woman using computer 1

woman using computer 1

post

8 dicas de como potencializar o seu site e atrair bons leads

Publicado em: 13/05/2022 / Atualizado em: 15/09/2023

Categorias: BlogConteúdoSite

O público da web procura conteúdo que fornece novas informações e soluções antes de fechar um negócio. Por isso é necessário potencializar seu site

As empresas precisam desenvolver as estratégias certas para chamar a atenção do lead o quanto for necessário. As fases do ciclo são as seguintes: 

  • Aprendizado e descoberta; 
  • Identificação do problema; 
  • Considerando a solução; 
  • Avaliação e compra. 

Para executar cada etapa, você precisa gerenciar todos os seus leads corretamente. Leia o texto abaixo para saber o que são leads e como otimizar seu site com foco neles.

O que é um lead?

Todos os clientes já foram leads, isto é, um visitante que fornece informações de contato para acessar conteúdo rico.

Esta é a primeira etapa em um relacionamento entre um cliente potencial e a empresa, como uma assessoria contábil.

Os leads são uma oportunidade para as marcas de várias maneiras.

Eles estão interessados em receber mais informações sobre os produtos da empresa e assuntos relacionados ao funcionamento dela – porém, ainda não fizeram nenhuma compra.

O conceito de lead é importante para permitir que as equipes de vendas atinjam um público que tem real interesse nos produtos oferecidos.

Ou seja, um segmento em relação ao público em geral, a partir do qual as empresas de contabilidade, seguindo o exemplo anterior, começam a construir e engajar sua base de clientes.

Não é recomendável tentar gerar leads por meio de estratégias muito diretas. A oferta de conteúdo exclusivo é mais acertada.

8 dicas para otimizar o site para leads

Não se trata apenas de vender: o papel do marketing é, também, se conectar com as pessoas.

Assim, você precisa de tráfego no seu site ou blog de consultoria em segurança do trabalho para se comunicar com os clientes em potencial.

Existem muitas maneiras de aumentar o tráfego do site e, assim, garantir leads de qualidade para o seu negócio.

A seguir, mostramos 8 dicas para impulsionar sites corporativos e aumentar a geração de leads – e, consequentemente, as conversões.

  1. Aplique as técnicas de SEO

A ordem dos resultados de pesquisa exibidos no Google não é aleatória. Tudo é analisado e catalogado por um algoritmo elaborado especialmente para isso.

Para garantir uma boa posição, seu conteúdo deve seguir as regras de otimização de SEO.

É uma forma relativamente simples de melhorar a reputação e a relevância dos materiais publicados na internet.

Escolher títulos atraentes, usar palavras-chave populares e criar designs atraentes são algumas regras de SEO que merecem destaque.

  1. Utilize Landing Pages, pop-ups e formulários

Quando se fala em geração de leads, a primeira estratégia que vem à mente é criar uma landing page.

A Landing Page é uma página projetada exclusivamente para converter visitantes em leads, portanto, deve ser configurada para atrair imediatamente a atenção do visitante. 

Você precisa se afastar do básico e encontrar uma maneira criativa de chamar a atenção de seus clientes potenciais o mais rápido possível.

No caso das landing pages, um texto convincente, vídeo explicativo e boa headline são indispensáveis.

Janelas pop-up e formulários também merecem nota. A ideia é manter o visitante engajado o tempo suficiente para encomendar brindes personalizados ou quaisquer que sejam os produtos comercializados.

  1. Defina uma estratégia de promoção

Além de fornecer uma riqueza de recursos como ebooks, checklists e infográficos, você também precisa ter um bom plano de marketing. Principalmente porque você gasta tempo e dinheiro criando esse conteúdo, e quer fazer com que as pessoas o vejam.

Você pode e deve contar com o suporte das redes sociais para essa tarefa, mas é uma boa ideia ir além do básico.

Estude o seu público-alvo e faça questão de estar presente nos sites que eles acessam diariamente.

Desde redes sociais até plataformas de streaming, como YouTube e Twitch, vale a pena investir em uma estratégia de divulgação bem pensada.

  1. Entenda a importância de gerar Leads

Um lead é mais valioso do que um visitante comum, pois ele cede informações de contato para a empresa de espelho camarim de parede.

Ao contrário dos visitantes que apenas acessam o site, o lead fornece dados e opções de contato. 

Portanto, os leads permitem que as empresas analisem os tipos de perfis e conteúdos mais relevantes para eles a fim de engajá-los.

Em outras palavras, a geração de leads é um dos principais objetivos do marketing digital, pois envolve o processo de transformar consumidores interessados ​​em clientes por meio da produção de conteúdo relacionado a esses indivíduos. 

Você pode, inclusive, criar um banco de dados de clientes em potencial.

As atividades de marketing atraem a atenção do público em geral com o objetivo de estabelecer relacionamentos com esses consumidores para que possam concluir a compra de um produto ou serviço. 

Você pode usar todos esses dados coletados para posicionar sua marca em relação aos seus clientes e enviar e-mails de marketing, conteúdo e ofertas.

Nesta fase, procuramos oferecer produtos que sejam relevantes para os potenciais clientes.

  1. Defina sua persona

Essa definição é fundamental para saber com quem a empresa de filtros a vácuo está falando e, portanto, desenvolver estratégias de comunicação com essas pessoas da forma mais adequada.

A persona é o cliente ideal de um negócio sob a forma de uma representação ficcional. Baseia-se em dados do mundo real sobre características, comportamentos e interesses do cliente, e precisa criar histórias, motivações e objetivos para ele.

Você pode usar as campanhas para conscientizar o público sobre o conteúdo fornecido e garantir que a solução divulgada seja própria para os problemas e necessidades de sua persona.

  1. Produza materiais ricos para geração de Leads

Os materiais ricos tem como objetivo disponibilizar informação em diversos formatos e atrair um público-alvo por meio de conteúdo relevante. 

A ideia é criar algo útil para potenciais clientes, fornecendo-o gratuitamente em troca de informações pessoais, como nomes e endereços de e-mail. 

Eles fortalecem o relacionamento dos leads com a empresa e facilitam a divulgação de ofertas para esses contatos.

Avaliações gratuitas são boas ideias de materiais ricos e funcionam muito bem, pois apresentam a solução e como ela realmente funciona, agregando em experiência.

Ele também complementa os estágios de atração, na conquista e na conversão efetiva.

Fornecer planilhas que podem facilitar a vida das pessoas é outro recurso interessante, principalmente se você puder criar algo para economizar tempo e dinheiro.  

As planilhas também têm a distinção de serem arquivos facilmente compartilháveis. 

Você pode entregar e-books muito atraentes e interessantes para seus espectadores em um curto período de tempo a um custo muito interessante. 

Outro ponto é que esse formato é útil para captura de e-mails. Esta é provavelmente a primeira e maior preocupação da empresa de kit cavalete, pois oferece a oportunidade de se engajar em outros meios.

  1. Conte com plataformas de automação para gerar Leads

As plataformas de automação de marketing são uma ferramenta que simplifica bastante o processo de geração e até nutrição de leads.

Ela auxilia em todos os estágios, sendo o primeiro passo a criação de landing page. Por meio dessas páginas, é possível fornecer conteúdo de qualidade e, em troca, conseguir dados importantes para a estratégia de negócios.

Geralmente, as plataformas apresentam alguns modelos de landing page, possibilitando a adequação conforme desejo/necessidade. 

Por isso, encontre o modelo que melhor se adapta aos seus objetivos e personalize-o para sua oferta. 

Considere o seguinte exemplo: uma empresa de cordoalha de aço que deseja divulgar seus serviços pode criar uma landing page para alcançar e converter clientes. 

Neste caso, ela precisa identificar um material, como um webinar que explicará mais sobre esse item, que seja de valor para o potencial cliente e evidencie seu serviço. 

Com isso, há uma troca relevante para obter os dados e oferecer uma experiência cada vez melhor em seu site.

Agora que você configurou a landing page, a próxima etapa é criar automação de marketing.

Assim, o lead percorre todo o funil de vendas de forma qualificada, antes da chegada do tão esperado momento da conversão.

  1. Aposte nas estratégias de inbound marketing

Os blogs são a base do inbound marketing. Embora seja uma ferramenta pensada para atrair a persona, também resolve os problemas de muitos clientes. Por isso, você precisa pensar no conteúdo que cria. 

Quem estiver procurando informações ou fazendo perguntas sobre um produto ou serviço, verá a postagem no blog.

Como complemento ao blog, um website é o portfólio das empresas em que um produto ou serviço é apresentado.

Você precisa ter algumas ferramentas em seu site para que a persona não desista antes mesmo de ler o artigo sobre vidro acidato ou acessar o produto.

É importante que seu site seja navegável e amigável. Se o consumidor tiver problemas de acesso, velocidade lenta ou ruídos de comunicação, é muito provável que abandone a página nos primeiros segundos.

Conclusão

Existem várias facetas dentro do âmbito da geração de leads. Nós destacamos algumas delas nas dicas que você acaba de ler.

Perceba como a otimização do site é primordial para atrair mais pessoas e acompanhá-las por todo o funil de vendas.

Preste atenção aos pontos que levantamos neste texto e elabore a melhor estratégia para o seu negócio.

Publicações recomendadas:


Inscreva-se em Nossa News:

Seja notificando sempre que tiver conteúdo novo disponível no meu canal do Youtube ou artigo no meu Blog.

Bruno Devs News


Link Curto para Compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/1688

ID de Referência: 1688

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem e sugira um publicação sobre um assunto que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários