4 dicas para melhorar a logistica do seu ecommerce por que ter logistica como a logistica funciona dicas para melhorar como planejar

4 dicas para melhorar a logistica do seu ecommerce por que ter logistica como a logistica funciona dicas para melhorar como planejar

post

4 dicas para melhorar a logística do seu e-commerce

Publicado em: 13/02/2023

Categorias: BlogConteúdo

Cada vez mais é comum que as empresas realizem a venda de produtos e serviços pela internet, o que aumenta a necessidade de desenvolver uma boa logística do seu e-commerce

Primeiro, é importante compreendermos que a logística trabalha com processos e atividades que tornem as ações dentro de uma empresa mais eficientes, otimizadas, com economia de recursos, assim como organizadas, e isso independente do segmento, seja um negócio fornecedor de assistência técnica eletrônica ou um hipermercado. 

Inclusive, a logística também lida com temas relacionados ao estoque de uma loja, o transporte de um produto e as técnicas ligadas ao armazenamento. 

Ou seja, a logística está presente desde o processo de origem do material até a forma como esse produto chegará ao cliente. Quando falamos sobre o e-commerce, estamos nos referindo a um cenário de modernidade e inovação tecnológica. 

Basicamente, o e-commerce representa um tipo de comércio que é feito por via online, seja por meio de sites ou das redes sociais. 

Com o crescimento do acesso à internet, as empresas passaram a explorar as diversas possibilidades que esse meio tende a oferecer. 

Dessa forma, é cada vez mais comum que as pessoas realizem as mais diversas compras nesses ambientes, desde a busca por telefones voip preços, calçados, roupas, eletrodomésticos, dentre outros. 

Essa potencialidade que existe no ambiente digital proporciona para as empresas o aumento do número de vendas, mas de nada ainda ter um site e realizar uma venda se o produto não chegar de forma perfeita e rápida no cliente. 

É nesse cenário que a logística surge como uma ferramenta essencial para o sucesso e crescimento do seu e-commerce. É sobre isso que falaremos a seguir, inclusive, apontando dicas de como melhorar a logística dentro do seu negócio no ambiente digital. Acompanhe. 

Por que ter logística em um E-commerce? 

Já que você entendeu o que é a logística, é importante abordarmos os motivos pelos quais ela deve estar presente dentro do seu e-commerce. Neste sentido, apresentaremos alguns fatores que envolvem a logística do e-commerce. Prossiga a leitura! 

Quando um e-commerce realiza o investimento em logística, ele está garantindo o crescimento do seu negócio, assim como a fidelização e boa experiência do usuário. 

Cada vez mais, as empresas estão preocupadas em como fidelizar os usuários, visto que existe um aumento considerável da concorrência. Quem tem diferencial, consegue conquistar e fidelizar o cliente. 

Isso pode ser explorado pelo setor de logística do seu e-commerce que realiza a venda de ambulância para eventos ou de qualquer outro produto. 

O consumidor se importa fortemente com a data de entrega de um produto e a forma como esse material chega até ele. 

Ainda, quando você entra em um site e um produto aparece como indisponível por falta de estoque, isso gera insatisfação no consumidor e a perda de uma venda para a empresa. 

Tendo um controle adequado do estoque, sua empresa consegue evitar esses problemas e deixar disponível ao cliente aquilo que está em sua loja virtual. Dessa forma, podemos afirmar que a logística em seu e-commerce é importante porque:

  • Contribui para o processo de organização de uma empresa;
  • Melhora o controle do estoque;
  • Contribui para reduzir danos e para a economia de gastos e despesas;
  • Traz uma visão mais ampla ao gestor do funcionamento da empresa;
  • Permite que as entregas sejam feitas dentro do período correto;
  • Colaboram para aumentar a satisfação do consumidor;
  • Busca alternativas para reduzir o tempo de entrega do produto. 

Diante dessas vantagens, vale a pena que o gestor de um e-commerce faça uma avaliação para identificar a possibilidade de contratar uma equipe de logística para o seu negócio ou até mesmo, pensar na possibilidade da terceirização do serviço. 

Como a logística funciona dentro de um E-commerce? 

A partir da compreensão sobre os benefícios que a logística pode proporcionar para o seu e-commerce, apresentaremos de forma prática como ela pode ser aplicada. A logística dentro de um cenário de e-commerce pode ser aplicada de várias formas, desde:

  • A verificação do processo de estoque;
  • O recebimento dos produtos que serão comercializados online;
  • A conferência de todo o material que foi recebido;
  • O processo de movimentação dos produtos;
  • O recebimento dos pedidos e separação com o controle do estoque;
  • O contato direto com as transportadores para a realização da entrega do material;
  • O rastreamento de todo o material enviado. 

Dentro do seu e-commerce, a logística está presente desde o recebimento de um produto que será comercializado, até o processo de verificação e acompanhamento do estoque, a identificação do pedido do cliente, o acompanhamento desse pedido pela transportadora até o recebimento do cliente e todo um processo de gerenciamento da entrega. 

Isso quer dizer que a logística dentro do e-commerce pode ser responsável por garantir a satisfação e boa experiência do consumidor no contato com a sua loja. 

Imagine como seria frustrante para o cliente fazer a compra de um produto e ele vir com avarias ou até mesmo, com um prazo de entrega totalmente fora do previsto. Isso gera insatisfação e acaba trazendo comentários negativos para a sua empresa. 

Por isso, reforçamos ainda mais a importância de ter uma equipe ligada à logística dentro da sua empresa. 

Dicas para melhorar a logística do seu E-commerce

A logística é essencial para o funcionamento de qualquer negócio, seja em ambiente físico como é o caso de uma empresa que realiza a instalação home theater 7.1, assim como para quem tem um e-commerce. 

Neste cenário, existem algumas dicas importantes para melhorar os processos ligados à logística dentro do seu negócio. 

Acompanhe a seguir 4 dicas que preparamos para o seu negócio que realiza a venda de um produto!

  • Faça um mapeamento do fluxo de vendas;
  • Invista em softwares de gestão do estoque;
  • Entenda sobre os prazos de modo realista;
  • Tenha uma boa política de frete. 

Faça um mapeamento do fluxo de vendas

Para ter sucesso dentro da sua loja online, é fundamental estar atento aos processos de armazenamento dos produtos, seja ele um equipamentos contra incêndio ou um alimento perecível, assim como a forma que esse material será entregue. 

Por isso, o fluxo logístico é essencial para criar um mapa de processos organizacionais dentro da empresa. Seu negócio não pode ser desestruturado e sim, baseado em planejamento e o entendimento sobre os mapas que são ligados ao controle do estoque. 

Invista em softwares de gestão do estoque

Sobre o estoque, existem vários softwares disponíveis no mercado que colaboram para o processo de gestão e que são essenciais para o controle do profissional. 

Inclusive, muitos emitem relatórios que ajudam na tomada de decisão e na percepção de como está a empresa. 

Ou seja, os softwares podem ajudar no desenvolvimento de uma gestão mais eficiente e moderna. 

Entenda sobre os prazos de modo realista

Ao escolher a transportadora e identificar qual é o produto comercializado pela empresa, busque oferecer prazos de modo realista para o cliente, levando em conta a distância do endereço de entrega. 

Tenha uma boa política de frete

Por fim, quem desenvolve uma boa política de frete acaba conquistando o cliente ainda mais! Infelizmente, muitas empresas ainda cobram fretes mais caros a depender do local da entrega e isso pode afetar o processo de compra. 

Por isso, vale a pena negociar junto à transportadora qual é o melhor preço, assim como fazer parcerias para diminuir o frete para o cliente. 

É possível ofertar também uma estratégia de brindes ou de recompensa ao cliente, como é o caso de ofertar um serviço de recarga de extintores rj, ou um bônus. 

Como planejar a logística do E-commerce?

Para finalizarmos este artigo, apresentaremos algumas dicas que vão te ajudar no processo de planejamento da logística do seu e-commerce. 

Lembre-se que o planejamento é importante para que o gestor possa organizar as atividades, assim como definir metas e objetivos que serão norteadores e definidos pelo negócio que oferece o serviço de projetos de cabeamento estruturado

O planejamento pode ser feito por meio de softwares e de aplicativos de gestão que favorecem a visualização e que colaboram para o acompanhamento das atividades que forem definidas. 

Dessa forma, o primeiro passo é fazer um planejamento estratégico, levando em conta as metas e as pessoas responsáveis por isso. 

No caso do planejamento tático, é possível fazer avaliações ambientais, assim como do cenário da empresa, para entender por setor como cada um pode atuar. 

Existe também o planejamento a nível operacional, que é voltado para a implementação das atividades e ações que foram definidas pelos gestores e que contribuem para o monitoramento dos dados e para uma análise do que pode melhorar dentro da empresa. 

É importante que todo esse processo defina estratégias de medição e avaliação dos processos, seja um e-commerce que vende transporte, roupas, ou qualquer outro produto.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Link de compartilhamento

Compartilhe esse conteudo nas redes sociais ou por mensagem usando o link curto abaixo. Basta clicar em cima do link para copiar.

bruno.art.br/pb/2430

ID de Referência: 2430

Sugira uma publicação

Envie uma mensagem para mim, e sugira alguma publicação de algum tema que tenha dificuldades de resolver.

Clique aqui e entre em contato


Comentários