post

Qual arquivo de logo usar em meu site

Publicado em: 07/03/2022 / Atualizado em: 07/03/2022

Categorias: BlogMarcaMarketing

Abaixo segue algumas perguntas e respostas para ajudar você a entender mais sobre o arquivo de logo correto para ser usado em seu site.

O logo está em boa resolução?

O logo, para ser usado em diferentes formatos, tamanhos e mídias, precisa estar em boa resolução.

Para ser usado na web (websites e lojas virtuais) o melhor seria o logo no formato SVG.

O SVG é um formato vetorial, isso quer dizer que ele usa cálculos matemáticos internamente em seu arquivo, para gerar a visualização. Dessa maneira ele corrige automaticamente sua forma, através destes cálculos, quando você aumenta ou diminui sua proporção, sem perda de resolução.

Mas também é possível outros formatos como AI, EPS e PDF, que são formatos vetorizais e editaveis, que não é possível usar diretamente no site, mas podem ser convertidos, sem muito esforço, em SVG.

Caso você não tenha o arquivo do logo em SVG, abaixo segue uma lista dos principais formatos:

  • AI (Arquivo vetor editável no illustrator);
  • EPS (Arquivo vetor editável no illustrator e em outros softwares de ilustração, como CorelDraw por exemplo);
  • PDF (Quando o arquivo esta vetorizado)
  • PNG alto (Alta resolução, como 1000px de largura e/ou altura, com 72ppi, assim podemos até vetorizar de forma automática em softwares como illustrator);
  • PNG baixo (A mínima resolução recomendada é de 200px de largura e/ou altura, com 72ppi)
  • JPEG ou JPG alto (Alta resolução, como 1000px de largura e/ou altura, com 72ppi, assim podemos até vetorizar de forma automática em softwares como illustrator);
  • JPEG ou JPG baixo (A mínima resolução recomendada é de 200px de largura e/ou altura, com 72ppi)

Alguns formatos acima, como o PDF, AI e EPS, são ótimos formatos vetoriais, que podem ser facilmente editáveis em softwares como o illustrator, e transformados em vários outros formatos, incluindo o SVG e PNG.

Porem, formatos como o PDF, AI e EPS, só são editáveis se o conteúdo dentro estiver vetorizado, não adianta nada colocar um arquivo bitmap (PNG ou JPEG), dentro de um arquivo PDF. (Muitos fazem isso, e acham que assim o arquivo esta vetorizado, e não é bem assim).

Formatos a serem evitados para o envio:

  • GIF (Apenas se necessitar de animação);
  • WEBP (Formato de imagem otimizado para Web, é bom usar no site, mas não para enviar para um design trabalhar, a otimização de uma imagem normal para WebP, deve ser feita no ultimo estagio do site);
  • .DOC (Arquivos com extensão .doc são arquivos de texto, e criados via softwares como Word, que não são recomendados para design);
  • .MP4 (Este formato é recomendado para vídeos, e acredite se quiser, alguns pode enviar neste formato);

Possui identidade visual?

Muitos clientes se atrapalham e dizem que sim, que sua marca possui identidade visual, apenas porque possui um mockup bonito, ou um manual da marca, que também não é a mesma coisa.

A identidade visual vai muito além de apenas o logo, assim como você (sua personalidade, seu gosto, suas preferencias), vão muito além da sua foto de RG.

O que é Identidade Visual?

Abaixo segue um trecho retirado do site do Design de marca Marcelo Kimura, onde explica em resumo, o que seria uma identidade visual:

É um conjunto de elementos que representam de forma visual uma empresa, uma pessoa, um serviço ou um evento. Formado por cores, tipografia e formas específicas, a Identidade Visual tem como elemento central o logotipo, que pode servir de base para todos os materiais.

Marcelo Kimura – marcelokimura.com.br

A identidade visual, carrega muitos conceitos, muito além do logo (símbolo), carrega a personalidade da marca.

Este documento geralmente é bem extenso, rico em detalhes de quem é a marca, e o que ela representa.

Possui manual da marca?

O manual da marca, é um documento informativo, com alta relevância, porem geralmente, mais resumido do que o arquivo da Identidade visual.

Porem, ele também é de extrema importancia, pois, enquanto o arquivo da IDV carrega informações sobre a personalidade da marca, o manual da marca, carrega informações relevantes do arquivo do logo (símbolo), seus tipos de uso, resolução, formatos, e suas regras do que fazer e não fazer.

Basicamente, o arquivo do manual da marca, carrega as informações técnicas da marca, focadas no logo (símbolo), e suas regras de uso.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/1515

ID de Referência: 1515

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários