Entenda a Psicologia das cores e sua influencia no Marketing significado das cores no marketing influencia das cores no mundo dos negocios

Entenda a Psicologia das cores e sua influencia no Marketing significado das cores no marketing influencia das cores no mundo dos negocios

post

Entenda a Psicologia das cores e sua influência no Marketing

Publicado em: 28/02/2023 / Atualizado em: 28/02/2023

Categorias: BlogConteúdoMarketing

A psicologia das cores tem o poder de nos revelar como a mente humana processa determinadas emoções a partir de cores diferentes.  

Ou seja, já existe o entendimento de que as cores podem estimular diferentes sentimentos, emoções e até mesmo desejos nos seres humanos. 

Dessa forma, setores como o design e a arquitetura costumam explorar as potencialidades das diferentes cores, o que também tem ocorrido na área do marketing. 

No marketing a ideia é chamar a atenção dos clientes, com um respeito à fase da compra, assim como à jornada do consumidor. 

Dessa forma, desenvolver um conhecimento sobre as cores pode ser importante para trazer o impacto certo no cliente. 

Neste artigo, você entenderá como a psicologia das cores pode influenciar o marketing positivamente. Prossiga a leitura!

Psicologia das cores no marketing

Quando falamos sobre a psicologia das cores de modo geral, estamos nos referindo ao estudo que visa a compreensão sobre como funciona o comportamento das pessoas diante de uma determinada cor. 

Ou seja, é um estudo da psicologia que visa entender o impacto que cada cor gera nos usuários. O entendimento sobre esse significado é importante quando se tem a finalidade de transmitir alguma informação, principalmente, na área da comunicação e do marketing. 

Dessa forma, tendo o entendimento sobre a psicologia das cores, é possível desenvolver atividades dentro das estratégias de marketing digital que sirvam para chamar a atenção das pessoas. 

Isso porque as pessoas se importam com o layout de uma página, com a aparência do produto e até mesmo com o tipo de anúncio que é exibido nas redes sociais. 

Geralmente, as cores podem trazer o seguinte impacto:

  • Emoção positiva;
  • Tristeza por algum tipo de lembrança ou associação;
  • Raiva;
  • Curiosidade;
  • Alegria. 

Por isso, existem pontos que são negativos nas cores e que devem ser evitados em sua estratégia de comunicação e marketing. Uma das formas de saber disso é entender o significado das cores. Falaremos sobre isso a seguir!

Significado das cores no marketing

A partir do entendimento sobre as cores provocando algum tipo de sensação ou emoção, vamos entender o significado das principais cores na área do marketing. Neste artigo, falaremos sobre o significado das seguintes cores:

marke

  • Vermelho;
  • Azul;
  • Verde;
  • Rosa;
  • Roxo;
  • Laranja. 

O vermelho é uma cor bastante intensa e que deve ser trabalhada com cuidado, já que pode indicar sentimentos ligados à raiva, ao desejo, velocidade, poder, calor e até mesmo, amor. Ou seja, o vermelho pode ir desde um sentimento positivo até um alerta de perigo. 

Já o azul, pode transmitir uma ideia de fé e de espiritualidade, estando ligado à calma, assim como uma sensação de segurança. 

No caso do verde, geralmente, sua associação está para aspectos de cura, meio ambiente, renovação, fertilidade, natureza, mas também pode representar a cor da inveja. No caso do rosa, ele pode indicar desde inocência e romantismo, até o charme, leveza e um tom de inocência. 

O roxo pode se relacionar ao aspecto sexual, do erotismo, mas também está ligado ao mistério, ao luto, à nobreza e à intimidade. 

Por fim, o laranja, que é uma cor altamente vibrante, pode representar calor, equilíbrio, energia, assim como uma extravagância. 

Antes de criar qualquer estratégia, seja nas redes sociais ou em uma loja física, que estejam direcionadas ao marketing, é muito importante entender qual é o significado dessas cores, para assim trabalhar em cima de uma estratégia que seja positiva para a sua marca.

Inclusive, até mesmo para o site ou para o blog é importante fazer uma análise de qual é a melhor cor. As cores de banner, botão de call to action, dentre outros, também precisam passar por uma análise, levando em conta o entendimento da cor e o público-alvo.  

Influência das cores no mundo dos negócios

Na introdução deste artigo, explicamos que as cores possuem um impacto no cérebro humano, o que provoca uma sensação, emoção ou até mesmo, um desejo. Dessa forma, isso pode ser explorado por diversos setores e negócios. 

Os principais setores que podem explorar são na área do design, que trabalham com essa criatividade na elaboração de produtos, na área da arquitetura de móveis e dos imóveis, assim como na área da moda, vestuário e do marketing. 

Seja qual for o setor, o ideal é fazer testes para identificar o que tem dado certo. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2494

ID de Referência: 2494

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários