post

Configurando Cron Jobs do Mautic no cPanel

Publicado em: 14/05/2024

Categorias: BlogcPanelCron JobsMautic

Para que o Mautic funcione perfeitamente, automatizando envios de e-mails via campanha ou atualizando a quantidade de leads nas segmentações, é importante configurar alguns CRONs para que ele funcione.

Isso é importante para que o Mautic execute automaticamente funções, pois ele não consegue executar sozinho, ele precisa de um gatilho. Outras funções como, cadastro de usuário, envio de e-mail manual, funcionam normalmente, sem o CRON, mas é importante configurar para tarefas automáticas, principalmente se você usa os recursos de campanha.

Abaixo, segue as principais automações que devem ser adicionadas em seu CRON:

0,15,30,45	*	*	*	*	/usr/local/bin/php /home/SEU_USUARIO/SEU_SITE/mtc/bin/console mautic:segments:update
5,20,35,50	*	*	*	*	/usr/local/bin/php /home/SEU_USUARIO/SEU_SITE/mtc/bin/console mautic:campaigns:update
10,25,40,55	*	*	*	*	/usr/local/bin/php /home/SEU_USUARIO/SEU_SITE/mtc/bin/console mautic:campaigns:trigger

Lembre-se de trocar SEU_USUARIO e SEU_SITE pelo caminho correto da sua instalação/hospedagem. No cPanel, você pode abrir o “gerenciador de arquivos” do painel, e navegar até o arquivo console, e o caminho é mostrado para você no canto superior esquerdo, como mostra abaixo:

print gerenciador de arquivos cpanel mautic
print gerenciador de arquivos cpanel mautic

Com as configurações acima, seu Mautic será capaz de automatizar a contagem de leads para cada segmentação (mautic:segments:update), atualizar as campanhas (mautic:campaigns:update) e atualizar os acionadores das campanhas (mautic:campaigns:trigger).

Veja como adicionar em seu painel cPanel:

print formulario cron jobs cpanel mautic
print formulário cron jobs cpanel mautic

Feito isso, você poderá verificar todos os seus CRONs criados logo abaixo, em formato de tabela, e vão estar mais ou menos assim:

print tabela cron jobs cpanel mautic
print tabela cron jobs cpanel mautic

Lembrando que, neste exemplo, eu configurei cada CRON com um intervalo de 15 minutos, dando um espaço de 5 minutos para cada tarefa.

Isso quer dizer que, quando uma tarefa for executada, a outra vai ser executada depois de 5 minutos, e esta tarefa que acabou de ser executada, vai demorar 15 minutos para rodar novamente.

Por hora, cada tarefa vai ser executada 4 vezes. Isso possibilita as tarefas não sejam executadas uma em cima da outra, evitando sobrecarga na sua hospedagem e no seu Mautic.

Você pode ver mais sobre o Cron Jobs do Mautic em sua documentação oficial, acessando este link: https://docs.mautic.org/en/5.x/configuration/cron_jobs.html

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/5235

ID de Referência: 5235

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários