post
Configurando Google Tag Manager e Google Analytics
Publicado em: 07/08/2021 / Atualizado em: 09/08/2021
Neste tutorial vou mostrar como configurar sua conta do Google Tag Manager e Google Analytics para rastrear cliques em botões para monitorar conversões.
Com essa dica você pode rastrear cliques em qualquer elemento do seu site, como um botão de contato, telefone, e-mail, etc.
Este passo a passo leva em consideração que você já tenha pelo menos se cadastrado, e tenha uma conta no Google Tag Manager e Google Analytics.
1° Criar o elemento HTML
Precisamos criar os elementos HTML que queremos monitorar em nosso site, neste exemplo vamos criar um botão que vai direcionar o usuário para o whatsapp da empresa.
No botão vamos adicionar um ID único (#falarViaWhatsappSite
), assim a ferramenta do GTM (Google Tag Manager) vai poder identificar facilmente.
Abaixo mostro um exemplo de HTML do botão criado com o ID acima:
<a href="https://wa.me/5511900009999" id="falarViaWhatsappSite">Falar via WhatsApp</a>
2° Adicionar scripts globais
Va em sua conta do GTM, clique em cima do código da sua conta, localizado na parte superior do painel (geralmente em azul claro), que inicia com “GTM-“, como neste exemplo: GTM-UUUHAUU
.
Clicando nele, vai aparecer uma janela com dois trechos de código para copiar, um deve ser colado após a abertura da tag <head>
do seu site, e o outro depois da abertura da tag <body>
. Como mostra a imagens ilustrando abaixo:

3° Habilitar variáveis “Click”
No menu lateral esquerdo, acesse Variáveis, como na imagem abaixo:

Verifique se as variais de “Click” estão listadas, caso não esteja listado, clique no botão superior direito “Configurar”, para abrir o painel de variáveis.

Selecione todas as variáveis na sessão “Cliques”, o painel já vai salvando assim que você seleciona.
Depois disso, feche a janela de variáveis.
4° Criando uma nova TAG
Volte ao menu lateral esquerdo, e clique em “Tags”, como na imagem abaixo:

Na pagina de tags, clique no botão “nova“, para abrir o painel de criação.
Clique em “configuração de tag“, assim que o painel “escolha o tipo de tag” abrir, clique na opção “Google Analytics: Universal Analytics“.
No campo “Tipo de acompanhamento“, selecione a opção “Evento” .
Abaixo segue imagem ilustrando o processo descrito acima:

Você terá 4 campos para preenchimento (Categoria, Ação, Rótulo, Valor), você pode preencher com qualquer informação, fica ao seu critério para um bom acompanhamento futuro.
Em nosso exemplo, como é um botão para direcionar o cliente para o whatsapp da empresa, poderia ser preenchido assim:
- Categoria: Botões de contato
- Ação: Direcionamento
- Rótulo: Botão do whatsapp
O campo valor é opcional, preencha ele apenas caso o clique gere algum tipo de compra, ou direcione o cliente para uma compra de produto ou serviço.
Para botões de contato, você pode deixar em branco, ou estipular um valor teórico que o cliente poderia pagar fechando com você.
5° Em breve
Publicações recomendadas:
Inscreva-se em Nossa News:
Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Link Curto para Compartilhamento
Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.
bruno.art.br/pb/977
ID de Referência: 977
Sugira uma publicação
Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.