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04 dicas para criar um site responsivo

Publicado em: 10/08/2022

Categorias: BlogConteúdo

A criação de sites se tornou uma prática muito utilizada com o avanço da tecnologia para que muitas empresas pudessem se conectar com os seus consumidores, e um dos formatos que mais passaram a ser usado é o Site responsivo

Adaptar páginas para que possam ser encontradas e acessadas de diferentes dispositivos se tornou um diferencial de muitas empresas, e é isso que um site em formato responsivo proporciona para seus visitantes. 

Feito em um único local, com o mesmo domínio, URLs, conteúdos de imagens, vídeos ou textos, o site sofre alterações se for acessado em dispositivos diferentes e ainda mantém o mesmo modo de desempenho. 

Por exemplo, se um site de um centro hospitalar veterinário for acessado de um computador por um usuário e de um celular por outro, ambas as experiências de navegação serão boas por conta deste formato de página. 

Contudo, para que possa funcionar perfeitamente, é importante que tanto os layouts do site como as imagens ou as abas disponíveis sejam flexíveis para se adequar bem na interface que o usuário estiver navegando. 

Caso contrário, sites que não são responsivos são identificados quando há uma ampliação de tela para leitura ou verificação de imagem, ou então, links que podem encaminhar para outros sites e abas de forma mal posicionada, complicando a navegação. 

Por isso, quanto mais uma empresa buscar recursos para criação de um site responsivo em seus canais digitais, melhor será para atender as necessidades do consumidor e também, criar uma boa reputação dentro do mercado. 

A importância e os benefícios 

Com o avanço da tecnologia no mercado nos últimos anos, não somente revolucionou formas de fazer serviços de manutenção de alarme como também, proporcionou que as empresas se relacionassem com os seus clientes de um modo cada vez mais frequente. 

Buscando formas de que, em experiências de compras ou durante o pós-venda, os meios que pudesse entrar em contato com a empresa ou compartilhá-la com amigos e familiares fosse feito de um modo sem complicações. 

Quando se usa um design responsivo, é possível que o usuário tenha uma experiência melhor do que com a ausência do recurso, além de passar uma imagem de credibilidade entre as demais empresas do segmento mercadológico. 

Se uma empresa utiliza recursos visuais, como uma de manutenção de portas de aço para fazer parte do portfólio de serviços realizados, com um site no formato responsivo é possível que as imagens sejam adaptadas aos dispositivos, permitindo uma inclusão.

Porque se um consumidor está no celular ou tablet, assim como aquele que está acessando por meio de computador, terá as imagens carregadas normalmente e as condições para contratar os serviços não serão prejudicadas. 

Outro ponto importante que o site responsivo também proporciona para quem o utiliza são as boas posições em plataformas de busca. 

Se a página utiliza técnicas de otimização de motores, e não usa um site responsivo, as primeiras páginas de pesquisa serão dificilmente alcançadas devido ao formato inadequado, já que tanto pelo computador como por um celular essas plataformas são acessadas.

Isso porque as plataformas acabaram colocando como critério para bons posicionamentos essas condições, devido ao alto número de usuários que utilizam os celulares para realizar ações que acabam envolvendo as páginas. 

Portanto, a importância de ter um site responsivo também acaba estando ligado ao fato de ter uma notoriedade dentro do segmento mercadológico que atua. 

Outros benefícios dentro da criação de um site responsivo podem ser pontos como:

  • Satisfação do consumidor;
  • Facilidade de divulgação em diferentes canais;
  • Menor taxa de rejeição;
  • Aumento de conversões.

Em meio a tantos benefícios, quanto mais uma empresa de terceirização de recepcionistas usar formatos mobile para aproximar os seus consumidores, melhores e maiores serão os seus resultados. 

A diferença entre um site responsivo e formato mobile

Podendo causar alguma confusão durante o desenvolvimento de um site, existem diferenças entre criar um site responsivo e transformá-lo em um formato mobile para os usuários.

Com um site responsivo, desde o design até o que for incluído, deve ser um único site para ser acessado em todos os dispositivos desde a sua construção até a manutenção, fazendo com que se ajuste de acordo com o tamanho da tela de acesso. 

Já para a criação de um site mobile de CNH para motos, por exemplo, é necessário que seja apenas um domínio específico para esse formato, ou seja, pode ser necessário a criação de um novo site com as configurações para que seja aberto em dispositivos móveis.

Embora ambos os casos possam ser vantajosos, as empresas buscam utilizar o site responsivo justamente pela sua praticidade para todos os dispositivos e pelas plataformas de busca aceitarem e classificarem com uma maior facilidade.  

Dicas para criar um site responsivo

Para uma empresa de segurança do trabalho, por exemplo, deseja criar um site no formato responsivo, algumas dicas podem contribuir para que os resultados que a empresa espera sejam atingidos. 

01. Simplicidade

Sites que possuem uma maior simplicidade dentro das suas configurações, desde o layout e até as mídias que são inseridas acabam sendo os mais adequados para o formato responsivo. 

Elementos que podem acabar gerando empecilhos para o carregamento do site, seja no computador ou no celular, devem ser dispensados para que não atrapalhem no ponto importante que é dar uma boa experiência aos consumidores. 

Ações de fatores externos como preenchimento de formulários ou até mesmo um pop-up que pode ser muito complexo para fechar devem ser revistos e sempre aprimorados, para que não estraguem a navegação. 

02. Otimizações

Quanto melhor forem as experiências do visitante dentro do site, melhor será para que ele consiga realizar o que deseja e encontrar o que busca.

Por isso, se o indivíduo busca algo sobre serviços terceirizados em um celular, tablet ou pelo computador, é essencial que os elementos que compõem a página possam ser acessados para concluir uma conversão.

Com a construção de personas, uma empresa pode compreender como é a navegação do público-alvo e com isso, otimizar as informações com ainda mais precisão por ter esse entendimento de como é o comportamento dentro da página. 

03. Acessibilidade para qualquer navegador e novos dispositivos

Uma empresa de restauração de pisos com bona que se prepara para as novidades e as possibilidades que existem no mercado são bem-vistas, especialmente, quando se trata de permitir um acesso de novos dispositivos ou em qualquer navegador. 

Os navegadores costumam ter atualizações e diferentes possibilidades tanto para os usuários como para as empresas, o que acaba exigindo uma maior adaptação para que os consumidores possam acessar pelos mais diferentes formatos. 

Mesmo que a grande maioria utilize apenas um modelo, é importante que esse leque de possibilidades existem para no caso de que, se houver falhas técnicas, o empreendimento não sofra prejuízos devido a este caso. 

Com os avanços sendo cada vez mais comuns e em menos tempo, é essencial que a empresa também prepare suas páginas para que possam ser acessadas por novos dispositivos que surgem dentro do mercado.

O layout deve ser um dos pontos essenciais que sofra adaptação independentemente da resolução e do tamanho da tela, assim como os demais conteúdos para não interferir na experiência de compra do consumidor.   

As empresas devem priorizar cada vez mais o formato mobile, visto que o número de dispositivos neste modelo cresce cada vez mais dentro da sociedade.

04. Testes

Quando se envolve sites e sistemas de navegação da qual o consumidor terá acesso, e que será um dos canais de comunicação da empresa, é importante que testes sejam feitos para assegurar de que há um bom funcionamento. 

Por meio de testes, é possível saber o que está ou não funcionando, bem como complicações de acesso ou então, como será o carregamento da página quando se tem um link ou mídia ligado a ela. 

Portanto, quanto maiores forem os testes realizados pelas empresas com seus sites responsivos, desde o formato que fica nos dispositivos até as complicações que podem ocorrer, melhor serão as estratégias de otimização para o público-alvo.  

Considerações finais 

Portanto, criar um site responsivo pode proporcionar à empresa uma maior credibilidade dentro de um segmento mercadológico, isso porque por meio deste recurso, é possível também acabar em boas posições em um ranking de busca de uma plataforma. 

Havendo diferenças de sites em formato mobile e responsivo, uma empresa deve se certificar de que a experiência de navegação do consumidor seja positiva, e que desde o layout até as imagens sejam carregadas devidamente nos dispositivos.

O formato responsivo ganhou ainda mais força dentro da indústria com o avanço da tecnologia e a necessidade do mercado se adaptar às diferentes formas que os consumidores acessam seus conteúdos, produtos e serviços. 

Quanto mais uma empresa utiliza o site responsivo de modo correto, maiores são as chances de se destacar em relação às demais concorrentes que existem dentro do mercado onde atua. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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