Dicas de SEO e SEM para a sua micro empresa 2

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Dicas de SEO e SEM para a sua micro empresa

Publicado em: 25/04/2022 / Atualizado em: 14/09/2023

Categorias: BlogConteúdoSEO

O marketing digital evoluiu muito e popularizou alguns componentes e estratégias muito eficazes. Neste texto, focaremos em dois tipos de estratégias: SEM e SEO.

Ambas as estratégias são canais de marketing distintos usados ​​para atingir o público-alvo por meio de mecanismos de buscas como Google ou Bing.

Neste artigo, vamos discutir o que é SEM e SEO, qual é a diferença entre eles e dicas sobre como eles devem ser usados ​​em seu plano de marketing.

O que é SEO?

Basicamente, SEO é a otimização de conteúdos, páginas e sites da web para um melhor desempenho nos motores de busca.

O SEO é importante porque gera tráfego orgânico para links de projetos de arquitetura com bom posicionamento nos resultados de busca.

Geralmente, se o conteúdo for bem otimizado para as necessidades do usuário, ele aparecerá no topo dos resultados de pesquisa e, assim, obterá mais cliques e tráfego.

O SEO está dividido em quatro pilares: SEO técnico, SEO on page, SEO off page e conteúdo.

Abaixo explicamos o que cada um desses componentes envolve, fique atento:

SEO técnico

Foca na melhoria da estrutura técnica do site de vendas de esquadria de alumínio sob medida e busca otimizar a velocidade do site, compatibilidade com dispositivos móveis, escaneabilidade e muito mais.

SEO on page

São fatores de otimização referentes às páginas em si e ajudam os mecanismos de busca a indexar o conteúdo por meio de:

  • Títulos e legendas;
  • Meta descrições;
  • Tags em imagens;
  • Texto alternativo.

Postagens que contenham um ou mais desses elementos são mais facilmente escaneadas pelos algoritmos do Google.

Como consequência, o conteúdo delas é identificado e organizado com mais eficiência, o que aumenta a probabilidade de rankeamento alto.

SEO off page

Pode ser definido como táticas para a construção de autoridade fora da página, ou seja, em outros canais.

Essa autoridade geralmente vem de esforços de link building, relações públicas, parcerias e outras táticas semelhantes que objetivam melhorar a reputação e a visibilidade da empresa em seu nicho, seja ela de locação de mão de obra ou indústrias metalúrgicas.

Conteúdo

O conteúdo é um dos principais fatores de classificação do Google. Sem conteúdo relevante para a vida do usuário, será difícil se classificar na primeira página de resultados.

Nesse contexto, ter um blog é essencial para gerar informações sobre o seu negócio e desenvolver uma sólida estratégia de conteúdo.

O que é SEM?

O Search Engine Marketing (SEM), ou marketing para mecanismos de busca, é uma estratégia que usa táticas pagas para ganhar visibilidade no mecanismo. Também é conhecido como ações voltadas para o PPC (pagamento por clique).

Em vez de usar estratégias que ajudam os sites a classificar organicamente, o SEM usa plataformas de publicidade paga, como Google Ads e Bing Ads, juntamente com formatos de anúncios disponíveis para atingir seu público-alvo.

Isso envolve tudo, desde configurar e otimizar anúncios até gerenciar sua conta e aumentar as conversões e os lucros da comercialização de inventario de riscos ocupacionais.

Qual é a diferença entre SEM e SEO?

Embora SEO seja parte das táticas de SEM, há uma diferença fundamental entre os dois conceitos. Para deixá-los bem claros, leia os tópicos a seguir.

Formas de identificação

Você sempre pode distinguir os anúncios pagos nas páginas de resultados pelo ícone “Anúncios”.

Os resultados orgânicos não têm isso, o que significa que os resultados orgânicos e os resultados pagos são vistos de formas diferentes.

Anúncios pagos oferecem extensões que permitem aprimorá-los com links de sites, legendas, números de telefone de contato e muito mais.

Dito isso, é importante lembrar que os resultados orgânicos podem aparecer no campo rich snippet, trazendo informações importantes para o usuário também.

Com as extensões de anúncio, no entanto, você tem mais controle sobre como e quando elas são exibidas.

Formas de pagamento

No caso do SEM o anunciante paga cada vez que um usuário clica no anúncio (custo por clique) ou a cada mil impressões (ou seja, exibições), dependendo do tipo de campanha que você criou.

Já os cliques em resultados orgânicos obtidos através de esforços de SEO são gratuitos.

Resultados

Você pode obter resultados instantâneos com apenas alguns cliques ao lançar uma campanha de SEM para sua empresa de nobreak online, por exemplo.

Seus anúncios serão exibidos nos resultados de pesquisa imediatamente (desde que sejam aprovados e seus lances sejam altos o suficiente).

Por outro lado, o SEO pode demorar para mostrar resultados, a menos que você não tenha um concorrente, o que é raro.

Duração

Outro ponto importante sobre a otimização de sites é que com SEO os resultados tendem a melhorar com o tempo e o ROI é cumulativo.

A estratégia evoluirá com o tempo, gerando resultados duradouros para os fabricantes de blocos intertravados.

Quando você investe em SEM, as características são diferentes. Assim que você desativar os anúncios, sua visibilidade termina.

Testes e reconfigurações

O uso de publicidade paga requer testes. O texto do anúncio pode precisar ser alterado, você pode encontrar novos produtos para seu anúncio e precisar alterar o conteúdo de sua página de destino.

Com os dados disponíveis, tudo isso pode ser feito rapidamente, com alterações válidas e resultados rápidos.

Os mesmos testes não podem ser aplicados em campanhas de SEO, embora também seja imprescindível verificar a otimização delas.

Dicas de SEO e SEM para microempreendedores

É muito comum que o SEO seja confundido com estratégias que só funcionam melhor para grandes empresas.

Muitos especialistas apoiam essa noção porque acreditam que a otimização orgânica se assemelha à lógica de como os links patrocinados funcionam.

Mas as práticas de otimização de mecanismos de pesquisa podem, sim, ajudar as pequenas empresas a estabelecer seus nomes na web sem ter de gastar muito dinheiro em publicidade. Veja como a seguir.

Conteúdo é importante

Para os buscadores o conteúdo é muito importante, pois o sistema tenta mostrar aos usuários exatamente o que é mais relevante e claro para eles.

Por isso, desenvolva posts valiosos, originais e completos que atendam aos requisitos, esclareçam dúvidas e ofereçam soluções práticas à persona da fábrica de recarregar extintor, ou qualquer que seja a área de atuação.

Ressalte-se que a orientação e a educação devem prevalecer. Ajude seu público a entender melhor a área, combata a concorrência e crie um guia para o dia a dia deles.

Organize para falar menos cara a cara sobre sua marca e produtos e, em vez disso, fale sobre tópicos de interesse para as pessoas, evidenciando os valores e benesses alcançadas. Ou seja, em um tom consultivo.

Experimente também formatos, inclusive explorando tendências como conteúdo interativo. Nesse sentido, é preciso muita pesquisa sobre a intenção de pesquisa para criar cada conteúdo.

Pesquise palavras-chaves

A pesquisa de palavras-chave é a base de qualquer estratégia de SEO. É isso que orienta a produção de conteúdo para atender as necessidades atuais do público, mapeando os termos utilizados nas plataformas de pesquisa.

Com o auxílio de ferramentas específicas para isso, a gestão pode chegar a importantes avaliações sobre o quanto os termos são capazes de gerar em termos de acesso.

Nesse sentido, é importante evidenciar algumas particularidades. Temos palavras-chave de cauda longa, que são uma frase mais longa e específica; e palavras-chave de cauda curta, que são para termos mais curtos e gerais.

Os termos específicos são naturalmente menos competitivos e podem conectar sua marca diretamente com o público interessado em “limpeza de coifas”, por exemplo.

É por isso que é tão fundamental se focar nelas. Em alguns casos, quando um cliente procura uma cauda longa, está pronto para comprar ou alugar um serviço.

Da mesma forma, quando eles preferem termos mais curtos e abertos, eles simplesmente querem saber mais sobre um tópico, sem precisar procurar uma solução. 

Assim, conforme o objetivo do negócio, é preciso adequar o uso das palavras-chave nos conteúdos e páginas.

Link Building

Podemos citar também o Link Building, que envolve conexões entre páginas. É essencial estabelecer um esforço conjunto para vincular páginas, com base nos termos relevantes.

Assim, você cria valor para a persona, permitindo que ela navegue em seu site e encontre mais respostas. Ao mesmo tempo sinaliza para os buscadores uma organização interna que merece um bom ranking.

Além disso, as postagens devem respeitar certas regras de associação. Por exemplo, inserir 3 links para cada 500 palavras no texto é uma prática muito recomendada.

Pense bem na ordem desses links, pois os links que vêm primeiro são os mais relevantes.

Para palavras-chave relevantes para os negócios, tente vincular a postagens completas e detalhadas.

No caso de links externos, é sempre recomendável tentar conectar-se a sites mais confiáveis ​​no mercado.

Experiência do Usuário (UX)

Vivemos na era da experiência e, claro, isso não está excluído da otimização para mecanismos de pesquisa.

Pensar em UX é fundamental para a otimização de sites, pois o Google valoriza os sites que pensam nos clientes e aprimoram as páginas para atendê-los melhor.

Desta forma, tente ajustar a velocidade, navegabilidade, capacidade de resposta e usabilidade do seu site em geral.

O ideal é disponibilizar um site que seja prático de usar, com informações importantes visíveis e de fácil navegação.

Conclusão

Como vimos, SEO e SEM para pequenas empresas são as chaves para o sucesso no mundo virtual.

Graças a essas técnicas as marcas se destacam nas páginas de resultados, capturam a atenção de seus clientes e possivelmente iniciam uma conversa com eles de forma otimizada, tornando o investimento financeiro mais flexível e efetivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Bruno Devs News


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