Por que deveria desenvolver um aplicativo para sua empresa o que e como desenvolver um aplicativo para sua empresa beneficios de criar um aplicativo outras vantagens que podem ser aproveitadas

Por que deveria desenvolver um aplicativo para sua empresa o que e como desenvolver um aplicativo para sua empresa beneficios de criar um aplicativo outras vantagens que podem ser aproveitadas

post

Por que deveria desenvolver um aplicativo para sua empresa

Publicado em: 13/02/2023 / Atualizado em: 14/09/2023

Categorias: BlogConteúdo

O avanço tecnológico fez com que empreendedores começassem a investir no desenvolvimento de um aplicativo para sua empresa

O uso de dispositivos móveis (smartphones, relógios inteligentes e tablets) cresceu e essa tendência foi o cenário perfeito para o surgimento de aplicativos que facilitam a rotina das pessoas.

Os chamados aplicativos corporativos são uma excelente maneira de tornar a gestão do negócio mais simples e assim oferecer produtos ou serviços de qualidade aos consumidores.

Os aplicativos possibilitam organizar as atividades do seu negócio, promove boa comunicação, facilita o cuidado da parte financeira, entre outros pontos que otimizam o tempo do empreendedor e seus colaboradores.

O que é um aplicativo empresarial?

Os aplicativos empresariais são desenvolvidos com foco em otimizar tempo e promover a integração entre clientes, colaboradores e fornecedores da empresa, tornando o relacionamento mais próximo.

Há muitas possibilidades, mas a finalidade desses aplicativos podem variar conforme as necessidades de cada negócio. Os mais comuns são usados para:

Comunicação interna

Possibilita a criação de canais personalizados e exclusivos que tornam a comunicação mais eficiente entre os colaboradores e consequentemente entre os setores. Alguns podem ser utilizados como uma rede social corporativa.

Controle financeiro

Os apps desta área permitem alterações e inclusões de informações financeiras, análise química, além de facilitar a consulta que pode ser feita remotamente.

Gestão de vendas

Facilita as ações e tarefas relacionadas às vendas internas e externas, principalmente em momentos em que os colaboradores precisam consultar dados dos clientes e organizar o envio dos pedidos.

Gestão de reembolso

Ajuda no acompanhamento dos gastos, envio de notas por meio do aplicativo, gera relatórios de forma automática, processos de adiamento e aprovações.

Relacionamento com o cliente

Facilitam os processos de abertura de chamadas, acompanhamento dos leads (potenciais clientes), cadastro de consumidores, questões de suporte e consulta de informações relevantes sobre a empresa, por parte dos clientes.

Estes são apenas alguns exemplos que mostram o quão amplo são os aplicativos empresariais, ou seja, ele proporciona inúmeras possibilidades, atendendo necessidades e objetivos de uma empresa administradora de condomínio e de outras áreas.

Sendo assim, as empresas podem investir no uso e até mesmo no desenvolvimento de um aplicativo que pode funcionar como boas ferramentas para otimização de tempo, resultados, além de aumentar a eficiência das atividades.

Um ponto importante ao investir em aplicativos é verificar se as versões são web ou mobile, ou seja, se podem ser usados no computador ou em dispositivos móveis.

Como desenvolver um aplicativo para sua empresa?

Considerando o que é um aplicativo e como ele pode ajudar nos negócios, os empreendedores podem investir no desenvolvimento de um app para a sua empresa, um diferencial interessante e que contribui para o sucesso do negócio.

No entanto, é comum o surgimento de dúvidas sobre como desenvolver um app, valores que precisam ser investidos e outros fatores.

Os valores, por exemplo, podem mudar por conta do:

  • Design;
  • Sistema operacional;
  • Profissionais envolvidos;
  • Funcionalidades e outras questões.

Isto posto, ao decidir investir no desenvolvimento de um aplicativo, é importante entender os objetivos e necessidades do seu negócio, porque quanto maior a compreensão, melhor será essa ferramenta que pode contribuir na rotina de trabalho.

O aplicativo da sua empresa de manutenção de ar condicionado precisa ser não só um facilitador das atividades da companhia, mas também ser um canal de geração de negócios e relacionamento com o cliente, porque caso contrário, será apenas mais um canal que consome os recursos e gera gastos para a empresa.

Dois fatores devem ser considerados: o tempo em que será desenvolvido e a forma. Esses são detalhes que fazem a diferença nos resultados.

O tempo considera os meses e dias que serão levados para criar o aplicativo. E por que isso é importante? Para não perder o tempo e momento do seu negócio.

A forma está relacionada a como será feito, ou seja, o desenvolvimento será feito pela equipe interna do seu negócio ou será necessário investir na contratação de profissionais especializados para acelerar esse projeto?

Essas questões podem alterar o valor necessário para criar um aplicativo, por exemplo, para uma usinagem cnc.

O ideal é pensar no desenvolvimento por etapas, assim você consegue entender melhor o que cada etapa e quais são as ações que precisam ser feitas para desenvolver cada uma delas.

O processo para desenvolver um aplicativo é dividido em:

  1. Wireframing

Conhecido como planejamento do aplicativo e nele pode ser colocada todas as ideias: cores, como você gostaria que fosse esse app, botões, desempenho e outros fatores.

Essas informações são muito importantes, por isso precisam ser bem definidas porque influenciam nas etapas de design e programação, porque elas viabilizam tudo que foi planejado.

O wireframe funciona como um rascunho, um esboço para fundamentar o aplicativo e fazê-lo conforme o desejado. Um profissional de UX pode desenvolver mapeamento dos clientes e assim detalhar as funções e telas complementares do app.

Neste momento, é possível discutir posicionamento de botões, logo, imagens e outros detalhes que ajudam na comunicação e são importantes para o processo de design.

Essa estruturação do planejamento ajuda muito os envolvidos em pontos que podem precisar de reavaliação ou detalhes que devem ser repensados ou até excluídos do projeto.

Sendo assim, o wireframe tem um papel importante, ajudando que as próximas etapas ocorram sem complicações, que só começam após a aprovação do projeto.

  1. Design

É o momento em que as ideias do wireframe se tornam realidade, ou seja, é iniciada a parte prática do design.

O papel do designer é tornar o aplicativo atrativo e interessante para os usuários.

Por isso um bom wireframe é importante, porque o designer consegue entender melhor as ideias, por quem o app será utilizado, como será usado, as tecnologias envolvidas e em quais plataformas será disponibilizado.

Nesta etapa, todas as ideias que estavam no papel começam a ganhar forma e os profissionais criam telas, paleta de cores, ícones e como tudo isso irá funcionar no momento em que a pessoa clicar.

Toda a parte visual, desde a mais básica até a sofisticada proposta no wireframe inicial pode ser adaptada para Android ou iOS conforme as necessidades de vontades do empreendedor de transporte de medicamentos ou de outras áreas.

  1. Programação

A terceira e última etapa é destinada a dar vida ao design, ou seja, a programação é responsável por tornar o aplicativo funcional aos usuários.

O profissional responsável por programar pode definir o sistema operacional e as telas e todas as ideias pensadas nas etapas anteriores se tornam reais, resultando em um aplicativo interativo e funcional.

Códigos são desenvolvidos para sustentar o design pensando no wireframe e com a linguagem de programação escolhida cada coisa fica em seu devido lugar e com isso o projeto pode ser finalizado e o usuário pode usufruir do seu aplicativo.

Benefícios de criar um aplicativo

Se você deseja mais visibilidade para o seu negócio, investir no desenvolvimento de um aplicativo é importante, principalmente considerando que mais pessoas têm acesso à internet.

Os benefícios de uma empresa de sistema de filtração a vácuo apostar no desenvolvimento de aplicativos são:

  • Aumenta a valorização da sua marca;
  • Melhora a fidelização dos clientes;
  • Ajuda no envolvimento com os clientes;
  • Possibilidade de ter um canal direto de comunicação com o consumidor;
  • Agrega uma imagem de inovadora a empresa;
  • Potencializa as vendas;
  • Aumenta o retorno financeiro do negócio;
  • Oferece mais valor aos clientes;
  • Permite melhorar o atendimento ao cliente;
  • Oportunidade da empresa aproveitar um mercado em constante crescimento.

Outras vantagens que podem ser aproveitadas com o desenvolvimento de aplicativos

Ao investir no desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, na versão mobile, a sua empresa também pode colocar no app as mesmas opções que já são oferecidas no site.

Mas, o importante é os empreendedores entenderem que um aplicativo proporciona muitos ganhos aos negócios, seja de manutenção de empilhadeiras ou de outros segmentos, ter um app mostra o quanto a empresa está ligada nas tendências e se preocupa em oferecer o melhor aos seus clientes.

Uma vantagem interessante em ter um aplicativo é a oportunidade de tornar a marca mais reconhecida, principalmente pelo público mais jovem, que prefere fazer compras e outras tarefas importantes pelo celular.

Para as empresas de banho de ouro em prata ter um aplicativo bem estruturado permite ter acesso a dados importantes e que podem ajudar nas estratégias de marketing, além de entender melhor a interação das pessoas com o aplicativo.

Deste modo, com muitos pontos positivos, os investimentos para desenvolver um aplicativo pode render ganhos interessantes para a sua empresa, tornando-a diferenciada no mercado, além de ganhar a confiança e preferência dos clientes.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2436

ID de Referência: 2436

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários