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Branding: Por que ele faz toda a diferença para os negócios

Publicado em: 10/10/2022

Categorias: BlogConteúdo

Sabe aquela imagem que vem quando pensamos em uma marca específica? Quando isso acontece, ou seja, pensar em uma linha de produto e imediatamente relacionar a uma marca específica, é porque o trabalho do branding foi bem realizado. 

Inclusive, devido ao impacto que tem, uma das vontades de muitos empreendedores é marcar a memória do consumidor.

Isso pode acontecer com uma empresa de chaves codificadas ou com uma marca de carro. Não importa. Aquela que se sair melhor durante esse trabalho, irá reforçar sua autoridade junto ao público, o que aumentará as vendas e a credibilidade no mercado.

Fato é que muitos gestores ainda não sabem como desenvolver um bom branding dentro das suas empresas. Se você se identifica com essa questão e quer mudar a imagem da sua empresa com o Branding, siga a leitura dos tópicos abaixo para saber mais.

O que é o branding?

O Branding vem do inglês e pode ser lido como marca. Mas, na concepção brasileira, é um conceito que une todos os elementos de uma marca, do posicionamento até o modelo de vendas, representando a identidade do negócio e a imagem que o público têm.

Mais do que isso, o Branding significa aquela sensação que temos quando uma empresa fica na nossa mente. Tudo isso pode ser gerado a partir do estudo e união de alguns elementos. Entre eles:

  • Valores; 
  • Missão;
  • Tom de  voz;
  •  Produto;
  •  Marketing;
  •  Logotipo da marca.

Com os símbolos que permeiam cada item listado acima, a sua empresa pode construir um nome com personalidade no mercado, entregando lembranças conscientes ou inconscientes sobre ela na mente do consumidor.

Qual a importância do branding para o marketing digital?

Antes mesmo do Marketing Digital, o Branding já existia e ficava à cargo da TV, rádio e outdoors trabalharem todos esses conceitos na mente do espectador. Porém, com o Marketing Digital, um mundo de possibilidades se abre e o alcance fica maior.

Há também o digital branding, que é quando o empreendedor realiza o branding no meio digital. Isso é plenamente possível e essencial nos dias de hoje, quando os consumidores estão 24 horas pela internet.

A construção de clientes fiéis ao serviço que você oferece se torna muito mais fácil com o Branding. A sua empresa de conexão remota, por exemplo, vai ser facilmente lembrada pelo consumidor, em diversos momentos diferentes, caso você trabalhe o Branding.

Não foi somente o modo de fazer marketing que mudou com a chegada do digital. O modo de consumir as marcas também. 

Nesse sentido, ganha aquela empresa que capta rapidamente a atenção do visitante do site e cria rápida identificação dos internautas, e isso é feito graças ao Branding.

Principais estratégias de branding

Para alcançar um excelente Branding para o seu negócio, seja ele voltado para a produção de alarmes de incêndio ou venda de bolos caseiros, alguns pontos são importantes e podem ser seguidos para orientar o processo do negócio e seu devido posicionamento. Vamos falar um pouco deles nos tópicos abaixo.

Identidade visual

O seu planejamento de marketing deve dedicar uma atenção especial para a identidade visual. Afinal, estamos falando justamente de como a sua marca vai ser enxergada e percebida pelas pessoas.

Esse é um ponto forte na construção do Branding. A identidade visual percorre o logotipo, as cores escolhidas, o enquadramento da imagem, a fonte do título do nome da empresa e mais alguns pontos que podem servir para o seu contexto. 

Pense também que, hoje em dia, tudo é visto pela internet. Então, uma identidade visual que seja facilmente percebida em termos digitais, seja para tratar sobre equipamentos contra incêndio ou outros serviços, vai ajudar bastante no impacto do consumidor.

Personalidade

Nesse ponto, é interessante pensar na sua marca como uma pessoa. E, nesse caso, para defini-la mais corretamente, estabelecendo toda a comunicação e posicionamento, faça algumas perguntas como: 

  • Quais seriam as qualidades da marca enquanto pessoa? 
  • Quais seriam os hobbies?
  • Como ela se vestiria? 

Lembre-se que quanto mais perguntas e mais profundidade, melhor a personalização fica – e, consequentemente, os resultados.

Pense como se fosse a sua Persona. Porém, nesse caso o trabalho é mais interno, focando na sua própria empresa, mas também de acordo com o que o público ideal poderia gostar.

Discurso

Aqui é uma característica que está concentrada no modo que você se comunica com o seu público. Dessa forma, é necessário entender como sua Persona se comunica para que as duas falem a mesma língua e se entendam durante as conversas.

Divisões entre uma linguagem mais informal ou outra mais rígida, mais descontraída ou mais sisuda…Tudo isso vai desenhar o modo do seu discurso e também tem o poder de impactar a mente do consumidor.

Empresas que promovem a prevenção e combate a incêndio podem se beneficiar de uma comunicação um pouco mais séria. 

Assim, podem contornar a situação, dependendo do público que procuram atingir em um dado momento, também pensando no Branding da empresa.

Produção de conteúdo

A presença no meio digital exige que a produção de conteúdo seja parte do planejamento de marketing. Da mesma forma, ela também será parte do Branding, pois é com ela que você nutre e informa o seu público acerca dos assuntos mais relevantes do meio.

É por meio da comunicação desses assuntos que o público vai lembrar cada vez mais dos ensinamentos da sua empresa e o Branding vai ficando cada vez mais consistente. 

Nas publicações de conteúdo, lembre-se sempre de alinhar com a identidade visual da sua marca, para que tudo seja assimilado pela mente do leitor em um mesmo momento, seja em um post sobre como calcular financiamento de veículo ou de outro tipo.

Redes sociais

Um dos pilares mais usados do Marketing Digital é ir até onde o seu público está. Em se tratando da internet, esse local normalmente fica nos canais das redes sociais. 

Contudo, antes de começar a sua vivência nesses canais, pesquise e veja quais plataformas realmente o seu público mais frequenta e interage.

Afinal, é justamente por essa alta frequência das pessoas nas redes sociais que o uso pela sua empresa é um fator relevante para o fortalecimento do Branding. Enquanto o usuário navega pelo canal, ele vai ver as novidades do perfil e se interessar pelo seu produto.

Para que isso funcione, tenha consistência nas publicações, insira conteúdos do interesse da sua persona e trate de conversar com o público de forma concisa, clara e sempre prezando pelo bom relacionamento.

Principais benefícios

Até o momento, fica evidente que a assimilação da sua marca pela mente do público, por meio dos pontos levantados acima, tornam o Branding uma ótima escolha para ganhar o nome entre os consumidores. Mas existem algumas vantagens que valem a pena destacar.

  1. Identificação da marca

O principal ponto do Branding e uma das maiores vantagens é que ele transforma a sua marca em um serviço identificável pelo público. Dessa forma, ele é facilmente lembrado e reconhecido, aumentando o conhecimento nos diferentes canais em que é veiculado.

Basicamente, pode ser compreendido como o conjunto de cores, conteúdos, logotipo e muito mais que reforçam esse reconhecimento.

Lembre-se que assim como você reconhece facilmente algumas marcas ao visualizar um material dela nas ruas, o mesmo pode acontecer com o seu negócio.

  1. Alto preço

Ao pensar em marcas que possuem o Branding relevante e marcante na mente das pessoas, pensamos em nomes que também alçaram grandes preços no mercado. E um aspecto está ligado  ao outro.

Uma marca com um Branding forte e consistente tem a autoridade para cobrar preços maiores nas avaliações ambientais do que os concorrentes, justamente por conta de todo o trabalho envolvido na identidade visual, personalidade, conteúdo e marketing.

O consumidor tende a pagar ao reconhecer todos esses valores misturados na lembrança que ele tem da sua empresa, percebendo que o reconhecimento não foi conquistado à toa.

  1. Fortalecimento de pequenas empresas

O Branding é uma ótima iniciativa para pequenos empreendedores como vendedores de parede baritada, por exemplo, que querem disputar de igual para igual com as grandes marcas no mercado.

As ações do Branding devem ser feitas constantemente e os seus frutos colhidos depois de um bom tempo de trabalho. Com muito estudo, dedicação e estratégia, você logo verá clientes fidelizados, grandes conexões e a sua empresa na mente do consumidor.

Como aplicar as estratégias

Existem alguns passos que são essenciais para começar a colocar o Branding em prática. Eles podem mudar de empresa para empresa, mas, no geral, você deve seguir as seguintes etapas se quiser ter um Branding interessante para o seu negócio.

Conheça o seu público

Todo o seu planejamento deve ser pensado de acordo com aquilo que a sua persona deve gostar e se sentir bem ao compreender a mensagem a ser passada. É a partir do público que as cores, logotipo, slogan, comunicação e outros braços do Branding vão surgindo.

Tenho um discurso

É por meio do seu tom de voz, discurso e posicionamento que a marca vai ser conhecida e conquistar o público almejado. 

Assim, você deve aplicar a estratégia pensando em como você quer que a empresa seja lembrada pelos clientes.

Comece agora a sua estratégia de Branding!

Entendeu como a sua marca só tem a crescer quando você consegue aplicar uma estratégia de Branding de forma eficiente? 

Comece agora mesmo a estudar os pontos levantados durante o texto e coloque em prática os ensinamentos para posicionar sua marca de forma consistente no mercado.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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