post

Condição de Verificação se um Nó (Node) esta em Execução no Fluxo do N8N antes de Adicionar uma Variável

Publicado em: 10/04/2024 / Atualizado em: 10/04/2024

Categorias: Blogn8n

Tenho um fluxo simples para disparo de e-mail quando recebe uma notificação via webhook do sistema de pagamentos. Onde essa automação dispara um e-mail de aviso, quando um cliente realiza um pagamento de uma mensalidade. Este e-mail contem os dados do cliente, assim como serviço, valor, referencia, e também um link de cartão do Trello, caso exista, como mostra abaixo:

img 1

O problema é que, quando atualizado para a versão 1 do N8N, o fluxo parou de funcionar devido a uma nova regra da plataforma, que propositalmente não executa o fluxo, caso o Nó (ou Node) tenha algum parâmetro de outro Nó que não esteja no fluxo atual.

Como pode ver no meu fluxo abaixo, o Node do Trello esta fora do fluxo de disparo de e-mail, caso o pagamento não tenha sido feito por um OSX (Ordem de serviço expressa), que é um parâmetro que criei para identificar pagamentos fora do fluxo de mensalidade.

img 2

Para contornar isso, é possível adicionar uma verificação, dentro da própria variável do N8N, como segue abaixo:

{{ $('Trello').runIndex === 0 ? $('Trello').item.json['url'] : 'Cartão não criado' }}

No código acima, faço o N8N verificar se o Node do Trello esta em execução neste fluxo, caso esteja, adicionar a URL do card, caso não, exiba uma mensagem “Cartão não criado”.

Fonte: https://community.n8n.io/t/entire-node-fail-if-one-key-value-returns-error-no-data-execute-node-name-node-first/28844/27

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/4863

ID de Referência: 4863

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários