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Como o UX pode mudar a interação de um site

Publicado em: 10/10/2022

Categorias: BlogConteúdo

Você já deve ter ouvido falar que o UX pode mudar a interação de um site, mas é importante compreender o que essa estratégia representa e de fato, como essas técnicas podem ser implementadas em sua empresa. 

Basicamente, o UX trabalha para garantir uma boa experiência para o usuário, seja no contato direto com sua empresa ou por meio da internet. 

Esse tipo de cenário surge em um contexto que lida com a necessidade dos sites terem um design responsivo, assim como de tornar a jornada do cliente ainda mais otimizada, por meio da interação e engajamento. 

O objetivo é que o consumidor não encontre dificuldades no contato com sua empresa, muito menos, no processo de construção desse relacionamento. 

Sabe-se que manter um cliente fidelizado à empresa é mais vantajoso na comparação entre captar um novo cliente. Dessa forma, o ideal é que a empresa consiga manter um bom relacionamento com o cliente, de modo a garantir que o negócio tenha sucesso.

Nesse artigo, falaremos sobre como implementar as técnicas da UX em sua empresa de manutenção industrial, assim como de qualquer outro negócio. Acompanhe também as vantagens desse negócio. Prossiga a leitura!

O que UX significa?

A sigla UX representa User Experience, que em português representa a experiência do usuário. 

Essa é uma estratégia que tem uma preocupação em entregar ao consumidor boas experiências, fazendo com que o site tenha um design responsivo, ou seja, que conte com uma boa adaptação diante das diferentes telas e seja organizado.

O site da sua empresa, assim como o contato com o público precisa ser intuitivo, de modo a conquistar ainda mais a confiança da população. 

Interfaces digitais que apresentem desorganização só tendem a trazer prejuízos e problemas para sua empresa de adjuvantes agrícolas, fazendo com que o cliente perca o interesse.

Dessa forma, os profissionais de UX estão disponíveis no mercado, de modo a fazer com que o usuário tenha uma boa experiência, além de garantir que as ações de marketing ocorram da melhor forma possível. 

Isso não vale apenas para o site e para o ambiente digital. Pelo contrário, esse é um profissional que é direcionado para despertar um bom sentimento e emoção nos usuários, seja em contatos físicos, assim como por meio de aplicativos. 

Isso envolve também uma preocupação em como o cliente utilizará um produto. Por exemplo, sua loja de pisos laminados RJ vende um produto, mas deve pensar também na qualidade das marcas, assim como em fazer com que o cliente se sinta bem ao utilizar esse produto. 

A partir dessa introdução e do entendimento sobre o que é o UX, vamos entender os benefícios dessa ação para sua empresa. 

Os benefícios de contar com um profissional de UX

Quando falamos sobre uma empresa, independentemente do setor, um dos objetivos é promover o aumento do número de vendas e obter um diferencial competitivo no mercado. 

Mas, o processo do aumento do número de vendas não envolve somente se aproximar do cliente para vender, mas também, pensar em formas de melhorar o relacionamento com a marca.

Por isso, ter um profissional de UX é conseguir se atualizar, ou seja, estar em competição com a concorrência. 

Além disso, contar com um profissional de UX faz com que o site da sua empresa seja responsivo, pois isso melhora a velocidade do carregamento de informações, assim como melhorar o layout, o que atrai ainda mais o cliente. 

Além disso, ressaltamos outros benefícios que podem ser percebidos ao inserir as técnicas de UX em seu negócio de eps isopor.

  • Aumento do tráfego;
  • Maior possibilidade de conversões e vendas;
  • Possibilidade de fidelizar os clientes;
  • Menos gastos no processo de captação do cliente. 

Descrevendo cada uma dessas vantagens, se o site da sua empresa for bem construído, fácil de navegar e rápido em carregamento, ele conseguirá atrair um bom número de visitantes. 

Além disso, as taxas de rejeição são baixas, já que um site bem consolidado agrada o consumidor.

Existe também uma maior possibilidade de conversões e vendas, levando em conta que o usuário terá um caminho mais facilitado no acesso ao site e isso permite que ele navegue com mais facilidade. 

Uma boa experiência fideliza os clientes e faz com que ele tenha interesse em retornar para sua loja. Esses detalhes fazem toda a diferença!

Essa fidelização fará também com que sua empresa tenha menos gastos no processo de aquisição de novos clientes, assim como em ações de melhoria e reparação de danos dentro do site. 

Elementos importantes do UX

Para sua empresa de equipamentos para laboratórios que deseja inserir as técnicas e elementos do UX, é essencial prestar atenção em alguns pontos. 

Existem elementos que são importantes e que ajudam nessa composição. Listamos alguns deles a seguir, confira ao prosseguir a leitura.

Velocidade de carregamento do site

Estamos insistindo nesse ponto, porque existem pesquisas que mostram que as pessoas acabam abandonando um site que demora para carregar. Ou seja, isso afeta as vendas dentro da empresa, fazendo com que seu negócio perca as vendas. 

As técnicas de Search Engine Optimization (SEO)

O profissional que trabalha com UX deve ter conhecimento das noções ligadas às técnicas de SEO, que representam mecanismos de otimização das ferramentas de buscas dentro de um site. 

Isso tem a ver com um conjunto de ações que melhoram a experiência do usuário, assim como que contribui para que a empresa tenha um alto ranqueamento do Google. 

Adaptação a diferentes dispositivos móveis 

Existe a adaptação a diferentes dispositivos móveis, assim como plataformas dentro da sua empresa. 

A experiência do usuário está ligada à facilidade que ele terá ao ter contato com seu site, ou seja, a aspectos ligados à usabilidade. É importante ter atenção que muitas conexões são realizadas via celular do usuário. 

Por isso, é importante que sua empresa de spray drying tenha atenção a esses pontos. 

A produção de conteúdo

Outro ponto importante diz respeito ao processo de produção de conteúdo, que deve ser alinhado de modo estratégico com a estratégia do relacionamento. 

Não adianta apenas pensar na boa estrutura de um site, assim como em um bom design ( com a definição de cores, logotipo e identidade visual), se sua empresa não produzir um conteúdo de qualidade. 

Nesse sentido, a equipe de marketing digital pode contribuir para a elaboração de um conteúdo com qualidade, levando em conta a identificação do público-alvo. 

Como uma estratégia de UX pode ser montada?

Do ponto de vista prático, é importante compreendermos também as formas como as estratégias de UX podem ser montadas e implementadas em sua empresa. 

Por isso, separamos algumas orientações que são importantes para que essa estratégia ocorra em sua empresa de fábrica de sacolas personalizadas

A arquitetura de informação 

Um dos pontos que os profissionais de UX precisam lidar com o conhecimento ligado à arquitetura da informação. Isso envolve as informações que são distribuídas dentro do seu sistema. É como seu site será organizado e por isso, é um ponto de atenção. 

O Fluxo das tarefas

Este é um esquema em que as equipes conseguem definir quais são as atividades, assim como o passo a passo das ações que serão feitas, de modo a deixar as atividades ocorrendo de forma fluída. 

O uso de Wireframes e o Wireflows

Existem alguns termos técnicos que precisam fazer parte do conhecimento de pessoas que lidam com a experiência do usuário no ambiente digital. 

No caso do wireframes, isso quer dizer a maneira que seu site é composto, assim como ícones e os outros conteúdos. 

Representam de que maneira será feita a composição do site, como distribuição de ícones, botões, entre outros conteúdos.

No caso dos wireflows, esse é um fluxo importante que consegue definir qual será o caminho do cliente pelo seu site ou por meio de um aplicativo. 

Isso requer também uma definição também dos sitemaps, que representam um fluxograma com as informações referentes às páginas, assim como o processo de indexação de conteúdo. 

A partir das dicas que apontamos aqui, é possível identificar que algumas ações podem fazer toda a diferença dentro da sua empresa. 

Por exemplo, desde criar um conteúdo direcionado no digital ou ter uma embalagem de pizza personalizada no ambiente físico, já são ações que podem servir para conquistar e fidelizar o usuário. 

Dessa forma, a recomendação é que sua empresa consiga entender as técnicas de UX, contando com profissionais especializados no tema, assim como na área do marketing. Essa é uma chance importante de conseguir ter um diferencial para sua marca. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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ID de Referência: 2021

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