post
Passo a Passo de Como Criar uma Instância Ubuntu no AWS Lightsail
Publicado em: 28/04/2024 / Atualizado em: 28/04/2024
Neste artigo vou ensinar passo a passo como criar e configurar sua primeira instancia no AWS Lightsail para que você consiga subir sites ou aplicações web de maneira simplificada.
Introdução ao Lightsail
Caso você não conheça, o Lightsail é um serviço que facilita você a criar e instalar servidores na AWS (Amazon Web Service), uma das maiores empresas de tecnologia do mercado.
Em contra partida, possível usar o serviço do EC2 (Serviço de servidores na nuvem da AWS) para subir maquinas robustas completas, para hospedar sites e aplicações de grande porte, mas as vezes isso fica muito distante de alguns desenvolvedores ou empresas menores, por sua complexidade de configuração. Por isso, a AWS tem o serviço do Lightsail, que facilita essa questão para você.
Subindo uma instancia no Lightsail
Primeiro você precisa acessar https://lightsail.aws.amazon.com/ para logar na sua conta. Caso não tenha uma conta, crie uma.
Ao abrir o painel do lightsail você poderá visualizar suas instancias criadas, ou caso não tenha nenhuma ele ficará vazio. Abaixo segue foto do meu painel, onde tenho 2 instancias rodando:
Criando uma instancia do zero
Agora que estamos entro do lightsail, vamos criar uma instancia. Primeiro, clique no botão laranja “criar instancia”, como mostra a imagem abaixo:
Na próxima tela, selecione as opções abaixo:
Selecione um plano:
Recomendo começar pelo menos pelo plano de 1GB de memória, e depois ir subindo caso queira.
Depois disso, de qualquer nome que quiser, e clique em “criar instancia”, como mostra abaixo:
Conectando um IP estático
É recomendado usar um IP estático pois assim, você não tem problemas caso o IP da maquina mude, ele vai continuar o mesmo para você. Isso é bom para quem vai configurar um domínio para apontar para esta instancia.
Para isso, acesse a sua instancia assim que ela finalizar de instalar. Depois, clique na aba “Redes”. E por fim, logo abaixo vai ter a opção de “criar IP estático”.
No meu print acima, já tem um IP estático criado, por isso pode estar diferente do seu, mas assim que clicar para criar, vai aparecer uma tela para criar um nome, preencha com o nome que quiser, e clique para criar, e pronto.
Habilitando a porta 443 para usar HTTPS
Recomendo também, na mesma pagina, criar a entrada da porta HTTPS, para usar uma conexão segura em sua aplicação. Para isso, na seção de “Firewall”, clique em “adicionar regra”, selecione “HTTPS”, e depois clique em “criar”.
Pronto! Agora sua instancia esta funcionando, e pronta para receber sua aplicação web.
Agora é só ir no seu painel de DNS, e configurar o apontamento do domínio ou subdomínio, criando um registro do tipo A, com o valor do IP estático que acabou de criar.
Publicações recomendadas:
Inscreva-se em Nossa News:
Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.
Link Curto para Compartilhamento
Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.
bruno.art.br/pb/4959
ID de Referência: 4959
Sugira uma publicação
Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.