post
Otimização WordPress nota A (Google PageSpeed e GTmetrix) com WP Rocket
Publicado em: 17/01/2023 / Atualizado em: 15/05/2024
O seu site WordPress está com baixa pontuação de ranqueamento em plataformas como o Google PageSpeed e o GT Matrix? Então, este artigo é para você!
1. Instalação do plugin
O primeiro passo é instalar o plugin WP Rocket em sua aplicação WordPress.
Caso queira comprar uma licença com bom custo-beneficio, você pode adquirir no site da Full.services.
2. Configurações do cache
Agora vamos para a melhor parte. Siga todos os passos abaixo para ter um site totalmente otimizado e com classificação de nota A.
Marque as opções abaixo:
Em vida útil, deixe marcado para 1 dia:
3. Otimização de arquivos
Marque apenas esta opção, e retire as outras se tiver:
Em Javascript, deixe marcado apenas as opções abaixo:
Caso não esteja usando o tema e plugin de loja virtual WorkLeads, pule a recomendação acima e siga para o próximo passo.
4. Otimização de mídia
Na aba de mídias, marque todas as opções conforme abaixo:
Uma observação no campo de “Imagens e iframes excluidos”, você pode colocar o link direto da imagem que aparece antes da dobra, ou primeira seção.
Pode ser logotipo, banner, etc.
5. Pré-carregamento
Aqui você vai deixar selecionado como na imagem abaixo:
Neste campo abaixo, você precisa adicionar alguns links:
Você vai adicionar estes links:
//maps.googleapis.com //maps.gstatic.com //fonts.googleapis.com //fonts.gstatic.com //ajax.googleapis.com //apis.google.com //google-analytics.com //analytics.google.com //www.google-analytics.com //ssl.google-analytics.com //www.googletagmanager.com //googletagmanager.com //youtube.com //api.pinterest.com //cdnjs.cloudflare.com //connect.facebook.net //platform.twitter.com //syndication.twitter.com //platform.instagram.com //disqus.com //sitename.disqus.com //s7.addthis.com //platform.linkedin.com //px.ads.linkedin.com //px4.ads.linkedin.com //w.sharethis.com //i0.wp.com //i1.wp.com //i2.wp.com //stats.wp.com //pixel.wp.com //s.gravatar.com //0.gravatar.com //2.gravatar.com //1.gravatar.com //cdn.wleads.link //cdn.jsdelivr.net //d335luupugsy2.cloudfront.net //pageview-notify.rdstation.com.br //popups.rdstation.com.br //snap.licdn.com //static.hotjar.com //script.hotjar.com //ws.hotjar.com //content.hotjar.io //bat.bing.com
6. Otimização de banco de dados
Nesta aba, marque todas as opções como mostra abaixo, apenas a ultima que não precisa.
7. Otimizando “Heartbeat”
Deixe com essas configurações:
Pronto! Depois disso seu site provavelmente vai ter aumentado bastante a classificação no Google PageSpeed e no GTmetrix.
Caso ainda falta alguma coisa, é provável que o seu site esteja carregando muitas imagens pesadas além de Fontes pesadas de CDN externo.
Caso seja isso você pode utilizar uma dessas técnicas abaixo:
- Para imagens: você pode utilizar um plugin de compactação, mais caso queira fazer a edição manualmente (recomendo) você pode utilizar este site para compactar e redimensionar as suas imagens para o tamanho correto.
- Para fontes: caso o seu problema seja com Fontes pesadas, recomendo que ao invés de linkar as Fontes em seu site, você baixe elas da plataforma onde estão hospedadas e utilize no seu próprio servidor.
Caso queira se aprofundar mais na questão de otimização, recomendo você assistir este vídeo excelente que mostra passo a passo uma otimização completa do site com vários plug-ins e recursos sensacionais. E meu agradecimento especial a ele.
Acredito que com essas dicas do seu site tem uma melhor performance.
Espero que esse artigo tenha lhe ajudado.
Publicações recomendadas:
Inscreva-se em Nossa News:
Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.
Link Curto para Compartilhamento
Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.
bruno.art.br/pb/2318
ID de Referência: 2318
Sugira uma publicação
Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.