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Qual a importância do design para as empresas?
Publicado em: 13/08/2022 / Atualizado em: 13/08/2022
O conceito de design pode ser compreendido como um processo que ajuda a solucionar problemas, independentemente de qual seja, usando como recurso a manipulação de atributos visuais.
Você já parou para pensar que todas as ações que realizam no dia a dia estão diretamente relacionadas ao design? O simples ato de abrir a porta de casa, escovar os dentes, ligar seu computador, enfim, tudo conta com o design.
Isso porque existe ou existiu alguém por trás do design de tudo o que usamos para facilitar o nosso dia a dia e solucionar problemas presentes no cotidiano. Por exemplo, o elevador funciona como tal, justamente porque alguém o planejou dessa forma.
Quando se trata de marketing digital, o conceito não é diferente, pois o propósito é criar soluções inovadoras e compatíveis com as necessidades das pessoas nos dias de hoje.
O design entra justamente nesse processo, uma vez que aumenta o apelo visual dos materiais, ajuda a marca a se comunicar de maneira clara e objetiva, aumenta o engajamento do público e influencia na decisão de compra.
Pensando nisso, e neste artigo, você vai entender o conceito de design e qual é a importância dele para as organizações.
Entenda o que é design
Qualquer profissional pode ter um pouco de dificuldades na hora de conceituar sua área de atuação, mas para os designers, essa dificuldade pode ser um pouco maior, tendo em vista que essa área é passível de interpretações variadas.
No dia a dia, ouvimos vários comentários que envolvem esse setor, por exemplo, quando alguém fala que um modelo novo de automóvel tem um design arrojado, ou então que o design de um aparelho celular é diferente.
Uma fábrica de caixas utiliza determinado design para fabricar seus produtos, e todas essas definições, além de muitas outras, acabam fazendo com que a compreensão das pessoas sobre o assunto seja um pouco limitada.
O fato é que existem diferentes conceitos onde o design pode ser aplicado, mas, de modo geral, ele se refere a um processo ou ciência que ajuda a solucionar um problema, independentemente de qual seja.
Todos os problemas presentes no mundo, sejam eles de cunho social ou gráfico, podem ser solucionados por meio do design.
Para facilitar a sua definição, podemos usar o significado presente no dicionário, que diz que o design nada mais é do que conceber um projeto e seu planejamento.
Por isso, a área é classificada como um planejamento voltado para a resolução de problemas. Só que assim como vários outros setores, ele é dividido em subcategorias, como:
- Design gráfico;
- Design de produto;
- Design de ambientes;
- Design de moda;
- Design de animação;
- Web design;
- Design editorial.
Aliás, o design gráfico também abrange design de interfaces e de embalagens, mas mesmo que essas sejam as áreas mais conhecidas e usadas por empresas de vários setores, como as de serviços de limpeza terceirizada, existem outras de visões.
Para o marketing digital, o design gráfico é o mais importante, pois é ele que vai otimizar o site e cuidar de todos os elementos visuais da marca.
Seu propósito é desenvolver um projeto capaz de solucionar um problema, usando os recursos visuais. Para uma empresa, eles estão presentes no site, peças digitais, materiais impressos, embalagens, tipografias, identidade visual e ilustrações.
Todos esses elementos podem ser trabalhados separadamente ou em conjunto, e a partir disso, começamos a compreender a importância do design para as organizações.
Importância do design para as empresas
Hoje em dia, para que uma marca seja considerada boa e confiável, ela precisa muito mais do que um logotipo bonito, mesmo que ela seja a principal representação da organização no mercado.
O design precisa estar alinhado aos objetivos da corporação e ajudá-la a alcançar o posicionamento que deseja em seu segmento.
Se a identidade visual de um escritório de arquitetura especializado em quartos infantis planejados for bem trabalhada, vai agregar valor ao seu status e seus meios de comunicação, como ponto de venda, redes sociais, site e materiais gráficos.
O design pode ser aplicado aos produtos da marca, de modo a diferenciá-la de seus concorrentes, combinando a aparência física com os valores que possui.
Mas, quando se trata da influência que a identidade visual exerce, um bom design é fundamental para que o público possa perceber a organização da melhor maneira, se engajar com ela e adquirir suas soluções. Dentre as vantagens do design estão:
Comunicação clara e assertiva
Negócio precisa ter uma boa comunicação com o público para fortalecer o relacionamento com ele, e pode esperar muito mais quando trabalha com inovação estética e os conteúdos acompanham a imagem da marca.
Isso acontece porque a interação sensorial oferecida por uma boa apresentação, juntamente com uma abordagem pensada mas necessidades do consumidor, faz com que as pessoas se lembrem de uma escola para habilitados.
Como resultado, sua aplicação será coerente com a identidade visual da companhia, aumentando sua capacidade de atrair e reter os clientes.
Aumenta o valor da marca
A partir do momento em que as necessidades e o perfil do cliente passam a ser o centro do processo criativo, o design utiliza seus próprios princípios para resolver problemas em todos os setores.
Isso ajuda a criar uma sinergia para o cliente, indo muito além de apenas aumentar os lucros. Na verdade, trata-se de uma consequência proveniente da credibilidade e do valor que os usuários enxergam nos produtos e serviços.
Aumenta a empatia do público
O principal fundamento do design é a empatia e isso exige que o profissional da área procure entender e identificar as expectativas dos usuários.
Se uma empresa especializada em projeto de loja 3D souber quais são as necessidades, desejos e desafios das pessoas, saberá criar as melhores soluções para elas.
Por que investir em design?
No âmbito digital, o design é fundamental para aumentar as conversões. Os primeiros segundos de um visitante no site são determinantes para os resultados das estratégias de marketing digital.
Para se ter uma ideia, as empresas têm apenas 8 segundos para capturar a atenção das pessoas que acessam suas páginas. Cerca de 94% das vezes que alguém desconfiou de uma página na internet foi por conta de problemas com o design do site.
De acordo com Steve Jobs, o design está muito além da aparência, depois também trata do modo como as coisas funcionam. Em outras palavras, um bom design em seu site vai muito além de construir uma página bonita.
Embora o design seja aplicado na elaboração de embalagem para biscoito artesanal e muitas outras finalidades, quando se trata das estratégias de marketing digital, é imprescindível compreender muito bem o termo.
É assim que a companhia vai melhorar a usabilidade da plataforma, garantir que o visitante tenha uma experiência positiva, que a navegabilidade seja agradável e que a arquitetura da informação seja bem trabalhada.
Ademais, vai garantir total acessibilidade e cuidar da segurança dos usuários. Em vista de todas essas aplicações, fica muito claro que o design está além de um layout agradável aos olhos.
Somente por meio dele é que o site de um fabricante de máscara personalizada feminina será realmente funcional. A funcionalidade é fundamental para converter os visitantes em leads e estes sem clientes.
Tendo em vista que as pessoas acessam a internet cada vez mais por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, investir em um bom design se torna ainda mais crucial para o sucesso das estratégias.
Uma das práticas mais importantes é o marketing de conteúdo, mas é impossível acessar os materiais se a página demora muito para carregar ou os elementos ficam prejudicados na tela dos celulares e outros dispositivos.
Inclusive, o site precisa oferecer uma boa experiência quando o visitante reduz o tamanho da página no computador, mas ainda existem muitos erros nesse sentido.
Tenha em mente que essa plataforma funciona como a base para todas as estratégias de marketing digital de uma oficina credenciada HDI. Ou seja, qualquer erro no design da página pode prejudicar consideravelmente os demais investimentos.
É justamente por isso que as organizações precisam contratar profissionais do setor, habilitados para garantir a construção de plataformas bem elaboradas e pensadas com base nas necessidades dos usuários.
Considerações finais
O design é um setor capaz de agregar valor aos produtos e serviços, além de ajudar a desenvolver uma linguagem visual clara e objetiva, pensando nas necessidades do público e do negócio em si.
Propõem soluções práticas e inovadoras, e muito além de resolver problemas, busca soluções que vão desde o planejamento até a execução do projeto.
No marketing digital, muito mais do que um site bonito, o canal institucional será funcional e capaz de aumentar as taxas de conversão.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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