Identidade visual 4 passos para criar uma de sucesso o que e boa indentidade

Identidade visual 4 passos para criar uma de sucesso o que e boa indentidade

post

Identidade visual: 4 passos para criar uma de sucesso

Publicado em: 14/10/2022 / Atualizado em: 14/10/2022

Categorias: BlogConteúdo

Identidade visual são elementos gráficos que têm como objetivo comunicar para as pessoas valores, ideias, propósitos, a missão da marca, seus produtos e serviços. Ela é composta por diversos elementos, sendo fundamental para a divulgação.

Pessoas e até mesmo empresas possuem características, que vão desde seu nome até os aspectos relacionados à personalidade e aparência, e são esses elementos que fazem com que sejam lembradas e reconhecidas.

No que diz respeito às organizações, ter uma identidade bem definida é fundamental para que sejam reconhecidas no mercado em que atuam. Quando a identidade visual é bem desenvolvida, a marca é facilmente identificada pelo público.

Esse conjunto de características deve ser visto como prioridade e se a estratégia for bem trabalhada fica muito mais fácil encantar e converter potenciais clientes em clientes fidelizados.

Por outro lado, quando a identidade visual é mal resolvida ou simplesmente não existe, dificilmente alguém vai dar importância para o negócio. Mas antes de trabalhar em cima desse conceito, é fundamental entender um pouco mais sobre ele.

Pensando nisso, neste artigo, será apresentado o que é identidade visual, sua importância e de que maneira criá-la.

Entenda o que é identidade visual

Identidade visual nada mais é do que a união de vários elementos visuais e gráficos que criam a aparência da empresa, mostrando para as pessoas quem ela é, quais são seus valores, de que maneira enxerga o mundo e como atua na sociedade.

A identidade visual é um conceito que está além do marketing, mas também pertence ao dia a dia das pessoas e aquilo que elas são. Cada um possui suas próprias características, sendo estas físicas ou não.

São esses aspectos que fazem as pessoas serem lembradas e identificadas no meio em que vivem, e com as marcas acontece a mesma coisa.

Para que uma confecção de avental personalizado confeitaria seja reconhecida de maneira positiva e tenha sucesso em seu nicho, deve definir sua personalidade e destacar suas melhores qualidades.

Ao longo do tempo, a empresa será reconhecida nos momentos em que o cliente está prestes a comprar ou que precisa decidir entre um produto e outro.

Ao contrário do que muitos pensam, a identidade visual está além daquilo que é impresso em um cartão de visita. Se fosse só isso, seria algo muito superficial e fácil de ser criado, mas a verdade é que ela precisa ser pensada como a personalidade da companhia.

É a identidade visual que vai sintetizar e expor a corporação para o mundo. Quanto melhor, mais compreensível e melhor trabalhada ela for, mais espaço a empresa ganha na vida e no dia a dia dos consumidores.

Existem muitas organizações que trabalham tão bem sua identidade visual que chegam a ser conhecidas pelas pessoas apenas por suas cores.

Elas investem em todos os detalhes desse conjunto de elementos, indo de um simples banner no ponto de vendas, até um projeto arquitetônico de supermercado. Para isso, utilizam elementos variados, como:

  • Nome;
  • Slogan;
  • Cores;
  • Tipografia;
  • Embalagens.

Com base no conceito de identidade visual, não é difícil imaginar por que ela é tão importante para as empresas.

Importância da identidade visual

Se alguém imagina uma pessoa importante em sua vida, a primeira coisa de que se lembra é do rosto, com as empresas é a mesma coisa. Se você parar para pensar em grandes marcas, logo vai se lembrar de seu nome, cores e logotipo.

Mas antes de se tornarem referência, todas essas empresas partiram do zero e cresceram porque fizeram bons investimentos e souberam trabalhar sua identidade visual.

Mais do que ajudar o público a identificar a companhia no mercado, esse conjunto de atributos consegue transmitir os objetivos da corporação.

Quando o negócio consegue alcançar esse nível, vai se transformar em uma marca registrada de sucesso, presente no mercado por muitos anos e totalmente firmada na mente e no coração dos consumidores.

Ela será usada em todas as estratégias de vendas e marketing, seja na embalagem do produto ou no letreiro luminoso led personalizado presente na porta do ponto de vendas.

Só que para criar algo realmente marcante, é necessário ir além de um logotipo ou da criatividade. É claro que ser criativo é muito importante nesse processo, mas tenha em mente que a identidade visual está além de layouts e templates prontos.

Para fazer uma boa escolha, o ideal é contar com um designer experiente, pois esse profissional estudou para conferir valor às suas criações e é capaz de transmitir o conceito da companhia em sua identidade visual.

O gestor não pode se esquecer de que se ele quiser resultados realmente efetivos e que seu negócio seja lembrado como uma marca registrada, deve investir tempo e dinheiro na construção da identidade da empresa.

Entretanto, assim como uma confecção de camiseta listrada horizontal masculina desenvolveu esses atributos do zero, muitos outros estabelecimentos vão seguir pelo mesmo caminho.

Em outras palavras, nem todos os negócios podem contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto, mas não tem problema. O próprio dono do negócio pode criar uma identidade visual, mas é necessário saber como fazer isso.

Passos para criar uma boa identidade visual

Para criar uma marca de sucesso, o ideal é contar com um profissional que vai ajudar a elaborar a identidade visual da empresa. Mas nem todos os negócios podem contar com esse recurso, e tudo bem.

Existem algumas estratégias que podem ajudar a elaborar uma identidade de sucesso, e elas formam o seguinte passo a passo:

Definir o público

A primeira coisa a ser feita é definir o público-alvo da empresa, conhecendo um pouco mais sobre a idade dessas pessoas, gênero predominante, profissão, renda, localização e assim por diante.

Um escritório de arquitetura especializado em reforma fachada condomínio pode observar o público de seus concorrentes nas redes sociais para entender um pouco mais sobre esse perfil.

É indispensável conhecer essas pessoas para criar uma identidade visual compatível com elas e ao mesmo tempo com a organização. Além disso, futuramente, as campanhas de marketing serão direcionadas a elas.

Determinar a personalidade da marca

Depois de saber quem é o público, chegou o momento de determinar qual é a personalidade da marca. No ambiente digital, as empresas não possuem a mesma facilidade que possui o diálogo boca a boca para transmitir ideias e convencer.

Mas é por meio da identidade visual que a companhia vai conseguir muito mais do que conseguiria apenas com textos e falas. As referências visuais adicionam tom às palavras e isso faz toda a diferença para a concepção do público.

Criar o logotipo

Se você pesquisar por empresas de pintura interna automotiva ou qualquer outro tipo de produto ou serviço, vai perceber que todas elas possuem um logotipo, independentemente do quanto ele é simples ou complexo.

Embora seja um elemento muito importante, a empresa não é apenas seu logotipo, visto que ele não possui significado por si próprio e depende do modo como se relaciona com outros elementos da identidade visual.

Ao passo em que ela é desenvolvida é que o público vai começar a associar a empresa com o logo e transferem suas percepções para ele. Só que isso acontece gradualmente e vai além de apenas um símbolo ou a grafia do nome.

Assim como uma empresa de locação de tenda de lona para festa, o ideal é simplificar o logotipo, de modo que ele seja mais simples, direto e claro.

Escolher uma boa tipografia

A escolha da tipografia costuma ser a etapa mais complicada para criar a identidade visual, principalmente tendo em vista que as marcas seguem tendências que estão em alta, mas logo caem no ostracismo e se tornam obsoletas.

Para não cometer esse erro tão comum, o ideal é limitar a quantidade de tipos para no máximo 2 ou 3, mantendo o foco em propósitos específicos, como título, corpo e subtítulo.

Uma empresa de Totem backlight pode usar os recursos oferecidos gratuitamente na internet, afinal, é cada vez mais necessário investir em criações digitais e capazes de trazer vantagens competitivas.

Com essas ferramentas, a organização conta com fontes renderizadas e todo o trabalho é feito na nuvem, ou seja, não é necessário instalar nenhum sistema para conseguir trabalhar com a plataforma.

Considerações finais

Existem outros dois aspectos importantes na hora de criar a identidade visual da marca, sendo uma boa combinação de cores e a definição do estilo fotográfico e das ilustrações.

Para que a empresa seja um sucesso no mercado em que atua, é fundamental que ela seja facilmente identificada pelo público e este é o papel da identidade visual.

Esse conjunto de atributos forma o “rosto” da marca e deve ser elaborado para marcar a mente e o coração dos consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2071

ID de Referência: 2071

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários