post

Qual arquivo de logo usar em meu site

Publicado em: 07/03/2022

Categorias: BlogMarcaMarketing

Abaixo segue algumas perguntas e respostas para ajudar você a entender mais sobre o arquivo de logo correto para ser usado em seu site.

O logo está em boa resolução?

O logo, para ser usado em diferentes formatos, tamanhos e mídias, precisa estar em boa resolução.

Para ser usado na web (websites e lojas virtuais) o melhor seria o logo no formato SVG.

O SVG é um formato vetorial, isso quer dizer que ele usa cálculos matemáticos internamente em seu arquivo, para gerar a visualização. Dessa maneira ele corrige automaticamente sua forma, através destes cálculos, quando você aumenta ou diminui sua proporção, sem perda de resolução.

Mas também é possível outros formatos como AI, EPS e PDF, que são formatos vetorizais e editaveis, que não é possível usar diretamente no site, mas podem ser convertidos, sem muito esforço, em SVG.

Caso você não tenha o arquivo do logo em SVG, abaixo segue uma lista dos principais formatos:

  • AI (Arquivo vetor editável no illustrator);
  • EPS (Arquivo vetor editável no illustrator e em outros softwares de ilustração, como CorelDraw por exemplo);
  • PDF (Quando o arquivo esta vetorizado)
  • PNG alto (Alta resolução, como 1000px de largura e/ou altura, com 72ppi, assim podemos até vetorizar de forma automática em softwares como illustrator);
  • PNG baixo (A mínima resolução recomendada é de 200px de largura e/ou altura, com 72ppi)
  • JPEG ou JPG alto (Alta resolução, como 1000px de largura e/ou altura, com 72ppi, assim podemos até vetorizar de forma automática em softwares como illustrator);
  • JPEG ou JPG baixo (A mínima resolução recomendada é de 200px de largura e/ou altura, com 72ppi)

Alguns formatos acima, como o PDF, AI e EPS, são ótimos formatos vetoriais, que podem ser facilmente editáveis em softwares como o illustrator, e transformados em vários outros formatos, incluindo o SVG e PNG.

Porem, formatos como o PDF, AI e EPS, só são editáveis se o conteúdo dentro estiver vetorizado, não adianta nada colocar um arquivo bitmap (PNG ou JPEG), dentro de um arquivo PDF. (Muitos fazem isso, e acham que assim o arquivo esta vetorizado, e não é bem assim).

Formatos a serem evitados para o envio:

  • GIF (Apenas se necessitar de animação);
  • WEBP (Formato de imagem otimizado para Web, é bom usar no site, mas não para enviar para um design trabalhar, a otimização de uma imagem normal para WebP, deve ser feita no ultimo estagio do site);
  • .DOC (Arquivos com extensão .doc são arquivos de texto, e criados via softwares como Word, que não são recomendados para design);
  • .MP4 (Este formato é recomendado para vídeos, e acredite se quiser, alguns pode enviar neste formato);

Possui identidade visual?

Muitos clientes se atrapalham e dizem que sim, que sua marca possui identidade visual, apenas porque possui um mockup bonito, ou um manual da marca, que também não é a mesma coisa.

A identidade visual vai muito além de apenas o logo, assim como você (sua personalidade, seu gosto, suas preferencias), vão muito além da sua foto de RG.

O que é Identidade Visual?

Abaixo segue um trecho retirado do site do Design de marca Marcelo Kimura, onde explica em resumo, o que seria uma identidade visual:

É um conjunto de elementos que representam de forma visual uma empresa, uma pessoa, um serviço ou um evento. Formado por cores, tipografia e formas específicas, a Identidade Visual tem como elemento central o logotipo, que pode servir de base para todos os materiais.

Marcelo Kimura – marcelokimura.com.br

A identidade visual, carrega muitos conceitos, muito além do logo (símbolo), carrega a personalidade da marca.

Este documento geralmente é bem extenso, rico em detalhes de quem é a marca, e o que ela representa.

Possui manual da marca?

O manual da marca, é um documento informativo, com alta relevância, porem geralmente, mais resumido do que o arquivo da Identidade visual.

Porem, ele também é de extrema importancia, pois, enquanto o arquivo da IDV carrega informações sobre a personalidade da marca, o manual da marca, carrega informações relevantes do arquivo do logo (símbolo), seus tipos de uso, resolução, formatos, e suas regras do que fazer e não fazer.

Basicamente, o arquivo do manual da marca, carrega as informações técnicas da marca, focadas no logo (símbolo), e suas regras de uso.


Link de compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/1515

ID de Referência: 1515

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem para mim, e sugira alguma publicação de algum tema que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários