Entenda sobre taticas de Marketing de Guerrilha definicao breve historia difere do tradicional quais os tipos como montar uma estrategia eficiente por que investir
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Entenda sobre táticas de Marketing de Guerrilha
Publicado em: 13/02/2023 / Atualizado em: 14/09/2023
A farta exposição a peças publicitárias levou o público a ser mais resistente às campanhas, bem como estimulou os profissionais da área a recorrerem ao marketing de guerrilha, uma tática que visa atrair a atenção e destacar uma marca perante os consumidores e a concorrência.
De forma geral, inclusive em cenários de dificuldades para encontrar um espaço publicitário adequado – em que o investimento muitas vezes supera o orçamento disponível por uma empresa -, o marketing de guerrilha é uma forma de causar impacto sobre o público-alvo de forma mais acessível.
Por isso, vale a pena entender o conceito, as técnicas implementadas em um mundo moderno e digital, e como as estratégias podem ser aplicadas para obter resultados satisfatórios, impactantes e criativos mesmo com um orçamento reduzido a partir do marketing de guerrilha.
Definição de Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha é definido como uma estratégia de publicidade que foge do convencional, com um orçamento de baixo custo e com criatividade em alta, tendo entre suas funções o intuito de se tornar memorável para a marca e o consumidor.
Essa definição pode ser justificada porque trata-se de alcançar o potencial consumidor de forma surpreendente, com o objetivo de impactar e estimular boas lembranças com relação ao negócio.
Assim, o primeiro impacto causa uma impressão positiva e, ao mesmo tempo, um eco social em torno das ações que envolvem o marketing de guerrilha e a marca como um todo.
Em muitos casos, as estratégias de marketing de guerrilha são estimuladas por empresas diversas, como escritórios de fornecedora máquinas e equipamentos, que desejam alcançar um grande público com um custo baixo e de forma criativa e dinâmica.
Ainda assim, a verdade é que muitas corporações recorrem ao marketing de guerrilha para alcançar um grande número de potenciais consumidores.
Pensado como um campo de batalha tradicional, mas sem as armas (mas sim a criatividade e desejo de criar impacto e alterar um ambiente de interação comum), as campanhas de marketing de guerrilha envolvem técnicas não convencionais que visam impressionar a longo prazo.
O objetivo final é atingir o consumidor em um nível pessoal e memorável a partir de experiências únicas e exclusivas, tudo para ser uma marca notada, referenciada e rapidamente lembrada pela criatividade e bom senso e por sua identidade única.
Breve história do marketing de guerrilha
O escritor Jay Conrad Levinson é o responsável pelo termo “marketing de guerrilha”, derivado da história da guerra militar.
O conceito marketing de guerrilha apareceu ainda na década de 1970, como uma reação às abordagens publicitárias que existiam até então, que tratavam de convencer os clientes, educando-os e tranquilizando-os de forma mais ativa.
Desde então, as empresas com baixo orçamento disponível buscam o marketing de guerrilha como uma forma econômica de se posicionar, por meio da alta criatividade que ajuda a chamar a atenção dos consumidores e do público em geral.
Marketing de guerrilha se difere do tradicional?
A grande diferença entre o marketing de guerrilha e a publicidade tradicional é, na verdade, a capacidade de execução de forma eficaz e com um orçamento de baixo custo.
Apesar da necessidade de muito investimento intelectual e criativo para a criação de uma campanha de sucesso para um escritório de empresa de bombeiro civil, por exemplo, o marketing de guerrilha não demanda altas cifras para a execução.
Com um conceito sobre a surpresa do público-geral, o marketing de guerrilha exige tempo e certa paciência, mas anula as taxas de custos associadas a espaço em mídias tradicionais, como rádio, TV, jornais e revistas.
O marketing de guerrilha busca utilizar ambientes existentes e, em pleno século XXI, sejam eles reais ou virtuais, é possível criar canais para as marcas ultrapassarem os limites de vivências junto ao público para colocar a criatividade em prática.
Exemplo disso seriam intervenções em vias públicas, como ocorreu com a viralização dos flashmobs no início dos anos 2000.
Quais os tipos de marketing de guerrilha?
Com tanta liberdade à disposição, é possível afirmar que há várias maneiras de explorar o marketing de guerrilha, mas alguns tipos são mais comuns e fáceis de encontrar, sendo os formatos principais:
- Marketing de rua
Sair de um estúdio ou de um ambiente controlado é o que faz o sucesso do marketing de guerrilha.
A rua é um espaço em que profissionais da área publicitária tentam inovar e consolidar uma marca ou produto na mente dos consumidores, e até mesmo oferecer serviços de contabilidade preços populares para pessoas interessadas.
As táticas são realizadas em espaços visíveis, e pode incluir diferentes atividades, como:
- Amostras de produto;
- Demonstrações de serviços;
- Eventos itinerantes;
- Flashmobs;
- Outdoors ambulantes.
A ideia é surpreender os consumidores nos espaços de convívio mais comum, nos quais eles passam diariamente.
- Marketing ambiental
O marketing de guerrilha ambiental promove produtos e serviços recorrendo a locais inusitados, normalmente utilizando espaços inesperados.
Nesse caso, a ação de um proporcionador de espuma serve como uma quebra sobre o que as pessoas esperam como normal, e tende a ajudá-las e impactar a experiência, promovendo a lembrança com a marca.
Opções bastante interessantes para o marketing de guerrilha são envelopamento de vagões de trens e metrôs, ônibus e aviões, secadores de mãos em banheiros públicos e versos de recibos de pagamento.
- Marketing viral
O marketing viral trata-se de espalhar a mensagem, e isso pode seguir por meio de um meme que viraliza.
A tática de marketing de guerrilha é chamar a atenção das pessoas para o que elas vêem e interagem, e como elas podem repassar isso para amigos e familiares.
Nem sempre há garantias de que a tática pode se tornar um viral, mas, quanto mais atenção uma peça de marketing de guerrilha de um escritório de cabo de solda atrair, mais chances de se tornar viral e promover a marca.
- Marketing de emboscada
A emboscada é uma tática muito particular do marketing de guerrilha, pois utiliza de um evento que possui patrocínios, para divulgar a marca de forma mais precisa, supreendente e até mesmo mais discreta.
Isso pode ser aplicado na distribuição de copos descartáveis próximo a bebedouros, com uma marca diferente da água disponível.
- Marketing de base
Esse tipo de marketing de guerrilha visa criar uma conexão pessoal com o público e, por isso, é aplicado junto a grupos menores, quase que de forma individual.
A ideia é que o próprio público compartilhe a marca com outras pessoas, atuando de forma semelhante ao marketing viral, mas tendo como alvo inicial um número menor e que demonstra interesse sobre uma empresa de alinhamento e balanceamento valor em um bairro residencial, por exemplo.
Como montar uma estratégia eficiente?
Visto de vários prismas, o mundo está repleto de criatividade, com desenvolvimento de peças publicitárias ocorrendo em todos os continentes.
Com tantas inovações surgindo a cada dia, existem as mais diferentes formas de empregar o marketing de guerrilha em uma empresa de forma criativa e econômica.
Para se ter uma ideia, mesmo sendo uma mídia tradicional, é possível utilizar espaços publicitários comuns com anúncios criativos – como em jornais e revistas.
Exemplo disso é a aplicação de QR Codes que elevam a propaganda a um novo patamar, utilizando as mídias digitais.
Sabendo que as redes sociais atingem um grande número de pessoas, é possível movimentar os perfis entre plataformas distintas para falar sobre os benefícios de cromação de peças, que podem se espalhar para o país inteiro, aproveitando os diferentes formatos disponíveis em cada uma dessas mídias.
Inclusive, o próprio fornecimento de amostras grátis ainda é um marketing de guerrilha poderoso e que funciona em ambientes como supermercados e em locais de grande circulação de pessoas.
O que é crucial sobre o marketing de guerrilha é que ele precisa, realmente, ser criativo, e ter um custo mínimo de investimento.
Por que investir no marketing de guerrilha?
O marketing de guerrilha pode levar muitas vantagens a uma empresa, desde que se tenha uma ideia original ao divulgar uma marca, um produto ou um serviço.
Essa estratégia permite alcançar objetivos de curto e médio prazo, sem grandes investimentos de capital, podendo divulgar uma marca junto ao público sem a dependência de canais tradicionais de publicidade.
Com isso, empresas menores podem posicionar a marca de projeto hidraulico piscina de forma qualificada e com o menor investimento possível, desde que explorem o lado criativo e inovador. Isso tende a favorecer a imagem junto ao público-alvo.
De toda forma, o marketing de guerrilha demanda cuidado, pois ele gera grande impacto sobre as pessoas, que podem se tornar clientes e, por isso, o bom senso deve sempre permear as ações em todos os aspectos.
Conclusão
Para finalizar, vale reforçar que o marketing de guerrilha é um exercício constante de criatividade e estudo dos diversos cenários que se pretende impactar.
Há diferentes ferramentas e mídias da publicidade online e tradicional que podem ser utilizadas pelo marketing de guerrilha. No entanto, é preciso saber aplicar a estratégia – considerando o objetivo e público – para alcançar as metas propostas em um planejamento inicial.
Por fim, o marketing de guerrilha gera impactos imediatos sobre as pessoas, por meio das emoções geradas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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