apresentar informações sobre a empresa, sem focar exclusivamente na venda de produtos ou serviços. 

Características de um site institucional:

Apresentação de dados e informações sobre a empresa: história, missão, valores, equipe e outros. Além de:

  • Possui um layout limpo e organizado;
  • Prioriza a usabilidade e a experiência do usuário;
  • Disponibiliza uma área de contato para o usuário;
  • Incentivando o relacionamento com a empresa.

Exemplos de sites institucionais bem-sucedidos são Google, Apple e Microsoft.

Por que empresas precisam de um site institucional?

Estabelecer credibilidade: o site institucional, seja ele de uma autoescola que realiza troca de categoria de cnh é uma forma de gerar confiança do público-alvo nas marcas, criando uma imagem mais profissional e sólida.

Gerar visibilidade, estar presente na web é uma ação fundamental para qualquer empresa, especialmente agora em um momento onde o acesso à internet é essencial para muitas pessoas.

Promover a marca, por meio de conteúdo relevante sobre a empresa, uma marca pode se posicionar como referência dentro do mercado.

Como fazer um site institucional

Existem diversas plataformas para a construção de sites, para qualquer tipo de empreendimento como mini escritório planejado, cada uma com suas características e recursos. 

Dentre as opções mais populares, existe o WordPress, uma das opções mais populares para criar sites, o WordPress é gratuito e possui diversas opções de customização.

O Wix: essencial para quem busca rapidez e praticidade na criação do site. Possui diversas opções de layouts e templates prontos.

o Shopify: voltada para a criação de lojas virtuais, a Shopify possui diversos recursos e possibilidades de customização.

Selecionando um design e template

A escolha do design e do template precisam estar alinhados com a identidade visual da marca. É importante optar por um layout que priorize a usabilidade e a experiência do usuário.

Personalizando o site institucional para a marca

É importante personalizar o site institucional para que ele tenha a cara da marca da loja de troca de pneus.

Sendo assim, é importante inserir informações sobre a empresa, usar imagens que representem o negócio, e ter um layout que seja agradável e coerente com o perfil do público-alvo.

Vantagens em criar um site institucional

Como já mencionado anteriormente, um site institucional é uma das ferramentas mais relevantes para mostrar e afirmar a marca no ambiente digital. 

  1. Aumento da visibilidade online

Um site institucional é uma das formas mais acessíveis e impressivas de apresentar a marca na internet. Com ele, é possível gerar mais visibilidade, aumentar o tráfego do site e fazer com que as pessoas conheçam a empresa.

  1. Melhoria da credibilidade e confiança da marca

A internet é um ambiente vasto e repleto de informações, por isso, é importante que a marca seja vista como profissional e confiável. 

Um site institucional é uma ótima oportunidade para gerar autoridade para uma empresa de locação servidor nuvem, por exemplo.

  1. Maior facilidade de comunicação com o público-alvo

Com um site institucional, a marca pode disponibilizar informações relevantes aos clientes e se aproximar de suas necessidades. 

Além disso, é possível manter um canal aberto para comunicação, seja por meio do chat, contato ou redes sociais.

Site institucional vs. site comercial

Diferenças entre os dois tipos de site o comercial é destinado à venda diretamente de produtos como mini pastel aperitivo ou serviços.

Enquanto um site institucional não é voltado apenas para a venda, mas sim apresentação da empresa e dos serviços e produtos oferecidos.

Quando é apropriado criar um site institucional em vez de um comercial

O site institucional é ideal para a apresentação da empresa e estabelecimento de credibilidade, enquanto o site comercial é voltado para a venda de produtos e serviços. 

Sendo assim, um site institucional é sempre indicado, mas caso a empresa queira se concentrar mais na venda direta, um site comercial pode ser mais apropriado.

Como combinar elementos de ambos os tipos de site

Na prática, é possível oferecer informações sobre a marca de forma institucional, e ao mesmo tempo, disponibilizar oportunidades de venda ao usuário. 

Sendo assim, pode unir as características de um site institucional com o layout e a possibilidade de venda de um site comercial, voltado para o serviço de recuperação estrutural de lajes, por exemplo.

Elementos essenciais de um site institucional

Antes de tudo a página inicial precisa ser atraente e informativa. A primeira página serve como cartão de visitas virtual da empresa. 

Por isso, é importante ter um site atrativo e informativo, com textos curtos e eficazes, enfatizando os pontos fortes da marca.

Páginas de “Sobre nós” e “Contato”

A página “Sobre Nós” é uma das mais importantes de um site institucional. É nessa área que o visitante poderá conhecer todo o histórico da empresa, missão, visão, valores, equipe entre outros.

Já a página de “Contato” para um vendedor de lavador de gases industriais precisa ser o mais acessível possível, com formulários de envio, endereço, telefone, e-mail e redes sociais.

Seções de depoimentos e portfólio

Essas seções mostram ao visitante que a marca possui credibilidade, experiência e qualidade em seu trabalho, por isso, é importante inserir cases e depoimentos, seja em formato de texto ou vídeo na página.

Como otimizar um site institucional para SEO

A priori é preciso selecionar as palavras-chave relevantes. É importante selecionar as palavras-chave que irão compor o site, que representam a identidade e a mensagem de marca, e que têm maior relevância de acordo com o público-alvo.

Criando títulos e descrições otimizados

Os títulos das páginas precisam ser claros, objetivos e indicar o conteúdo que será abordado. 

Além disso, as descrições precisam seguir as mesmas premissas, oferecendo uma prévia do que o usuário irá encontrar no conteúdo.

Otimizando a estrutura de URLs e tags de cabeçalho

As URLs precisam ser claras e objetivas e as tags de cabeçalho precisam conter a palavra-chave do conteúdo. Isso ajuda a indexar o conteúdo e melhorar o ranqueamento dele na busca orgânica.

Como medir o sucesso de um site institucional

É preciso acompanhar o tráfego e o engajamento do usuário, isto porque é importante monitorar o tráfego e o engajamento do usuário no site, utilizando ferramentas como o Google Analytics. 

É possível identificar onde os visitantes clicam mais dentro da página de aluguel de campo de futebol de sabão, os pontos de entrada e saída, entre outros.

Usando ferramentas de análise para monitorar o desempenho

Ferramentas que monitoram o desempenho do site, como o Google Search Console, também são importantes. 

Através do Google Search console, é possível monitorar a performance do site na busca orgânica, que é fundamental para o sucesso do site.

Realizando testes A/B para melhorias contínuas

É necessário sempre buscar melhorias no site, seja no design ou na usabilidade. Por essa razão, os testes A/B são ferramentas importantes que permitem fazer comparações das páginas de um site a fim de entender quais mudanças podem ser necessárias.

Erros comuns a evitar ao criar um site institucional

Não definir claramente os objetivos do site antes de criar ele, é preciso definir quais são os objetivos e o que deseja alcançar com o site. 

Isso possibilita que sejam definidas as estratégias de atuação no site, ajudando a ter um direcionamento claro e objetivo.

Usar um design desatualizado ou pouco profissional

O site institucional é a representação digital da sua marca na internet. Por isso, é importante evitar um design desatualizado, mal estruturado e tecnicamente mal elaborado. 

Um site mal desenvolvido pode comprometer a imagem da empresa, gerando a ideia de amadorismo ou falta de capricho.

Não otimizar o site para dispositivos móveis

É imprescindível que o site seja responsivo e possua uma ótima experiência do usuário em dispositivos móveis, caso contrário, pode prejudicar o engajamento do usuário e o desempenho do site na busca orgânica.

Considerações finais

Sendo assim, um site institucional é uma ferramenta essencial para empresas de todos os tamanhos, pois fornece uma presença online para a marca e permite uma comunicação eficaz com o público-alvo. 

Criar um site institucional envolve escolher a plataforma certa, selecionar um design atraente e personalizar o site para a marca. 

Além disso, é importante otimizar o site para SEO e medir o sucesso do site por meio de análises e testes A/B. 

No entanto, é preciso evitar erros comuns, como não definir claramente os objetivos do site, usar um design desatualizado ou não otimizar o site para dispositivos móveis. 

Com essas informações em mente, as empresas podem aproveitar as vantagens de um site institucional para aumentar a visibilidade online, melhorar a credibilidade da marca e se comunicar melhor com o público-alvo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2745

ID de Referência: 2745

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários