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Inbound Marketing: como pode ajudar o seu negócio
Publicado em: 14/10/2022
Você já reparou em como a publicidade se tornou mais sutil com o passar dos anos? Isso se deve, em grande parte, ao Inbound Marketing.
A tecnologia provocou algumas mudanças na forma como as pessoas se comportam, dentro e fora da internet.
Sempre há o que pesquisar ou consumir na web, o que quer dizer que capturar a atenção de alguém por bastante tempo é cada dia mais raro.
O inbound marketing traz essa lógica para o mundo do marketing: ele aposta em táticas que realmente atraiam a atenção, e não apenas tenta vender algo a qualquer custo.
No texto a seguir, você vai saber:
- O que é inbound marketing;
- Como surgiu;
- A importância do SEO;
- Etapas do inbound marketing;
- Benefícios de aplicá-lo.
Continue a leitura!
Saiba o que é inbound marketing
O inbound marketing é uma estratégia onde os leds chegam às prensa cabo eletrico atraídos pela mensagem que elas passam na internet.
A partir daí, fica mais fácil mostrar suas soluções e transformar leads em clientes e até defensores da marca, posteriormente.
A prática existe há muito tempo, ainda que de forma inconsciente, pois conectar-se com o público por meio de conteúdo relevante é uma característica recorrente das estratégias corporativas.
Assim, pode ajudar as empresas a aumentar sua receita, independentemente do mercado em que elas estejam inseridas.
Desde que o foco seja visar um público específico e bem segmentado, além de sempre procurar obter a autorização dele para começar a estruturar um relacionamento frutífero.
Entenda como ele surgiu
O inbound marketing se concentra na construção de relacionamentos, fornecendo conteúdo relevante, expondo algo de valor a um cliente em potencial.
Se formos mais a fundo, vemos que esse conceito nasce junto ao próprio marketing digital. O que deu margem para isso foi a própria internet.
Se o consumidor antes não tinha controle sobre seu consumo, agora ele pode escolher tudo: canais, conteúdo, padrões de consumo, etc.
Portanto, nada melhor do que conquistá-lo com o que ele mesmo quer absorver.
Por isso é importante trabalhar com planejamento estratégico inteligente e operações eficientes.
O conceito inbound marketing nasceu com Seth Godin após a publicação do seu livro “Permission Marketing” (1999), onde apresentou a ideia de uma estratégia de marketing menos invasiva.
Godin afirmava que o marketing era feito de forma agressiva, interrompendo a ação do público, e que a estratégia estava ultrapassada.
Exatamente na direção oposta do modelo tradicional, este novo modelo só envia material para os clientes que aceitam saber mais sobre como funciona a pedra brita 2 preço m3.
Qual é a importância das regras de SEO no Inbound Marketing?
Se pensarmos no inbound marketing como o oposto da publicidade e o utilizarmos como estratégia para atrair clientes com conteúdo relevante, vemos que o SEO não é apenas importante, mas fundamental nesse sentido.
Deve ser criado conteúdo que fascine, convença, valorize o interlocutor e seja facilmente aceito pelas pessoas.
Este conteúdo deve, portanto, ser abrangente e alinhado tanto com as expectativas do público a respeito do chuveiro de emergência, quanto com suas necessidades para resolver um problema específico.
Este é um elemento básico que deve estar presente em todo o conteúdo de SEO, conceito que fornece diretrizes para conteúdo de qualidade no contexto virtual.
Por exemplo, densidade e foco têm se mostrado cada vez mais importantes do que, digamos, quantidade.
Então, ao criar conteúdo, coloque-se no lugar do público e sempre direcione o material para entender quais dúvidas quer tirar e dar a resposta que ele tanto procura.
Quais são as etapas do inbound marketing?
A metodologia de inbound marketing consiste em cinco etapas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Seguindo todas as etapas do inbound marketing, é possível atrair prospects e convertê-los em leads, interagir com eles, fechar a venda e analisar o processo para melhorá-la.
Em cada etapa do processo encontramos atividades importantes que ajudam a atingir nosso principal objetivo: crescer profissionalmente.
Confira detalhes sobre cada uma das 5 etapas inbound a seguir.
Atrair
Como o nome sugere, o primeiro passo no inbound marketing é atrair pessoas interessadas em seu produto ou serviço.
Mas como saber quais consumidores estão procurando por caldeira a lenha?
Nesta fase, a produção de conteúdo vai ser o coração do plano de marketing. Somente criando e trocando informações você pode alcançar clientes novos.
Ao fornecer soluções para seus problemas, você se torna uma fonte especializada e confiável. Você atrai as pessoas certas na hora certa e de forma natural.
Converter
Logo que um bom número de leads estiver ansiando por mais informações, chega a hora de entrar na chamada fase de conversão.
Para converter é preciso usar e abusar de materiais autorais e bem desenvolvidos de acordo com as preferências e interesses de quem vai acessá-los.
E-books, postagens, tutoriais em vídeo ou lives: tudo isso pode ser o conteúdo que falta para a sua estratégia de marketing realmente dar certo.
Lembre-se de garantir que os visitantes sejam entretidos (e informados) pelo que a página de máquinas industriais publica diariamente.
Relacionar
A terceira etapa do inbound marketing é onde podemos identificar quais são os leads qualificados e saber se eles estão prontos para continuar o processo de compra ou não.
Isso se faz reunindo e armazenando informações a respeito do público-alvo visado. Os dados são os componentes do ambiente digital que mais revelam características e padrões de comportamento e consumo.
O e-mail marketing se destaca aí, pois sua principal característica é que a informação é apresentada de forma direta, já na caixa de entrada das pessoas. Portanto, personalizar e segmentar é uma ótima maneira de evitar cair na caixa de spam.
Essa modalidade de divulgação abre portas para se dirigir ao cliente com mais exclusividade. É assim que a compreensão das dores e expectativas do consumidor se torna mais aguçada.
Quanto mais as pessoas conhecem sobre as cortinas blackout, mais preparadas elas ficam para seguir progredindo pela jornada de compra.
Vender
Depois de atrair leads e guiá-los por todo o estágio de vendas do ciclo de compra, seu principal objetivo deve ser convertê-los em seus clientes.
Este é o momento de usar as informações sobre o lead para contatá-lo e fazer uma venda ou enviar uma oferta irrecusável para que ele contrate a instalação de infraestrutura elétrica naquele mesmo dia.
Analisar
O objetivo principal da quinta e última etapa é analisar todo o processo de inbound marketing.
Os objetivos principais são quantificar os resultados de suas estratégias e avaliar se essa prática realmente trouxe bons resultados para o seu negócio.
Você pode usar ferramentas como web analytics para medir os resultados de suas campanhas.
Por que apostar no inbound marketing?
Depois de tanta informação, você com certeza está praticamente convencido por completo de que o marketing de atração é o ideal!
Mas não acaba por aqui. Leia mais um pouco e entenda como o inbound beneficia a escada metálica industrial na prática!
É mais econômico
Uma das principais vantagens do inbound marketing sobre as estratégias tradicionais é o maior retorno sobre o investimento (ROI). E isso se deve principalmente ao alto poder de mensuração.
Ao contrário da publicidade tradicional em rádio, jornais, revistas e televisão, as estratégias digitais permitem que você saiba exatamente quanto do seu investimento resultou, por exemplo, em novos clientes ou aumento de tráfego para seu site.
Isso facilita o controle de cada passo da estratégia – e até mesmo a mudar rapidamente de rota caso o resultado esperado não venha, minimizando as perdas e maximizando os lucros.
Educa e instrui
Uma das maiores diferenças entre inbound marketing e outbound marketing (marketing tradicional) é que o primeiro não distrai o consumidor, mas ao contrário, tenta atraí-lo com conteúdos interessantes e fazê-lo procurar sua empresa.
Trata-se de uma mudança na forma de pensar o fazer marketing que está em sintonia com as mudanças que estão ocorrendo em nossa sociedade.
Com a internet, os consumidores são muito mais ativos e buscam informações antes de tomar uma decisão de compra.
Segmenta os esforços
Se a internet é uma rede extremamente ampla, não adianta criar estratégias que atirem em todas as direções.
A ideia do inbound marketing impede que isso aconteça. De fato, a alta taxa de sucesso se deve principalmente às grandes possibilidades de segmentação.
Isso significa que sua estratégia é projetada e direcionada para falar diretamente com seus stakeholders – e as pessoas que têm o poder de se tornar seus clientes ou influenciar outras a se tornarem clientes.
Conclusão
O inbound marketing é uma estratégia que realmente revolucionou o mercado devido à capacidade de rastrear e entender as necessidades dos clientes.
Além disso, ela é mais barata que as estratégias tradicionais. Esta ferramenta permite medir seus resultados, identificar seus pontos fortes e áreas de melhoria.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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