Inteligencia Artificial qual linguagem utilizar o que e aplicacoes de IA em empresas principais linguagens de programacao das IA

Inteligencia Artificial qual linguagem utilizar o que e aplicacoes de IA em empresas principais linguagens de programacao das IA

post

Inteligência Artificial: qual linguagem utilizar?

Publicado em: 05/01/2023 / Atualizado em: 05/01/2023

Categorias: BlogConteúdo

Você com certeza já ouviu falar em inteligência artificial. O recurso está cada vez mais presente nas nossas rotinas, auxiliando de diversas formas as ações do dia a dia humano. Mas qual será a melhor linguagem de programação para o funcionamento de uma IA?

Acompanhe o artigo para conseguir responder essa pergunta de acordo com os dados e a forma de funcionamento de cada linguagem existente no mercado.

Além disso, veja algumas tendências de aplicação da inteligência artificial no cotidiano de empresas, afinal, como essas tecnologias podem ajudar as mais diversas marcas, se tornando ainda mais importantes?

Sejam indústrias tecnológicas, ou as de atuação mais variada, como uma empresa que vende chuveiro de emergência, a IA pode auxiliar o funcionamento destas companhias.

O que é Inteligência artificial 

A inteligência artificial, também chamada de IA, é um campo da informática que se dedica à criação de sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que, de outra forma, exigiriam inteligência humana. Isso inclui tarefas como reconhecimento de padrões, aprendizado automático, tomada de decisão e resolução de problemas.

A IA pode ser dividida em dois tipos principais: a IA fraca e a IA forte. A IA fraca, também conhecida como IA de aplicação específica, é projetada para realizar uma tarefa específica, como reconhecimento de voz ou jogo de xadrez. 

A IA forte, por outro lado, é projetada para ser capaz de realizar quaisquer tarefas intelectuais que um ser humano possa realizar.

A IA é uma área de pesquisa em constante evolução e é amplamente utilizada em uma variedade de aplicações, incluindo assistentes virtuais, sistemas de recomendação, robôs industriais e veículos autônomos.

Essa versatilidade, verificada nas diversas possíveis aplicações, é o que faz a Inteligência artificial pode ser usada por diversas empresas, como uma vendedora de artefatos de cimento, por exemplo.

Aplicações de IA em empresas

Como acabamos de citar, a alta versatilidade de aplicação de inteligências artificiais faz com que essa tecnologia esteja cada vez mais presente na rotina de diversas companhias, em vários ramos do mercado.

As principais aplicações de IA em empresas são:

  • Análise de dados;
  • Atendimento ao cliente;
  • Processamento de transações;
  • Personalização de produtos e serviços;
  • Predição de falhas.

Análise de dados

As empresas podem utilizar algoritmos de aprendizado automático para analisar grandes conjuntos de dados e extrair insights valiosos para tomar decisões estratégicas.

Por exemplo, uma companhia de adjuvantes agrícolas pode aplicar uma inteligência artificial para traçar padrões de perfis dos seus maiores clientes e adaptar suas campanhas de marketing, a fim de atingir potenciais novos compradores.

Atendimento ao cliente

As empresas podem utilizar assistentes virtuais baseados em IA para fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, respondendo perguntas comuns e encaminhando chamadas para um agente humano quando necessário.

Esse é um dos usos mais comuns, onde temos os chamados “Chatbots” que facilitam bastante o início do atendimento aos consumidores, tornando o procedimento mais prático e agradável para os clientes, e econômico e vantajoso para as companhias.

Uma companhia que faz procedimentos de spray drying pode implementar Chatbots para atender os clientes que procuram pelo serviço e coletar seus dados de contato, além de informações básicas sobre o procedimento requerido.

Processamento de transações

Outro uso possível de IA nas empresas é na aplicação de sistemas de processamento de transações financeiras, como transferências bancárias e pagamentos com cartão de crédito, de forma mais rápida e precisa do que um ser humano poderia.

Atualmente, esse tipo de serviço é altamente utilizado, principalmente quando pensamos nos e-commerce, as lojas virtuais, como de uma companhia médica que vende aparelho de endoscopia online, por exemplo.

Personalização de produtos e serviços

Outro uso extremamente comum é altamente verificado na atualidade é o de inteligências artificiais de customização de atendimento e disponibilização de recursos.

As empresas podem utilizar a IA para personalizar produtos e serviços para cada cliente de acordo com seus interesses e preferências. 

Normalmente, esse processo é realizado traçando os diferentes perfis de consumidores, identificando padrões de compra, navegação e uso dos sistemas.

Se um cliente de uma clínica que detalha seus procedimentos em seu site visita com frequência as páginas sobre determinado procedimento, ou pesquisa diversas vezes termos específicos como ”ozonioterapia capilar preço”, uma IA no site pode customizar o layout, mostrando todo tipo de conteúdo relacionado ao assunto.

Esse ponto pode ser fundamental para identificar o interesse dos consumidores e trabalhar com suas necessidades, dessa forma, podendo conquistar os clientes com mais facilidade. 

Além disso, a personalização promove um sentimento de exclusividade que é valioso para os consumidores.

Predição de falhas

Por fim, um dos usos mais comuns de IA nas empresas é para realizar a predição de falhas nos sistemas e processos realizados pelas marcas.

As empresas podem utilizar a IA para monitorar os dados de funcionamento de seus equipamentos e prever falhas antes que elas ocorram, permitindo que as empresas tomem medidas preventivas para evitar interrupções de produção.

Em uma fábrica de sacolas personalizadas, é fundamental garantir que a produção seja constante. Utilizar recursos de inteligência artificial para prever casualidades e evitá-las aumenta a produtividade dessa companhia.

Principais linguagens de programação das IA

Agora que você já sabe o que é a inteligência artificial e quais os seus usos mais frequentes nas empresas, vejamos as principais linguagens de programação que são utilizadas hoje para o funcionamento da tecnologia.

Afinal, tudo o que funciona no meio digital depende de programação que, por sua vez, é feita através de linguagens específicas. Conheça então as mais utilizadas em sistemas de IA.

Python

Atualmente, a linguagem Python é uma das mais populares e utilizadas em vários ramos da informática, incluindo a inteligência artificial. O seu código de programação é aberto, o que permite alta facilidade e aplicações amplas e personalizadas para cada necessidade.

Além disso, dizemos que o Python tem uma sintaxe simples, que significa que ela é relativamente fácil de se aprender.

Normalmente, essa linguagem é utilizada em sistemas de análises de dados, a primeira das aplicações mais frequentes citadas anteriormente.

Por fim, a Python possui uma grande quantidade de bibliotecas e frameworks para IA, como o “TensorFlow”, “Keras” e “PyTorch”, que são conjuntos de ferramentas e recursos de programação que podem ser utilizados para facilitar o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial.

Java

Outra linguagem extremamente popular quando pensamos em vários ramos de informática, incluindo as inteligências artificiais, é a Java. 

Trata-se de uma das favoritas de diversos programadores, principalmente por sua versatilidade de aplicação, isso é, ela pode ser executada em diversas plataformas.

Isso se deve ao princípio chamado de WORA, sigla para “Write Once, Run Anywhere”, que se traduz para “escreva uma vez, execute em qualquer lugar”. 

Em resumo, esse lema diz respeito ao funcionamento de Java que pode ser feito em qualquer máquina virtual em vários sistemas operacionais diferentes.

Normalmente, a linguagem Java em IA é utilizada para criar algoritmos de aprendizagem das máquinas, ou machine learning, conceito altamente aplicado no aprimoramento das inteligências artificiais.

Também podemos dizer que há várias bibliotecas e frameworks para IA em Java, como o “Weka” e o “Deeplearning4j”.

R

A linguagem R também é uma das relativamente mais fáceis de se aprender, por isso, é altamente estudada e aplicada por programadores em vários ramos de T.I.

Altamente utilizada em IAs de análises de dados, a linguagem R também é compatível com várias plataformas, como a Java e tem o código aberto, como a Python.

A R também possui diversos recursos que permitem a fácil criação de tabelas, gráficos e o gerenciamento de amplas bibliotecas de informações variadas. Por isso, é uma linguagem amplamente utilizada para aplicações de aprendizado de máquina e análise de dados.

LISP

A linguagem LISP é uma das mais antigas em programação, criada por volta de 1958, foi utilizada nos primórdios da inteligência artificial. Logo, podemos presumir que ela é uma das com funcionamento mais simples de nossa lista, por isso, é relativamente fácil de se utilizar.

A LISP foi utilizada como inspiração para a criação de outras importantes linguagens, como Java e Python, que vimos há pouco. Assim como suas sucessoras, a linguagem é extremamente flexível e altamente eficiente em aplicações específicas.

É uma linguagem de programação de alto nível criada especificamente para processamento simbólico. É amplamente utilizada, sobretudo, em pesquisas acadêmicas.

Um fato curioso é que essa linguagem foi a primeira utilizada para criar um sistema de Chatbot e, até hoje, pode ser utilizada no desenvolvimento e aplicação desse recurso, altamente verificado em e-commerces, .

C + +

Por fim, temos a C + +, uma das linguagens mais utilizadas em Inteligência Artificial devido a sua alta flexibilidade e possibilidades variadas de aplicação. 

Trata-se de uma linguagem de programação de baixo nível, o que significa que ela é muito rápida e com o código próximo a linguagem binária dos computadores.

Unindo sua facilidade de utilização, alta velocidade e a orientação sobre objetos faz com que ela seja uma das linguagens com mais bibliotecas e frameworks de todas, como o OpenCV e o Eigen, por exemplo.

Com C + + também é possível programar com altíssima precisão e customização, o que faz com que a linguagem seja frequentemente utilizada em sistemas de aprendizado profundo, criando algumas das IAs mais complexas e eficientes.

Conclusão

Sem dúvidas, a inteligência artificial é um recurso que veio para ficar. Com o passar do tempo, a tendência é que ela seja cada vez mais aplicada em diversos contextos, com cada vez mais eficiência.

Se você possui uma empresa no setor industrial, especializada em câmara fria, uma companhia de roupas ou até mesmo uma marca referência no setor alimentício, saiba que a IA pode ser um recurso valioso para facilitar diversos processos e agregar valor a sua marca.

Por isso, é importante traçar os seus principais objetivos com os paralelos que as inteligências artificiais podem oferecer. 

Depois, com o auxílio de profissionais de tecnologia, você poderá escolher a IA que melhor se adapte às suas necessidades, baseado também na linguagem de programação de cada uma.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2268

ID de Referência: 2268

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários