Como e o processo de criacao de uma ilustracao qual e a definicao dicas para uma ilustracao eficiente

Como e o processo de criacao de uma ilustracao qual e a definicao dicas para uma ilustracao eficiente

post

Como é o processo de criação de uma ilustração?

Publicado em: 05/01/2023

Categorias: BlogConteúdo

Cada artista possui um processo de criação de uma ilustração, seja para um projeto ou produto, e que vai além da expressão visual. 

Há muitos elementos por trás da imaginação em se produzir uma ilustração, como em qualquer tipo de processo de design, além do conhecimento técnico, as habilidades práticas e todo o esforço promovido por um profissional da área. 

Isso significa que existem análises críticas, pesquisa, busca de composições e ideias, tudo para elaborar a melhor solução sobre riscos e traços, cores e paletas, entre tantos outros aspectos, que levam a um resultado final satisfatório. 

Para criar um conjunto consistente dentro de uma ilustração, ou vários desenhos técnicos ou livres, é preciso empregar processos profundos, e que se estendem em várias frentes, tudo para alcançar um desenho que realmente transmita a mensagem de quem a cria. 

Seja qual for o estilo de trabalho e todo o processo e jeito artístico, o caminho é seguir aprendendo, o que permite alcançar um nível sobre o desenvolvimento criativo, que eleve o padrão de qualidade de ilustração, além do campo da informação limitada.

Qual é a definição de Ilustração?

A visualização feita por um artista é definida como uma ilustração, que tem como objetivo explicar a informação que se quer passar. 

Pode ser apresentado de diferentes formas, como 

  • Colagem;
  • Desenho,
  • Fotografia;
  • Infográficos;
  • Storyboard.

Independente de qual tipo de ilustração um artista trabalha, ele precisa se manter no propósito, que é representar, de forma visual, detalhes e fatos que precisam ser compreendidos pelo espectador,como em uma fachada de uma oficina de injeção eletrônica mais próxima

Aqui vale destacar a diferença entre uma ilustração e uma obra de arte.

Enquanto a primeira existe para explicar algo de maneira visual, as pinturas voltadas para a arte não se conectam a nenhum tipo de informação, pois se trata de um objeto de interpretação.

Quando se trata de uma ilustração, a função principal é complementar uma história, ou remover completamente a necessidade de se adicionar um texto. 

Dessa forma, vale apresentar o processo de criação de uma ilustração, que pode ser adaptada por cada artista ou ilustrador, da maneira que bem entender. 

  1. Explorar ideias 

A inspiração para uma ilustração pode partir de diferentes situações, e muitas pessoas deixam a mente vagar enquanto trabalham no escritório de adm condominial para complementar a renda.

As ideias podem partir de fotos aleatórias encontradas online, seja de objetos, pessoas ou lugares, desde que sirvam como um processo para desencadear algo novo na mente.

Logo depois, é preciso passar algumas dessas ideias para um caderno de esboços, e então a exploração sobre um conceito a ser seguido. 

A vida cotidiana, com objetos e outros elementos, naturais ou produzidos pelo ser humano, podem ser ignoradas por muitos, mas não passam despercebidos por artistas. 

Esse é um assunto que proporciona a quem trabalha com ilustração a oportunidade de olhar para algo simples, mas com uma outra visão, o que leva a um significado pessoal.

  1. Restrição sobre o conceito

Cada artista deve seguir um conceito para a produção de uma ilustração, ou várias, no caso de quadrinhos, infográficos ou storyboards

Assim, é preciso começar por escolher um assunto principal que vai compor a ilustração, dentro de um assunto que muitas pessoas podem se relacionar, como o boleto de balcão refrigerado para tortas.

As fotos podem ser uma fonte de inspiração, dentro de um conceito escolhido, que lembram cenários, personagens, e elementos naturais que fazem parte de toda a ilustração.

  1. Esboço de cena

Ao definir o assunto principal, é preciso relevar as referências visuais, e iniciar a solidificação sobre a composição em si. 

Os esboços da cena geral podem ser colocados no papel, ou em um quadro digital, tudo vai depender da ferramenta com que se trabalha, para chegar a possíveis layouts. 

Nessa fase inicial de esboço, é preciso tentar adicionar o máximo de detalhes dentro da ilustração que se deseja chegar para levar a uma empresa de arquitetura e engenharia que vai usar em uma material de divulgação. 

Em seguida, é preciso eliminar alguns detalhes, até alcançar o clima que se pretende na renderização final da ilustração. 

  1. A escolha da paleta de cores

Há ilustradores que seguem o instinto, enquanto outros precisam seguir uma paleta de cores que remete a uma marca, como no caso de embalagens e peças publicitárias. 

Outra questão é quanto à criatividade, que pode exigir um número mínimo de cores, apenas para sugerir uma imagem, enquanto outras pedem uma explosão de cores, para chamar a atenção de todas as formas. 

  1. Bloqueio de cores

A partir da paleta de cores, é preciso se concentrar no assunto principal da ilustração, e o bloqueio das cores deve ser encaixado dentro das formas do esboço. 

O passo seguinte é incluir cores mais escuras, passar pelos tons intermediários e, para finalizar, as cores claras. 

Nesta fase, é preciso manter uma paleta monótona, isto é, cores sóbrias que passam a sensação de profundidade, antes de concluir a ilustração de empresas de transporte de cargas que prestam serviço de logística para o mercado em geral. 

Isso leva aos detalhes, para que tudo seja ajustado e simplificado para chegar a uma imagem que se pretende alcançar. 

  1. Criação de profundidade

Nesse estágio, é preciso ter noção sobre composição, para que todos os objetos não chamem a atenção ao mesmo tempo. 

Para adicionar profundidade, muitos ilustradores utilizam gradientes e, assim, podem mascarar detalhes de objetos ao redor e criar mais ambientes em torno dos assuntos principais. 

Os tons de cor também podem ser aplicados, e assim é possível criar uma ilusão de profundidade de cena.

  1. Adição de luz e sombra

Essa etapa reflete qual o estilo que se quer dar para a ilustração, assim como a influência e estilo a serem seguidos, pois a interação entre luz e sombra dá um toque especial.

A fonte de luz pode ser decidida a partir do esboço da ilustração de roldanas fixas, o que torna mais fácil quando chega à fase de coloração. 

Tanto o material de referência quanto os esboços podem apontar a origem da luz para a ilustração, e a sombra compor o resultado final. 

  1. Inserção de textura

O ilustrador pode adicionar textura, que ajuda a quebrar o achatamento de uma ilustração, e até mesmo pode adicionar um efeito tátil. 

O cuidado nessa etapa está quanto ao exagero sobre a textura, o que pode adicionar algum ruído à ilustração que perde o conceito inicial pretendido. 

O melhor é se atentar a algumas variações, inclusive quanto à largura dos traços empregados, e também aos modos de mesclagem que podem destacar ou reduzir a textura, mas conseguir uma imagem autoral que pode ser identificada pelos espectadores. 

  1. Refinamentos finais

O processo final é muito particular, e o ilustrador deve se concentrar em refinamentos e detalhes em geral que fazem toda a diferença em uma ilustração. 

O olhar apurado de um artista pode exigir um passo atrás, e olhar para um quadro geral, com todos os elementos sobrepostos, que juntos formam uma ilustração coesa para quem pode visualizar.

Dicas para uma ilustração eficiente

Muitos profissionais que trabalham com ilustração podem seguir as dicas a seguir, ou até mesmo acrescentar outras por causa da experiência e particularidade em cada trabalho a ser feito. 

Não são regras rígidas e que podem ser aplicadas a qualquer momento, e cada uma dessas dicas podem funcionar de maneiras diferentes para cada ilustrador ou artista. 

A ideia geral é simplificar o fluxo de trabalho e facilitar a vida profissional, de uma maneira ou de outra. 

  1. Estude outros ilustradores

As pessoas possuem dons particulares, e fazer uma ilustração pode ser uma delas. 

Os profissionais podem estudar e ser estudados, e assim é possível captar informações valiosas sobre o processo de trabalho e o progresso quanto às habilidades e carreira para desenhar sobre instalação de linha de vida e cartilhas de segurança. 

  1. Dê um passo de cada vez

Apesar de parecer contra-intuitivo, é preciso aliviar a pressão, relaxar e se afastar dos materiais que são utilizados para fazer uma ilustração. 

Em determinados momentos de distração, ou aparente ociosidade, o autor de uma ilustração pode encontrar uma inspiração que pode estar bloqueada pelos mais diferentes fatores. 

  1. Saia da zona de conforto

A ociosidade pode parecer, em um momento, muito eficiente para chegar a uma inspiração, mas o oposto, ou seja, se esforçar ao máximo para entregar uma ilustração sensacional pode estar ao sair da zona de conforto.

  1. Participe de comunidades

A solidão nem sempre é inspiradora, e é preciso buscar referências de terceiros, ou mesmo do mundo, para chegar a uma ilustração que seja reconhecida e que possa impressionar o público que busca uma cartilha de empresa cuidador de idoso para condomínios.

A comunidade do bairro pode ter elementos que ajudam na busca por uma inspiração, assim como grupos de internet que falam sobre a arte em geral.

Conclusão

A ilustração, qualquer que seja a finalidade, faz parte da vida da sociedade. 

Desde os tempos antigos, a humanidade utiliza a ilustração como uma forma de comunicação que pode ser compreendida em qualquer situação, com desenhos universais que possuem significados específicos. 

Com toda a evolução que o ser humano alcançou, a ideia de ilustração também seguiu um caminho de comunicação que, de uma forma ou de outra, ao visualizar, pode ter o mesmo significado em qualquer parte do mundo.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Link de compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2274

ID de Referência: 2274

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem para mim, e sugira alguma publicação de algum tema que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários