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Configurando Google Tag Manager e Google Analytics

Publicado em: 07/08/2021

Categorias: #Dicas e ferramentas brcriativus blog Google Google Analytics Google Tag Manager
Primeiros passos com a configuração da sua conta Google Tag Manager e Google Analytics

Neste tutorial vou mostrar como configurar sua conta do Google Tag Manager e Google Analytics para rastrear cliques em botões para monitorar conversões.

Com essa dica você pode rastrear cliques em qualquer elemento do seu site, como um botão de contato, telefone, e-mail, etc.

Este passo a passo leva em consideração que você já tenha pelo menos se cadastrado, e tenha uma conta no Google Tag Manager e Google Analytics.

1° Criar o elemento HTML

Precisamos criar os elementos HTML que queremos monitorar em nosso site, neste exemplo vamos criar um botão que vai direcionar o usuário para o whatsapp da empresa.

No botão vamos adicionar um ID único (#falarViaWhatsappSite), assim a ferramenta do GTM (Google Tag Manager) vai poder identificar facilmente.

Abaixo mostro um exemplo de HTML do botão criado com o ID acima:

<a href="https://wa.me/5511900009999" id="falarViaWhatsappSite">Falar via WhatsApp</a>

2° Adicionar scripts globais

Va em sua conta do GTM, clique em cima do código da sua conta, localizado na parte superior do painel (geralmente em azul claro), que inicia com “GTM-“, como neste exemplo: GTM-UUUHAUU.

Clicando nele, vai aparecer uma janela com dois trechos de código para copiar, um deve ser colado após a abertura da tag <head> do seu site, e o outro depois da abertura da tag <body>. Como mostra a imagens ilustrando abaixo:

Painel com trecho dos scripts globais do Google Tag Manager
Painel com trecho dos scripts globais do Google Tag Manager

3° Habilitar variáveis “Click”

No menu lateral esquerdo, acesse Variáveis, como na imagem abaixo:

Verifique se as variais de “Click” estão listadas, caso não esteja listado, clique no botão superior direito “Configurar”, para abrir o painel de variáveis.

Selecione todas as variáveis na sessão “Cliques”, o painel já vai salvando assim que você seleciona.

Depois disso, feche a janela de variáveis.

4° Criando uma nova TAG

Volte ao menu lateral esquerdo, e clique em “Tags”, como na imagem abaixo:

Na pagina de tags, clique no botão “nova“, para abrir o painel de criação.

Clique em “configuração de tag“, assim que o painel “escolha o tipo de tag” abrir, clique na opção “Google Analytics: Universal Analytics“.

No campo “Tipo de acompanhamento“, selecione a opção “Evento” .

Abaixo segue imagem ilustrando o processo descrito acima:

Você terá 4 campos para preenchimento (Categoria, Ação, Rótulo, Valor), você pode preencher com qualquer informação, fica ao seu critério para um bom acompanhamento futuro.

Em nosso exemplo, como é um botão para direcionar o cliente para o whatsapp da empresa, poderia ser preenchido assim:

  • Categoria: Botões de contato
  • Ação: Direcionamento
  • Rótulo: Botão do whatsapp

O campo valor é opcional, preencha ele apenas caso o clique gere algum tipo de compra, ou direcione o cliente para uma compra de produto ou serviço.

Para botões de contato, você pode deixar em branco, ou estipular um valor teórico que o cliente poderia pagar fechando com você.

5° Em breve


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