keyword seo content website tags search

keyword seo content website tags search

post

Entenda como o estudo de palavras-chave é crucial no marketing de conteúdo

Publicado em: 25/04/2022 / Atualizado em: 18/09/2023

Categorias: BlogConteúdoMarketing

Toda empresa tende a estar – cada vez mais – presente no ambiente digital, visto que os consumidores estão passando por diversas mudanças no hábito de consumo por causa da tecnologia. Sendo assim, o estudo de palavras-chave passou a ser um ponto que precisa ser discutido cada vez mais. 

Isso porque o marketing digital toma como responsabilidade grande parte da divulgação de uma marca ou de uma empresa, e dos produtos e serviços que são disponibilizados ao mercado consumidor. 

Há diversas maneiras de aumentar o desempenho de um site corporativo, ou uma loja virtual, ou se destacar dentro de um marketplace. 

A ideia principal é direcionar da melhor forma possível o tráfego de internautas, e assim garantir uma classificação mais alta nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. 

É nesse ponto que se insere o estudo de palavras-chave, em que é colocado em prática o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca das plataformas digitais. 

A verdade é que a pesquisa por palavras-chave se mostra o ingrediente vital para qualquer estratégia de marketing digital de um chaveiro 24hr, ou qualquer outro tipo de negócio. 

Como o uso da farinha de trigo na panificação se mostra obrigatório, a receita ideal do marketing digital não funciona sem o estudo de palavras-chave, e a consequente implementação de maneira correta. 

O que são as palavras-chave?

Toda vez que um usuário da internet pesquisa uma frase ou termo, essa é uma palavra-chave, e isso a torna a essência de qualquer negócio, quando o foco é marketing digital. 

O estudo da palavra-chave é uma parte importante para se estabelecer uma estratégia focada em SEO. 

Caso seja necessário, há profissionais que desenvolvem um planejamento de consultoria empresarial para ajudar nesse ponto de maneira apropriada. 

Como é um processo de análise e encontro de termos de pesquisa para o qual se deseja que o conteúdo de um site seja classificado, é importante criar uma lista extensa de palavras-chave em torno das quais os conteúdos podem ser construídos. 

Esse processo consiste em entender melhor o mercado ao qual se quer alcançar, e isso pode ser feito por meio da criação de buyer personas.

Tal perfil se apresenta como os clientes em potencial e visa atrair os leads – que apresentam as necessidades e dores traçadas no personagem. Assim é possível oferecer exatamente a solução para os problemas apresentados conforme o esperado por eles.

Também é importante destacar a necessidade do uso de ferramentas de análise dos mecanismos de pesquisa.

Com isso é possível encontrar os termos que os potenciais clientes estão procurando, da melhor forma possível. 

Palavras-chave de cauda longa e cauda curta

Há sinalizadores que são identificados por algoritmos das plataformas de pesquisa, e então eles direcionam o conteúdo em potencial para apresentar como resultado aos usuários. 

Os algoritmos fazem isso combinando termos e palavras que podem identificar determinadas páginas encontradas na internet, como a busca por “vistoria veicular” durante uma pesquisa mais abrangente. 

Logo, o resultado se destaca perante os algoritmos, e apresenta entre os primeiros resultados, pois foi utilizada duas palavras-chave de cauda curta, que são aplicadas em tópicos mais amplos, em vez de assuntos de nicho.

Nesse caso os termos não são tão específicos e, por isso, podem alcançar mais pessoas que ainda estão reconhecendo suas dores, por exemplo. Assim, consegue-se atraí-los e aos poucos convertê-los em leads.

Já para resultados mais específicos, existem as palavras-chave de cauda longa, que são termos aplicados em frases mais específicas e correspondem aos reais interesses e dúvidas dos usuários. Nesse caso o alcance é menor, mas é mais qualificado.

Vale ressaltar que não se pode confundir palavras-chave de cauda longa com uma contagem de palavras mais longa. Na verdade, na cauda longa são aplicados termos mais detalhados. 

Se uma pessoa está decorando um ambiente de trabalho, ela pode procurar por “cabinho de aço para pesca”, e assim deixar explícito o tipo de produto que quer encontrar nas lojas virtuais. 

A importância das palavras-chave no marketing

A realização de estudo de palavras-chave fornece às empresas informações valiosas, seja sobre os termos de pesquisa, seja as consultas que as personas estão realizando ao utilizar os mecanismos de pesquisa. 

Após conhecer as palavras-chave que o público-alvo está procurando em torno de alarmes de incêndio, por exemplo, elas devem se tornar a base para a estratégia de SEO e marketing de conteúdo. 

Com isso, otimizar as palavras-chave de um site para termos específicos exatos e alinhar ao que o público está procurando se torna possível, aumentando as chances de que o conteúdo seja entregue de maneira correta.

Todo esse caminho serve para direcionar o tráfego para o site e aumentar as conversões de leads para clientes da sua empresa de sistema de tratamento de água, inclusive aplicando o inbound marketing que é especificado pelas seguintes etapas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Reter, ou encantar. 

Cada um desses pontos podem ser explorados a partir das palavras-chave que são utilizadas como isca para os leads, e assim eles podem mostrar interesse sobre os produtos e serviços disponíveis. 

Aplicação do estudo de palavras-chave no SEO

O modo mais eficiente de se conduzir um estudo de palavras-chave, e então aplicá-los na prática, é seguir as etapas que serão expostas a seguir. 

Isso pode ajudar a criar uma estratégia focada em termos de busca que ajudarão a impulsionar o SEO e a criação de um planejamento de marketing de conteúdo com o objetivo principal de direcionamento de tráfego.

  1. Entenda o público-alvo desde o princípio

O estudo das palavras-chave leva tempo, e o primeiro passo para escrever conteúdo que direciona o tráfego certo é entender a qual público se destina o material produzido. 

A seguir, é preciso saber quais as respostas os clientes em potencial estão procurando, e assim o planejamento pode direcionar para um conteúdo altamente valioso e relevante, atendendo todas as necessidades de maneiras específicas. 

Caso a empresa atenda o segmento de segurança automotiva, é importante falar sobre a disponibilidade das empresas de recarga de extintores, e como esse tipo de produto é muito eficiente e pode ser aplicado em veículos com os diferentes formatos de janela. 

A criação de personas detalhadas do comprador, o buyer persona, ajuda a entender, de maneira exata, quais os desafios que os clientes em potencial apresentam e o que eles estão procurando, quais aspectos são mais importantes e até mesmo onde pesquisam por mais informações. 

  1. Faça uma lista dos principais tópicos

Assim que se compreende com qual tipo de público que a empresa está se comunicando, é chegada a hora de criar uma lista dos principais tópicos relacionados à organização. 

A composição deve seguir entre 5 e 10 principais tópicos importantes e que estão relacionados às finalidades da empresa, e para as quais deseja classificar entre os primeiros resultados em uma plataforma de pesquisa. 

Uma empresa que trabalha com sensores indutivos pode atingir diferentes clientes, em se tratando de um modelo de negócio B2B (Business To Business), e assim incluir tópicos importantes como:

  • Fornecedor direto;
  • Material sustentável;
  • Parcerias empresariais;
  • Propaganda orgânica.

Os tópicos podem mudar, caso o foco seja o mercado B2C (Business To Consumer), em que a empresa foca em vendas diretas ao consumidor final. 

Dessa forma, é preciso estabelecer o buyer persona de maneira certa, para assim poder fazer a aplicação das palavras-chave dentro dos conteúdos e eles chegarem até o público que realmente pode se interessar pelo produto disponível. 

  1. Use palavras-chave de cauda longa e curta

Depois de construir os tópicos principais, é preciso preencher cada uma das listas acima com palavras-chave dentro de subtópicos conforme o direcionamento e adequação ao objetivo da marca (por exemplo, atrair mais pessoas ou alcançar usuários com mais potencial de conversão). 

Essas palavras-chave podem ser de cauda longa, compondo frases quase que completas para corresponder às pesquisas que o potencial cliente está realizando nos mecanismos de busca; ou recorrer a aplicação de palavras de cauda curta. 

O ideal é mesclar as palavras-chave, de modo a alcançar bons usuários e segmentar/qualificar esses leads para os negócios da empresa.

Vale destacar que, nesse estágio, é preciso relacionar as palavras-chave que o público-alvo está realmente procurando. 

  1. Pesquise as próprias palavras-chave

Com a criação de tópicos e a aplicação das palavras-chave que podem ser utilizadas para a construção de uma estratégia de SEO em torno de páginas principais, está formada a metodologia encontrada no inbound marketing. 

Para garantir que as palavras-chave são as certas para alcançar o público-alvo e direcionar o tráfego, é preciso ir além e fazer uma pesquisa de análise e ver se elas correspondem às páginas e buscas, de modo que o conteúdo apresentado faça sentido para o termo. 

Há ferramentas digitais disponíveis de forma gratuita na internet e que podem ser fundamentais para refinar o estudo das palavras-chave, tanto de cauda longa quanto de cauda curta. 

Estas ferramentas também ajudam a gerar novas palavras-chave dentro dos tópicos principais, à medida que a estratégia de marketing de conteúdo evolui, de modo a discorrer tópicos cada vez mais específicos e relacionados aos termos.

A vantagem é que nesse caso já é possível identificar novos termos e até mensurar o potencial de alcance e conversão que eles apresentam, permitindo ações mais efetivas.

Conclusão

O estudo de palavras-chave vem acompanhado de outras estratégias do marketing digital, como a identificação do público-alvo, a compilação de termos devidamente associados às finalidades da empresa e a aplicação de ferramentas essenciais para o planejamento ser colocado em prática. 

Mas direciona-se, principalmente, à produção de conteúdo de qualidade e que tem potencial para atrair o público mais qualificado.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/1625

ID de Referência: 1625

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários