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Design thinking: saiba o que é, e como aplicar ao seu negócio

Publicado em: 10/08/2022 / Atualizado em: 10/08/2022

Categorias: BlogConteúdo

Design thinking é uma abordagem que pertence ao pensamento criativo, e por meio dela é possível organizar as ideias e gerar soluções para os problemas presentes no dia a dia das organizações.

Para que uma empresa realmente se mantenha ativa e competitiva no mercado, é muito importante que saiba inovar e encontrar soluções criativas para seus problemas.

Justamente, por isso, a maioria dos cargos envolve tomadas de decisão e são preenchidos por pessoas criativas e com bom raciocínio crítico. Mas, mesmo os gestores mais experientes podem ter algumas dificuldades se o ambiente for inapropriado.

Um dos maiores deveres das organizações é oferecer as condições necessárias para que os profissionais possam conduzir o negócio, e uma das formas de garantir um ambiente apropriado é por meio do design thinking.

Entretanto, entre os empreendedores que estão começando agora e que ainda não têm muita experiência, é normal que existam muitas dúvidas sobre o assunto. Se este é o seu caso, não deixe de ler este artigo até o final.

Vamos explicar o conceito de design thinking, explicar a importância de investir e como ele pode ser aplicado em seu negócio.

Entenda o que é design thinking

Design thinking se refere ao pensamento crítico, tendo como objetivo organizar as ideias e estimular tomadas de decisão que fomentem o conhecimento. Não se trata de um método específico, mas da maneira como a empresa aborda seu cotidiano.

Isso quer dizer que ele não oferece uma fórmula específica para que seja implantado. Na verdade, cria todas as condições necessárias para gerar ideias e as melhores maneiras de aplicá-las.

Dentro de um fabricante de perfis para drywall, o processo é realizado de maneira coletiva e colaborativa, tendo como propósito reunir o máximo de perspectivas diferentes que houver.

A aplicação do design thinking também é muito variada, tendo em vista que as empresas costumam usar esse recurso para solucionar diferentes problemas, independentemente de qual seja.

Com base em diferentes perspectivas, a corporação consegue ter um entendimento completo sobre a situação.

Essa estratégia também pode ser usada para elaborar produtos e serviços, por meio de reuniões com representantes de todas as áreas. Isso ajuda a agregar valor ao item e aumenta as chances de sucesso.

O fato é que independentemente de qual seja o objetivo ao utilizar essa prática, uma situação é diferente da outra, assim sendo, a empresa pode conduzir sua aplicação de maneiras diferentes.

Importância do design thinking

O ideal é que os negócios avaliem seus investimentos com base no retorno obtido com eles, e é exatamente aqui que entra o design thinking.

Ele possui um custo de implementação reduzido, mas ao mesmo tempo traz muita vantagem competitiva para o negócio. Nesse cenário, uma das maiores vantagens de investir nele é que o método pode se transformar no diferencial necessário da empresa.

Uma autoescola especializada em habilitação de carros vai conseguir se destacar em meio aos concorrentes e conquistar uma fatia maior do mercado em que atua, potencializando seus lucros.

Mas, esse processo envolve diferentes pontos de vista, por isso, é necessário que colaboradores de todas as áreas da corporação participem de sua realização.

Isso traz um resultado muito positivo para a companhia, uma vez que os profissionais se sentem valorizados e conseguem alcançar uma produtividade satisfatória.

Eles também vão se sentir mais integrados uns com os outros, o que aumenta a empatia e a colaboração. Consequentemente, os impactos serão muito positivos para o andamento da organização.

Entretanto, a principal vantagem desse método é sua eficiência em encontrar respostas para problemas e questões importantes, fazendo com que o negócio alcance a excelência.

Como aplicar o design thinking na empresa?

Se o objetivo de uma empresa de manutenção de celulares Samsung é resolver um problema, primeiro ela precisa compreendê-lo por completo. A partir disso, vai aplicar o design thinking por meio de 4 etapas. Veja:

Imersão

A primeira coisa a ser feita é compreender por completo o que está afetando a organização, e uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio da análise SWOT, que identifica 4 aspectos importantes. São eles:

  • Ameaças;
  • Oportunidades;
  • Forças;
  • Fraquezas.

Por meio dela, a empresa vai visualizar a questão, tanto do ponto de vista interno quanto do ponto de vista externo.

Durante a aplicação dessa análise, também é muito importante coletar feedback dos clientes, analisar como está o comportamento dos funcionários e compreender a política organizacional da companhia.

Depois que você tiver um conhecimento completo sobre a corporação, será capaz de criar soluções que realmente possam ser utilizadas.

Só que mais do que avaliar os processos internos, uma empresa de locação de local para formaturas deve compreender a situação política e econômica do país, quais são as ações de seus concorrentes, entre outras informações.

Ideação

A segunda etapa da aplicação do design thinking é conhecida como ideação. Após o processo de imersão, a empresa já identificou o que precisa melhorar e os pontos que podem ser deixados como estão.

Durante a etapa de ideação, é necessário produzir ideias que realmente trarão as melhorias necessárias. O gestor deve trazer ideias provenientes da utilização de técnicas de big data, pois elas aumentam a eficiência da aplicação.

Feito isso, chegou o momento de reunir as equipes necessárias e fazer um brainstorming, o exerci tipo de reunião incentiva o compartilhamento de ideias diferentes.

Prototipação

Quando já tiver uma boa quantidade de ideias relevantes, é necessário começar a filtrá-las para escolher aquelas que têm mais chances de sucesso.

Um fabricante de fone com microfone personalizado precisa reduzir o risco de falhas, e para isso, nada melhor do que criar protótipos antes de investir na execução da ideia.

Supondo que a empresa esteja desenvolvendo um novo produto, o ideal é criar uma versão que não seja definitiva. Ela será testada, e com base nos testes realizados, fica mais fácil decidir se ela será finalizada ou se precisa de alguns ajustes.

Agora, se o propósito é desenvolver um serviço, os protótipos podem ser mais abstratos, como no caso de simulações e representações gráficas.

Desenvolvimento

Depois de realizar todos os testes e fazer os ajustes necessários, chegou o momento de tirar as ideias do papel e colocar tudo para funcionar.

Se o projeto for o lançamento de um produto, é necessário trabalhar em todas as estratégias necessárias para atrair a atenção do público, evitando que a solução caia no ostracismo.

Dentro de um fabricante de sacos para hambúrgueres, essa etapa envolve as equipes de comunicação e publicidade. A missão é vender o produto para o público e fazer com que ele seja aceito pelos consumidores.

Mas, é importante dizer que o design thinking não termina nesta etapa, tendo em vista que a companhia precisa monitorar constantemente o processo para avaliar o que deve ser melhorado e o sucesso da operação.

Ferramentas que você pode usar

Durante esse trabalho, existem algumas ferramentas que a empresa pode utilizar. Dentre elas está o brainstorm, que nada mais é do que uma dinâmica de grupo que estimula o compartilhamento de ideias sem julgamentos.

Mesmo que algumas sugestões pareçam ruins, elas precisam ser mantidas, pois servem como uma maneira de fazer surgir outras ideias.

Para que o brainstorm de um fabricante de toldos articulados tenha resultado, o responsável precisa tomar algumas providências.

Por exemplo, os participantes devem saber qual é o tipo de problema a ser solucionado, pois isso permite que se aprofundem em pesquisas e leituras que vão incentivar a criatividade.

Outra ferramenta muito útil são os mapas mentais, pois eles ajudam a organizar e desenvolver pensamentos e ideias, tendo como foco uma visão completa do processo criativo.

É necessário usar uma ideia central e destacá-la e com isso criar um tipo de fluxograma que vai exibir ideias secundárias. Para facilitar sua aplicação, uma empresa de serviços terceirizados pode usar recursos gráficos.

Por fim, nada impede que a companhia envolva os consumidores em seu processo criativo, algo muito comum depois da chegada do marketing 4.0.

Essa alternativa é válida porque o público moderno enxerga maneiras de personalizar as soluções, o que enriquece ainda mais a experiência. Inclusive, os próprios clientes podem trazer ideias com base em um ponto de vista diferente.

Considerações finais

Investir em design thinking é uma estratégia que pode mudar completamente os rumos da empresa. Esse processo ajuda a encontrar soluções eficientes para vários problemas e questões, como o lançamento e desenvolvimento de produtos e serviços.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre seu funcionamento, como colocá-lo em prática e todas as vantagens que podem trazer para o negócio, independentemente de seu porte ou segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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