post

Passo a Passo de Como Criar uma Instância Ubuntu no AWS Lightsail

Publicado em: 28/04/2024

Categorias: BlogLightsail AWS

Neste artigo vou ensinar passo a passo como criar e configurar sua primeira instancia no AWS Lightsail para que você consiga subir sites ou aplicações web de maneira simplificada.

Introdução ao Lightsail

Caso você não conheça, o Lightsail é um serviço que facilita você a criar e instalar servidores na AWS (Amazon Web Service), uma das maiores empresas de tecnologia do mercado.

image 11
print da homepage do amazon lightsail

Em contra partida, possível usar o serviço do EC2 (Serviço de servidores na nuvem da AWS) para subir maquinas robustas completas, para hospedar sites e aplicações de grande porte, mas as vezes isso fica muito distante de alguns desenvolvedores ou empresas menores, por sua complexidade de configuração. Por isso, a AWS tem o serviço do Lightsail, que facilita essa questão para você.

Subindo uma instancia no Lightsail

Primeiro você precisa acessar https://lightsail.aws.amazon.com/ para logar na sua conta. Caso não tenha uma conta, crie uma.

Ao abrir o painel do lightsail você poderá visualizar suas instancias criadas, ou caso não tenha nenhuma ele ficará vazio. Abaixo segue foto do meu painel, onde tenho 2 instancias rodando:

Captura de Tela 2024 04 28 às 15.40.18
print do painel do lightsail

Criando uma instancia do zero

Agora que estamos entro do lightsail, vamos criar uma instancia. Primeiro, clique no botão laranja “criar instancia”, como mostra a imagem abaixo:

Captura de Tela 2024 04 28 às 15.40.18 2
botão “criar instancia” lightsail

Na próxima tela, selecione as opções abaixo:

image 6
Tela de configuração

Selecione um plano:

image 7
Planos do lightsail

Recomendo começar pelo menos pelo plano de 1GB de memória, e depois ir subindo caso queira.

Depois disso, de qualquer nome que quiser, e clique em “criar instancia”, como mostra abaixo:

image 8
criando instancia lightsail

Conectando um IP estático

É recomendado usar um IP estático pois assim, você não tem problemas caso o IP da maquina mude, ele vai continuar o mesmo para você. Isso é bom para quem vai configurar um domínio para apontar para esta instancia.

Para isso, acesse a sua instancia assim que ela finalizar de instalar. Depois, clique na aba “Redes”. E por fim, logo abaixo vai ter a opção de “criar IP estático”.

image 9
print da tela de redes do lightsail

No meu print acima, já tem um IP estático criado, por isso pode estar diferente do seu, mas assim que clicar para criar, vai aparecer uma tela para criar um nome, preencha com o nome que quiser, e clique para criar, e pronto.

Habilitando a porta 443 para usar HTTPS

Recomendo também, na mesma pagina, criar a entrada da porta HTTPS, para usar uma conexão segura em sua aplicação. Para isso, na seção de “Firewall”, clique em “adicionar regra”, selecione “HTTPS”, e depois clique em “criar”.

image 10
print da tela de firewall do lightsail

Pronto! Agora sua instancia esta funcionando, e pronta para receber sua aplicação web.

Agora é só ir no seu painel de DNS, e configurar o apontamento do domínio ou subdomínio, criando um registro do tipo A, com o valor do IP estático que acabou de criar.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/4959

ID de Referência: 4959

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários