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Erro no sistema da Cobre Fácil impede funcionamento de cobrança recorrente

Publicado em: 08/03/2022 / Atualizado em: 08/03/2022

Categorias: BlogCobre FácilFerramentas

Erro extremamente grave no sistema de mensalidade (cobrança recorrente) da Cobre Fácil (Empresa com serviço SaaS de cobrança recorrente e avulsa online), que impediu a cobrança de maneira correta das mensalidades dos clientes cadastrados.

A situação:

A mensalidades cadastradas para serem cobradas de mensalmente, tem a opção de colocar um “serviço adicional” onde é possível, sem editar a mensalidade, cobrar algum produto/serviço adicional que foi vendido para o cliente.

Ex: Vamos supor que o cliente JOÃO, paga uma mensalidade para sua empresa no valor de R$100,00 referente a um plano. E agora, JOÃO quer adicionar mais um serviço a sua mensalidade, que custa R$50,00. No caso, o que pode ser feito, em vez de criar 2 mensalidades, para enviar 1 boleto de R$100 e outro boleto de R$50, seria adicionar o serviço extra, na mesma mensalidade, assim ficando uma unica mensalidade de R$150 para pagar.

Na cobre fácil, eles tem uma opção que se chama “Serviços adicionais” que esta disponível apenas para clientes do plano PRO (Nome do plano pago da empresa).

Você pode abrir a mensalidade e adicionar o serviço extra, normalmente.

Assim como mostra o exemplo da imagem abaixo:

Sendo que no exemplo acima, a mensalidade se trata do valor de R$100, e o serviço adicional é o de R$200, que somados criam uma mensalidade de R$300

Até aqui, tudo certo, sem problemas.

O problema, é que a ferramenta não funcionou em um caso especifico, não gerando a cobrança adicional da maneira correta, assim o seu cliente pode ser cobrando “a menos”, e você ficar no prejuízo.

O problema:

A função de “serviço adicional”, pelo que a empresa falou, tem 2 opções.

Em, Condições da cobrança:

  • A vista;
  • Parcelar;

Você pode selecionar qualquer um desses meios acima, a opção “a vista” você pode apenas selecionar a data da primeira cobrança (que segundo o suporte da empresa, a cobrança é emitida apenas 1 vez, e depois nunca mais, porem isso não esta em nenhuma parte da plataforma), e a segunda opção é “parcelar” que se refere a cobranças periódicas em um determinado tempo (Nesta opção, você selecionar a quantidade de vezes, de 1x a 12x, que você quer que este serviço seja cobrando, e sua data de inicio).

Bom, até ai deu para entender a premissa dessa função.

1° Problema é que, na condição de cobrança a vista, como disse acima, não especifica que a cobrança será feita apenas 1 vez, e na próxima mensalidade sumirá. Neste caso, você terá que adicionar manualmente todos os meses a cobrança adicional (isso o que o suporte passou).

2° Problema é que, eu cadastrei cobranças adicionais, como a foto mostrada acima, e a ferramenta fez ao contrario. A ferramenta fez como eu esperava, cobrou os meses com o valor adicional de fora automática, e não como o suporte passou.

Como é possível ver na imagem abaixo:

Na imagem acima, mostra que na cobrança do dia 20/10/2021, que foi o dia em que a mensalidade foi criada, foi cobrado apenas o valor da mensalidade.

Na mensalidade do dia 20/11/2021, eu havia adicionado um serviço extra a mensalidade, com a condição de pagamento “a vista”, e esse serviço adicional durou cadastrado e sendo cobrado normalmente até a data do dia 20/02/2022 como mostra na imagem acima.

Porem, quando fui verificar as mensalidades do cliente, para fazer uma conferencia, vi que a mensalidade não tinha mais o serviço adicionado, como pode ver abaixo:

Acima, mostra um print da tela do cadastro do cliente, onde esta “valor” deveria estar o valor de R$300,00 como estava antes, porem agora, esta somente o valor de R$100,00

Ao abrir a mensalidade, clicando em detalhes, pude ver que não tinha mais o serviço adicional cadastrado na mensalidade, como pode ver abaixo:

Simplesmente, depois de 4 meses cobrando a mensalidade com o valor adicional do serviço extra, adicionado com a condição “a vista”, simplesmente parou e sumiu do painel.

Logo, entrei em contato com o suporte para entender, e está foi a resposta:

Pelo que consta no e-mail, foi o que mencionei acima, o suporte me passou que o serviço realmente some depois, só é cobrando apenas 1 vez, se adicionado como “a vista” para deixar cobrando, teria que adicionar como “parcelado” e colocar o máximo que da (que seria 12x), e depois que acabar as parcelas adicionar novamente, coisa extremamente manual e complicada, para quem trabalhar com vários clientes.

Bom, CONCLUSÃO, o painel não é muito explicativo (além de outros problemas e erros que o painel atual da cobre fácil trás), e a plataforma de alguma maneira, gerou este erro “bizarro”, que não pode nem ser explicado pelo time de suporte.

Depois de varias trocas de e-mail, realmente nada foi concluído, e o correto será não usar a opção “serviço adicional” para cobrar mais itens que precisem de uma recorrência, mas sim, criar novas faturas.

Sendo assim, se precisar de 4 serviços, terá que gerar 4 faturas para o cliente, gerando 4 boletos, 4 e-mails diferentes na caixa de entrada do cliente.

É possível sim, editar o valor da mensalidade, ou criar uma mensalidade só com o valor total, mas isso é ainda mais “bizarro” e manual.

O correto seria a empresa ajustar essa modalidade de “serviço adicional” para que o usuário possa escolher se deseja manter o serviço adicional para ser cobrando todos os meses ou não.

Espero que este artigo tenha ajudado, e alertado você sobre os perigos de usar essa função sem a devida informação. Imagina fechar uma mensalidade de R$300,00 e chegar a hora de receber o pagamento, receber apenas R$100,00, e depois ter que ir cobrar o cliente, e todo o transtorno em cima disso.

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Bruno Devs News


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